sexta-feira, outubro 07, 2011

Onde está a raiz de nossos medos?


   Medo não é problema. problema é o que fazemos dele. o problema nasce quando não sabemos encará-lo da forma correta. e todos somos assim. basta que nos sintamos inseguros com alguma coisa para que o medo se revele. há pessoas em que ele impedem de ter ação, por que paralisam e  por isso, tomam conta delas de uma certa forma que essas pessoas deixam que a segurança que elas tem nelas mesmas caiam por terra.

  O medo resulta do nosso inconsciente. temos tendência a não racionalizar as coisas por que nos envolvemos facilmente nas " teias do medo". o medo bloqueia nossos pensamentos, impede nosso consciente de estar numa rigorosa atenção. o medo engana nossos sentimentos. o medo destrói nossas atitudes que poderiam nos dar a coragem necessária. o medo "embaça nossa visão", e não permite que vejamos a mais pura realidade das coisas por que ele faz com que temamos elas muito antes de realmente conhecê-las.

  O medo torna as coisas muito mais dificeis por que nos desestabiliza emocionalmente. e quando ficamos assim, sentimos como se não pudessemos resolver as coisas, sentimos nos impotentes contra aquilo que nos confronta.
  
   O medo sempre torna uma coisa simples numa situação mais complicada possível. afinal, não é todo dia que temos coragem de enfrentá-los. pois, quando se pensa em enfrentar o medo, a primeira coisa a se pensar é como é difícil. por que achamos que para enfrentar o medo, isso exige que tenhamos um 'plus' em nossa conduta. 

   Por isso, geralmente, nossa primeira atitude é sempre fugir, e não enfrentar. mas é ai que está o nosso  maior erro, pois, o medo é  sim como um gigante que nos aterroriza pela sua magnitude, mas se prestarmos atenção: ele nos cerca sempre da mesma forma, e isso significa que pode se mostrar grande, mas sem inteligência nenhuma para nos abordar.

   Os nossos maiores medos nos fragilizam por que nos falta confiança. nos falta determinação para enfrentá-lo, isso por que para enfrentá-lo nossa mente exige ousadia de nossa parte. por que ter coragem não é não ter medo, coragem é saber como ir em frente apesar do medo. logo, o medo somente nos controla por que nós não dominamos ele. 

   Enquanto não percebermos a verdadeira  tática do medo que é " tentar exercer o  nosso controle pelas vias mais absurdas possíveis", nunca deixaremos de ter medo, por que não conseguiremos visualizar que suas garras não são de aço e sim de borracha. quando aprendemos a ver o medo por este lado, deixamos de temê-lo, por que descobrimos que ele usa de nossas maiores fraquezas  e fragilidades para tentar nos dominar e exercer o controle sobre nossos pensamentos e sentimentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...