sexta-feira, julho 22, 2011

Nem sempre vencer uma discussão é bom

        As vezes, as pessoas querem dar tudo de si mesmas numa discussão. Fazem o possível para derrubar o outro num bate boca. E não percebem que esse comportamento pode estar sendo terrivelmente prejudicial para elas. 

         Além disso, é comum algumas pessoas terem o hábito de não aceitar  quando outra pessoa, esteja ela certa ou não, venha  tirar satisfações com elas. principalmente aquelas pessoas extremamente atrevidas que já chegam apontando o dedo direto.  Sabe aquela pessoa  que já chega “ enfiando o dedo na nossa cara” e querendo impor o ponto de vista dela.   

        Pois é,  vencer numa briga em que as pessoas se agridem verbalmente e empregam forças físicas, mecânicas para agredir o outro pode custar uma vida. Devemos fazer sempre o possível e o impossível de não cruzar o caminho de uma pessoa como essa.

        Mas, se cruzarmos com uma pessoa assim, imediatamente,  logo nos primeiros minutos da discussão, devemos identificá-la logo como uma agressora em potencial e nos protegermos.  Afinal, quem mantém seu ponto de vista num patamar, e não aceita que outros o derrubem o defenderá até o fim com unhas e dentes. E resistir uma pessoa que é assim pode ser a ultima coisa que faremos na vida, dependendo do caráter  que tiver essa pessoa.

       Na dúvida, sempre é melhor fugir da briga e não pagar pra ver. além disso, mesmo as situações em que as pessoas apenas se agridam verbalmente, viver assim faz com que os relacionamentos se desintegrem facilmente.  Já que,  as pessoas  que vivem esse tipo de situação passam a não tolerar tamanha ignorância da outra parte.Com isso, esses  relacionamentos  podem não durar muito. Pois, o desgaste que sucessivas  divergências acontecem em  que apenas um dos lados sempre tem a razão. por mais que realmente tenha, uma hora ou outra isso se torna insuportável. 

        Parece que teimosia é um defeito incontestável de uma pessoa como essa. E pode acreditar, se a pessoa  for realmente teimosa , ela não arredará o pé de jeito nenhum.  Não importa quem venha lhe contrariar. Pode ser o Papa, pode ser o bispo, pode ser o Presidente da Republica, até mesmo, o  Barack Obama. É certo que a vontade dela prevalecerá sempre. 

         E nem mesmo as relações de amizades estão protegidas contra esse tipo de situação. As vezes, conflitos familiares acabam sendo relevados, mas ainda assim, depende muito da estrutura familiar que essas pessoas foram criadas. No entanto, o que se vê que a maioria das pessoas quando enfrentadas não arredam o pé e insistem até o fim.  Eu só fico pensando o que uma pessoa dessa fará o dia que se deparar com uma igual a ela. 

         As vezes, namoros, casamentos, laços familiares são desfeitos por causa disso. as pessoas querem ser os donos da verdade e levam a desavença adiante até que o outro se canse e  afaste. Mas, como nesses casos não há quem abaixe a guarda sendo os dois totalmente ignorantes. Então, creio que só Deus sabe o que essas pessoas são capazes de fazer quando contrariadas. 

         Eu insisto em dizer que por mais difícil que seja, é aconselhável baixar a bola e nunca enfrentar alguém que se percebe que a pessoa não recua, pois, não se pode precisar até onde a pessoa pode chegar.  Ganhar em discussões não é recompensa quando o que se está em jogo é a nossa própria vida ou mesmo a nossa dignidade e reputação.  

      Vencer discussões pode nos causar tantos transtornos que se pensássemos bem, evitaríamos até mesmo ganhar quando temos nossas razões. Mas aí é tudo questão de ter bom senso, e pensar que é melhor dar a razão ao outro naquele momento do que entregar nossa própria vida a ser alvo de represálias da pessoa.

      Pense nisso: você pode vencer a pessoa naquele momento, e terá momentos de glória por isso, mas isso pode lhe custar no mínimo perder a amizade com aquela pessoa.  Por isso, analise bem  isso antes de alongar sua discussão com alguém.  Esse comportamento , antes de qualquer coisa, pode lhe garantir pequenos contratempos por se sentir contrariado naquele momento. Mas se as vantagens forem maiores, é mais indicado agir assim.

       
      
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...