quinta-feira, novembro 24, 2011

As diferenças entre psicologia vs psiquatria!


   Ainda existem pessoas hoje em dia que criam tabus em cima da psicologia. e quando alguém lhe diz que deve consultar um psicólogo para tentar resgatar sua autoconfiança, fazendo um regresso para dentro de sua psiquê, para que ela possa encontrar a solução para o conflito interno que está vivendo, elas simplesmente renegam, não obstante, ainda soltam uma desinformada e preconceituosa frase: " mas eu não sou louco". como se psicólogo fosse terapeuta somente de loucos. 

   Hoje em dia, frequentar psicólogos e deitar no divã, no consultório de um psicólogo, no entendimento de muitas pessoas está restrito a você estar com algum distúrbio mental. mas não, as terapias que psicólogos fazem não se restringem somente a pessoas que estão "loucas". 

    Aliás, o que acontece é que tem muita gente que faz confusão da pessoa do psicólogo com o psiquiatra. pois, ambos lidam com a avaliação mental dos pacientes. no entanto, um psicólogo lida com pessoas que de uma forma sadia, mas com problemas emocionais chega até seu próprio consultório, e paga sua própria consulta. já, o psiquiatra, este lida com aqueles que possuem certo adiantamento no retardo mental, ou seja, que já estão completamente fora da realidade que todos vivemos, e não tem como chegar ao seu consultório sozinhos. geralmente, nem vão por vontade própria, mesmo que reconheçam que precisam se tratar. 

   Existe uma grande diferença entre essas duas áreas, pois, enquanto na psicologia, o psicólogo lida com problema emocional das pessoas através de terapias. por outro lado, o psiquiatra trabalha com a parte medicamental, pois, quando a mente já entra no estágio avançado, somente medicamentos é que podem amenizar e controlar a situação.

     Enquanto as pessoas convivem apenas com as dúvidas, as terapias ajudam muito, por que as pessoas podem saber muito de si mesmas numa sessão de terapia psicológica. alem disso, muitos ficam até assustados com o fato de ter que ir a uma consulta, quando lhe contam que lá ela vai descobrir muitas coisas sobre ela. mas só que, isso não deveria acontecer, pois, o que ela vai saber não é nada de anormal, o que um psicólogo avalia e vai contar para os pacientes. o que acontece é que se torna um fato novo e causa surpresa nas pessoas, por que elas não tem consciência daquilo que ele vai falar sobre ela, devido aos bloqueios emocionais que a pessoa está sofrendo. 

     Reconhecer essa grande diferença pode não quebrar os grandes tabus que muitas pessoas o formaram na mente. pois, o que permanece na consciência de cada pessoa é aquilo que ela mesmo vivencia. se as pessoas não vivenciarem que a atitude delas é errada. não haverá quem as faça diferenciar uma das outras. não por que não querem ver. mas por que a falta de consciência, as impede de enxergar a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...