Há pessoas que procuram ajuda psicológica, pagam um dinheiro alto por inumeras consultas. desmarcam muitos compromissos diários, cancelam reuniões, mas na hora de sentar no divã do psicológo, começa a disparar mentiras. parecem até uma metralhadora que falam sem parar, mas quando você percebe, e psicólogo percebe, as pessoas estão contando apenas mentiras e mais nada.
Varias justificativas podemos encontrar em pessoas que agem assim. a primeira é que ela não acredita que um psicólogo tenha o poder de lhe tirar da situação que ela está, pois, nem ela confia nela mesma como pode então confiar no psicólogo? ; a segunda é que alguém deve ter indicado que ela fosse a um psicólogo, mas se esqueceu de dizer que ela deveria o procurar com a mente aberta e não fechada, indo até lá e contradizer tudo o que o psicológo vai falar. afinal, quem é que tem diploma? quem estudou ali? confrontar alguém que estudou a vida inteira pra conseguir o diploma e depois ir trabalhar, não me parece uma coisa lógica pra uma pessoa que não sente nem confiança em si mesma quando procura ajuda profissional; a terceira é que a pessoa não acredita em nada do que o psicólogo fala por que por estar com a mente fechada, ali dentro ela se esquece que o psicólogo é que está no comando da situação.
Na minha opinião, quem paga uma consulta psicológica para chegar na sala e deitar no divã para começar a disparar mentiras, está jogando dinheiro e tempo fora. e no final, isso não vai ter adiantado em nada naquela sessão. ou mesmo, quem fica batendo boca com o psicólogo por não acreditar em nada do que ele diz, por achar que é babaquice, já que, as terapias são coisas simples que se trabalham com o inconsciente das pessoas. porém, quando as pessoas vêem aquilo que é o exercício a ser feito, algumas até chegam a tirar sarro do profissional. um grande exemplo são as terapias de casais: em que ambos são estimulados a realizarem tarefas simples, tão simples que eles chegam até sentir vergonha de fazer, pois, numa briga, ambos se põem na relação numa posição de superioridade ao outro, então, quando surge a necessidade de fazer coisas simples, ambos não aceitam por não querer fazer "papel de ridículo".
Além disso, tentar enganar um psicólogo quando ele não pode ser enganado é pior pra quem se põe numa situação dessa. afinal, o psicólogo não está com o problema que você está, seu unico propósito ali é pra o ajudar, mas se você mentir, quem sairá dali sem o dinheiro que pagou é voce mesmo, afinal, a consulta você já pagou mesmo. e se você mentir ou falar a verdade, econômicamente, quem sai no lucro é ele. mas, se você falar a verdade, pode sair dessa consulta se sentindo uma pessoa diferente. para isso, é que as pessoas quando frequentam psicólogos devem falar a verdade, porque somente assim, ele pode ajudar oferecendo as melhores dicas, proporcionando os exercícios terapêuticos corretos, e oferecendo maneiras de se desbloquear a sua consciência.
Tentar esconder seus problemas de quem você deveria contar, não vai fazer você se sentir melhor por isso, lembre-se: o psicólogo não vai poder te ajudar se não falar a verdade. e quem procura psicólogo não tem condição emocional de ir contra seus diagnósticos. pois, ele analisa os comportamentos diariamente, e para tanto, estudou, cursou faculdade e se formou.
Vamos levar a sério as oportunidades unicas de nos proporcionar a abertura de caminho para chegar ao nosso autoconhecimento. vamos respeitar o profissional da psicologia. ele está cientificamente preparado para nos ajudar e oferecer as melhores maneiras de resolver nossos problemas psicológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!