terça-feira, setembro 27, 2011

Por que temos dificuldade de demonstrar sentimentos?


   As vezes, nascemos e nos criamos junto com pessoas assim. mas não estou culpando as pessoas com quem convivemos. pois, creio que o ambiente que estamos contribui para isso. mas, isso não é totalmente a causa, porém, que influencia isso influencia.  e digo isso por que na vida tudo que nos acontece e tiramos em nosso aprendizado individual como algo a se fazer, infelizmente, não temos como fugir disso. faremos e faremos mesmo! pode acreditar!

   Pode perceber como quem tem uma certa facilidade de se comunicar, geralmente, ou o pai ou a mãe era assim, e quando os pais são introvertidos, a tendência é que os filhos também o sejam.

   Enquanto crescemos e vivemos num ambiente em que não aprendemos a sorrir para demonstrar amor, a chorar para demonstrar culpa, a pedir desculpa para demonstrar arrependimento, e o que é pior, não aprendemos a exteriorizar aquilo que está lá dentro. é óbvio que é praticamente impossivel sobreviver a tudo isso sem ter pelo menos um conflito que consideramos impossível de resolver.

    E isso nessas condições é normal, pois, o que se espera que uma pessoa seja se ela não é estimulada a demonstrar amor, carinho, compreensão, felicidade, tristeza dentro do seu próprio círculo de convivência familiar? - lógicamente, que essa dificuldade tende-se a estender para fora. e as dificuldades de relacionamento afetivo que envolvem namoros e casamentos começam aí. e toda aquela insegurança gerada no ambiente familiar tende-se a transferir para a relação marido e mulher.

   Consequentemente, a introversão começará a ser um problema. pois, quem se recolhe demais pode trazer diversos conflitos para o relacionamento, pois, um relacionamento para dar certo é preciso muito diálogo. e quando uma pessoa não é estimulada a dialogar, por que cresceu calada nos cantos e ninguém chamava-a para interagir, e quando havia alguma tentativa de inclusão sempre rolava um clima de hostilidade por causa da mania de se manter quieto que a pessoa tinha. a situação pode piorar ainda mais.


    Vamos as principais causas: 

    1ª causa: Muitas vezes ocorre  um próprio recolhimento por opção: muitas vezes, as pessoas tem a tendência de se afastar dos demais não por que é antipático, ou egoísta e quer ter tudo sozinho e não quer estar junto para não dividir e compartilhar as coisas. e sim por que se sentem bem assim, gostam de sentir o clima de solidão que envolve o seu dia-a-dia, gosta de conviver consigo mesmo, prefere curtir mais seus próprios pensamentos do que dialogar com os outros. o problema disso é que a pessoa acaba sendo mal interpretada e as pessoas que não sabem o motivo do afastamento e querem se achegar podem se sentir magoadas por não entender esse gesto.

   2ª causa: As vezes, rola um medo muito grande nas pessoas de não serem compreendidas. o medo de se expor devido ao julgamento do outro é tão grande que as pessoas preferem se calar. talvez, o temor pelo julgamento alheio pode contribuir para que a pessoa jamais saiba o que o outro pensa. mas de qualquer modo isso é ruim, por que a verdade é que agindo assim, essas pessoas nunca saberão o que o outro realmente pensa, enquanto se esconderem pelo medo nessa "casca de ovo", que elas criam para se sentir seguras.

     3ª causa: insegurança: as vezes, as pessoas querem ter tanta certeza do que o outro está realmente sentindo que isso impede que elas se abram. e expressem aquilo que elas sentem.

    4ª causa:  orgulho: principalmente os homens, que não querem demonstrar para a mulher o que sentem, por que há entre eles uma história de que o homem tem que ser tudo. machão, homem com H, mas não frágil, delicado, sentimental, romântico. para mim, isso é besteira. temos que ser quem realmente somos e se para isso, tivermos que ser tachados de coisas que não gostamos fazer o quê, não podemos mudar o que somos por não ter coragem de demonstrar o que nós somos.

     5ª causa: preconceito: aqui eu toco num ponto em que muita gente diz que não tem preconceito, mas não perde uma chance de fazer uma piada com aqueles que tem um certo "jeitinho" para "jogar para o outro time". não podemos ridicularizar as pessoas por elas assumirem quem elas realmente são. não temos esse direito, isso influencia seriamente a vida delas e a decisão que elas tomam na vida.

    6ª causa: timidez: aqui não há muito o que dizer por que a timidez tem propensão a ser hereditária. e com pessoas tímidas realmente a dificuldade é bem maior. tão grande que aqui, o problema não é um só. há uma reunião de várias coisas como: insegurança, medo, rejeição, decepção, falta de autoestima, aversão a tudo que é novo. entre outras coisas. e pessoas tímidas geralmente, não vivem no mundo de fora. as pessoas timidas se interiorizam por natureza, vivem no mundo interior enclausuradas e a sua vida social é na imaginação. não tem jeito. hoje em dia, o melhor lugar que as pessoas tímidas gostam de estar é na frente do computador, pois, ali elas podem ser quem elas são, pois, ali o bloqueio físico não impede que elas se conectem as outras pessoas. pois, ali elas podem ser elas mesmas por que não precisam se expressar por meio de palavras. é por meio do dedo que ela assume a personalidade que ela tem.

     Obrigado por refletir junto comigo essa noite maravilhosa!!!!

     Tchau.....
      E até a próxima postagem!!!!

      Ah! e se eu estiver equivocado em alguma coisa... me perdoem por favor

      Afinal, isso é só uma análise minha e não sou psicólogo!!!!

     Abraços amigos leitores!!!!



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...