quinta-feira, novembro 24, 2011

Vai ao psicólogo: fale a verdade, mentir não adianta nada...


   Há pessoas que procuram ajuda psicológica, pagam um dinheiro alto por inumeras consultas. desmarcam muitos compromissos diários, cancelam reuniões, mas na hora de sentar no divã do psicológo, começa a disparar mentiras. parecem até uma metralhadora que falam sem parar, mas quando você percebe, e psicólogo percebe, as pessoas estão contando apenas mentiras e mais nada.

    Varias justificativas podemos encontrar em pessoas que agem assim. a primeira é que ela não acredita que um psicólogo tenha o poder de lhe tirar da situação que ela está, pois, nem ela confia nela mesma como pode então confiar no psicólogo? ; a segunda é que alguém deve ter indicado que ela fosse a um psicólogo, mas se esqueceu de dizer que ela deveria o procurar com a mente aberta e não fechada, indo até lá e contradizer tudo o que o psicológo vai falar. afinal, quem é que tem diploma? quem estudou ali? confrontar alguém que estudou a vida inteira pra conseguir o diploma e depois ir trabalhar, não me parece uma coisa lógica pra uma pessoa que não sente nem confiança em si mesma quando procura ajuda profissional; a terceira é que a pessoa não acredita em nada do que o psicólogo fala por que por estar com a mente fechada, ali dentro ela se esquece que o psicólogo é que está no comando da situação. 

     Na minha opinião, quem paga uma consulta psicológica para chegar na sala e deitar no divã para começar a disparar mentiras, está jogando dinheiro e tempo fora. e no final, isso não vai ter adiantado em nada naquela sessão. ou mesmo, quem fica batendo boca com o psicólogo por não acreditar em nada do que ele diz, por achar que é babaquice, já que, as terapias são coisas simples que se trabalham  com o inconsciente das pessoas. porém, quando as pessoas vêem aquilo que é o exercício a ser feito, algumas até chegam a tirar sarro do profissional.  um grande exemplo são as terapias de casais: em que ambos são estimulados a realizarem tarefas simples, tão simples que eles chegam até sentir vergonha de fazer, pois, numa briga, ambos se põem na relação numa posição de superioridade ao outro, então, quando surge a necessidade de fazer coisas simples, ambos não aceitam por não querer fazer "papel de ridículo". 

    Além disso, tentar enganar um psicólogo quando ele não pode ser enganado é pior pra quem se põe numa situação dessa. afinal, o psicólogo não está com o  problema que você está, seu unico propósito ali é pra o ajudar, mas se você mentir, quem sairá dali sem o dinheiro que pagou é voce mesmo, afinal, a consulta você já pagou mesmo. e se você mentir ou falar a verdade, econômicamente, quem sai no lucro é ele.  mas, se você falar a verdade, pode sair dessa consulta se sentindo uma pessoa diferente. para isso, é que as pessoas quando frequentam psicólogos devem falar a verdade, porque somente assim, ele pode ajudar oferecendo as melhores dicas, proporcionando os exercícios terapêuticos corretos, e oferecendo maneiras de se desbloquear a sua consciência. 

     Tentar esconder seus problemas de quem você deveria contar,  não vai fazer você se sentir melhor por isso, lembre-se: o psicólogo não vai poder te ajudar se não falar a verdade. e quem procura psicólogo não tem condição emocional de ir contra seus diagnósticos. pois, ele analisa os comportamentos diariamente, e para tanto, estudou, cursou faculdade e se formou. 

      Vamos levar a sério as oportunidades unicas de nos proporcionar a abertura de caminho para chegar ao nosso autoconhecimento. vamos respeitar o profissional da psicologia. ele está cientificamente preparado para nos ajudar e oferecer as melhores maneiras de resolver nossos problemas psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...