sábado, setembro 03, 2011

A arte da convivência entre as pessoas



      Relacionamentos humanos podem ser harmônicos apesar das divergências de opiniões.  Mas para tanto, deve haver o respeito das crenças de vida que cada pessoa tem. Isso por que todo mundo é diferente e ninguém é igual a ninguém.  

        Todas as pessoas pensam diferente, cada uma delas vê o mundo a partir de sua própria vida individual. Acho que deve ser por isso que Jesus Cristo somente ensinava por parábolas. pois, tenho certeza que na sua grande inteligência já sabia que cada pessoa só absorve para si daquilo que ela aprende e observa de acordo com a sua própria perspectiva.

         Todos somos assim, por isso, as vezes surgem os desentendimentos pois cada pessoa vê a vida de uma forma tão diferente da outra que as vezes fica difícil as pessoas expressarem para as outras aquilo que elas pensam,  pois, da maneira como elas enxergam a vida e compreendem as coisas, o outro pode não compartilhar com a mesma idéia por não ver as coisas acontecerem da mesma forma, muitas vezes se sentem incapazes de evitar os conflitos.

      Mas para os relacionamentos humanos tornarem-se estáveis, é preciso que haja o respeito mútuo, ou seja, todas as pessoas envolvidas devem concordar em seguir aquilo que é tido como a regra do maior. – em direito tem uma frase que traduz isso: - manda quem pode, obedece quem tem juízo.  Pois, não podemos,por exemplo, morar junto com uma determinada pessoa e nos sentirmos os donos da casa querendo mandar em tudo, somente por que pagamos pela nossa comida, até por que nessa condição somos considerados apenas hóspedes e numa situação como essa temos que nos colocar no nosso lugar, e não ficar estragando o clima de paz e harmonia existente no local. Justamente, por que se nós fomos apenas hóspedes, ou morando de favor, não temos o direito de se intrometer na vida do casal, que precisa de intimidade pra viver dentro da própria casa. 

     Quando as pessoas quebram todas as regras, conviver com alguém assim pode se tornar muito difícil. Pois, assim facilmente se perde o controle de tudo. Isso por que sem a existência de limites para o que pode ou não fazer, quando as pessoas não entram em acordo a vida vira um inferno. Já que, vivendo assim, ninguém respeita mais ninguém, e as coisas vão ficando cada vez mais de mal a pior. 

     No entanto, para se conviver bem, é preciso estar aberto a receber o que o outro é. Como ele se mostra. Mas isso tem que ser recíproco. Eu só posso exigir do outro aquilo que eu deixo as outras pessoas exigirem de mim. Mas tem pessoas que não aceitam facilmente. Além disso, é preciso sempre evitar disputas e discussões desnecessárias por motivos fúteis que não levam a lugar nenhum.  

     E quando isso acontece é mais inteligente aquele que tem a intenção de recuar, e evita tomar parte das provocações. Também é preciso saber ouvir muito os outros, por que talvez eles não estão simplesmente reclamando a toa. As vezes, eles estão desabafando com a pessoas erradas justamente por que não tem com quem conversar. 

     Seja sensível, mas lembre-se: você não precisa tomar parte na dor da pessoa, mas ouça a sem preconceito. Afinal, pra que intolerância com o outro se isso pode acontecer amanhã ou depois com você mesmo? – depois não poderá reclamar de não ter quem te escute.

    Manter um diálogo é muito importante. Pois, ninguém pode conviver  bem se ficarem cada um no seu canto. Afinal, uma hora ou outra um sempre precisará do outro, já que o mundo dá muitas voltas e nunca saberemos o que acontecerá amanhã. Por isso, respeitar o espaço do outro é a melhor maneira de termos o nosso espaço sempre livre, disponível e preservado. Não tome em sua vida jamais como regra geral que seus relacionamentos são uma droga. Pois, você sempre pode fazer algo pra que isso mude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...