sábado, agosto 27, 2011

O papel da psicologia em nossa vida


      Desde cedo aprendemos as regras de convivência em sociedade.  E quando somos ainda pequenos, ainda nem sabemos o que são fatos sociais, papéis sociais, nem temos a mínima idéia do que isso significa. mas, não podemos negar a influência que a psicologia exerce em nossa vida. aliás, é simplesmente  impressionante como a psicologia através de regras determinadas e aplicáveis aos nossos comportamentos consegue nos tornar dependentes de seus ensinamentos, isso por que, todos nós desejamos alcançar o autoconhecimento, para facilitar a nossa vida em sociedade.  
 
      Ainda que não sejamos formados em psicologia, todos nós temos em nossa personalidade alguma experiência sobre algum fato que nos ocorreu e nos deixou um aprendizado. e isso é a psicologia dentro de nós. Pois, a partir do momento em que descobrimos que fazemos parte de um grupo, e desde quando tomamos consciência de nosso papel na sociedade,  podemos dizer que entendemos um pouco sobre psicologia. 

        Há pessoas cujo entendimento de psicologia é tão forte que conseguem driblar com facilidade muitas situações que derrubariam alguns, o que não acontece com uma pessoa que tem pouco conhecimento implantado em suas emoções, pois estas, são fracas de experiências por que não conseguiram atingir o aprendizado por estar bloqueados, e dotados de falta de consciência. Para essas pessoas tudo acontece, elas vivem, e se sofrem, choram, mais depois de um tempo esquecem. Elas vivem o momento e não se importam em guardar ressentimentos, por que tudo passa por sua mente de uma forma tão superficial que não chega a marcar. 

       É Importante estudar psicologia por que para nos relacionar com o outro, é necessário que conheçamos e usemos das principais fontes de conhecimento sobre a psicologia. Isso por que nas horas que precisamos acessar essas informações que temos armazenadas elas estarão lá, e vai facilitar nosso dia-a-dia. Além disso, ter noção de psicologia nos ajuda muito, isso por que cada cabeça pensa de um jeito, e como dizia o velho ditado “ cada cabeça é uma sentença”. 

      O papel da psicologia mais do que nos mostrar as regras que são aplicadas aos mais diversos tipos de personalidade, é nos ensinar que não precisamos sofrer por não compreender a mente humana. Isso por que, isso  é desnecessário, até por que o próprio estudo da psicologia surgiu para minimizar nossas aflições ao nos relacionarmos com as outras pessoas. e de uma forma ou de outra, com certeza a psicologia veio facilitar a nossa tarefa de entender o que se passa dentro das outras pessoas. o que seria uma coisa bem difícil , chata  e complicada se tivéssemos que fazê-la sozinhos.  
 
      É através da psicologia que  começamos a abrir nossas portas para o conhecimento. É através da psicologia que nossos sentidos começam a encontrar raízes. E quando nos enraizamos por suas mais profundas ramificações, é neste momento que estamos caminhando para tentar compreender o mundo, a mente, a cabeça e a existência de todas as pessoas.
       
        Como é grande a responsabilidade da psicologia na vida da sociedade. pois, é através dela  que simples condutas, determinados comportamentos  e  o caráter das pessoas são analisados pelos profissionais da área psicológica.  É através dela que psiquiatras estudam as pessoas e mostram com perfeição a situação  extraordinária ou caótica que a mente delas funcionam.  A psicologia nos mostra que há muitos sinais que as pessoas emitem quando sua mente pára de funcionar corretamente. A psicologia alerta que há muitos comportamentos que podem ser programados com a simples consciência de adquirir hábitos saudáveis para viver

         A psicologia traz diversos métodos que podem ajudar as pessoas a se relacionar de uma maneira menos descomplicada.  Além disso, há muitas regras a serem aplicadas para os mais diversos tipos de comportamento humano.  Tanto que, buscar na psicologia um entendimento mais claro para as coisas obscuras que nos acontecem é uma tática que realmente vale a pena, pois, a psicologia sempre tem um ensinamento claro sobre uma determinada situação da vida que enfrentamos.  

        Enfim, aplicar a psicologia no dia-a-dia pode mudar e transformar a vida das pessoas que na maioria das vezes preferem viver uma vida desregrada que somente traz  péssimas conseqüências para suas vidas.  
       
    

4 comentários:

  1. Impossível viver sem a psicologia em nossas vidas! Usá-la sempre em favor de todos os conflitos e qualquer outra situação que a necessite. A inversa também é bom ;)

    Um Beijo

    ResponderExcluir
  2. Viver sem a psicologia é impossível por que ela nos ajuda sempre nas situações mais inquietantes da nossa vida. uma duvida para quem procura o autoconhecimento é barra pesada. e podemos encontrar na psicologia a resolução de muitos de nossos conflitos existenciais. até mesmo aqueles que carregamos conosco desde muito pequenos.
    obrigado pelo comentario pat
    Boa noite
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pois, mas para "descomplicar" temos de ser nós a acreditar primeiro. nem sempre é fácil, né?

    ResponderExcluir
  4. Olá

    A psicologia traz métodos criativos que realmente ajudam e modificam a vida das pessoas. agora o fato das pessoas não procurarem-a por qualquer motivo que seja é falta de conhecimento a fundo sobre as suas particularidades. antes de não darmos créditos a esses métodos eu indico que pelo menos as pessoas tentem compreender. haja vista que a psicologia é fantástica.

    obrigado pelo seu comentario.

    obrigado pela sua visita

    volte sempre

    abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...