Um conto sobre: o que a ousadia utilizada com inteligência pode resultar!
Num reinado muito distante, havia um castelo que moravam nele o rei, a rainha, a princesa, o bobo da côrte e os súditos de Vossa Majestade o rei. este rei era tirano e cruel e matava enforcado todos aqueles que tentassem se insurgir contra ele.
O povo, no entanto, era muito religioso e ninguém se metia a querer enfrentar o rei. por que senão teria que matar ou ser morto pelos bandidos do rei. e como a religião condenava matar as pessoas. muita gente apegada a esses principios não se atrevia.
Até que um dia, houve um homem que já cansado de seguir as ordens daquele rei. queria achar alguém que se juntasse a ele para ir contra o tirano. mas não encontrou ninguém que estivesse a disposição de enfrentar o perigo de ser morto junto com ele. então,ele sozinho escreveu uma placa e colocou bem na frente do castelo: " Matar o rei não é pecado".
Ele queria enganar o povo para que pudesse conseguir alguém para lhe ajudar. só que antes de alguém do povo conseguir ler, os guardas do rei viram e foram informar o rei. que mandou que fosse trazido o tal homem que estava instigando a população a matá-lo.
Enquanto os guardas o conduziam para a presença do rei, o homem, foi pensando no que faria para escapar dessa. pois, realmente as coisas não tinham saído como ele imaginou.
Quando estavam às portas do castelo, já quase perante o trono do rei, o homem teve uma idéia que o deixou aliviado, e que se o rei acreditasse não iria mais condená-lo a morte.
Depois que os guardas o apresentaram ao rei, ele ficou mudo!
O rei perguntou a ele:
- Por que é que você está instigando o povo a me matar?
respondeu o homem, com a cara mais cínica do mundo:
- quem? eu? majestade!
- Sim, disse o rei.
- Ora, majestade eu não me lembro de ter escrito qualquer coisa que tivesse essa intenção!!!
Nisso, o rei mandou que trouxesse a placa e falou:
- Olhe isso que você escreveu!
Como você explica isso!!!
Sem pestanejar o homem respondeu:
- Majestade! houve um pequeno erro meu nessa placa e se me permite eu quero corrigi-lo! tudo bem?
Não é de meu costume deixar, mas espero que você realmente tenha razão ou vai perder o seu pescoço por brincar comigo desse jeito.
O homem pediu aos guardas que lhe arrumassem o pincel e colocou uma virgula na sua frase, que ficou assim: " Matar o rei não, é pecado".
Quando o rei viu aquilo ficou tão contente que nem teve jeito de duvidar daquele homem. e imediatamente mandou que soltassem-o.
Para isto que foi criada a PONTUAÇÃO e os demais conteúdos gramaticais - cada qual tem sua função vital.
ResponderExcluirUma pena que com a chegada da Linguística muitos achem que tudo isto é balela e desnecessário.
Abraços e sempre grata pelas visitas em meu espaço, meu amigo