terça-feira, julho 12, 2011

Enfrente a realidade - aprenda a aceitar o inevitável

        Algumas pessoas crescem educadas de uma maneira e deixam que isso as retenha seu bom senso na vida.  Lidam o tempo todo com as pessoas, seguem seu caminho como se tudo mantivesse um mesmo ritmo. Será que não percebem que as coisas evoluem, que o tempo passa e que os sonhos se modificam à medida de que vamos vivendo.
Será que elas esquecem-se que o mundo está sempre girando, e que a vida está passando a todo momento e que nada que aconteceu há vinte anos atrás continua igual do mesmo jeito com a mesma intensidade hoje.
É isso que eu acredito. Pois, exceto, o fato de que os bebês continuem levando nove meses para nascer, o fato de que a chuva caia sempre do céu e que o sol ilumine sempre a Terra.  É visivelmente óbvio como tudo muda sempre.
É incrível o fato de que como uma pessoa possa ter a mente tão fechada a ponto de não querer ver isto. Ta certo que quando se é criado de um jeito, seja normal alguém insistir em ser assim. Mas será que viver infeliz não é um sinal pra que o rumo da vida seja repensado?
Sei que você pode dizer que não quer contrariar seus pais. E que acha que eles estão redondamente certos. Ok! tudo bem, que os ensinamentos de seus pais estavam certos e que foram primordiais durante seus primeiros ou mesmo até os atuais anos de vida. Mas sempre chega um momento em que é preciso  avaliar as coisas. Ver por outro ângulo as coisas para adequar novas situações, encaixar novas performances, enfim, superar os pré-conceitos, formar novas opiniões, reavaliar seus próprios conceitos que formou durante a infância. Isso por que quando adulto inevitavelmente surge-se a necessidade de pensar diferente. Não se pode simplesmente chegar a idade adulta com pensamentos de criança. É preciso amadurecer. Demonstrar nas atitudes e nas idéias de que houve essa transformação na personalidade.
Mas as pessoas se fecham de uma certa forma frente ao novo que tudo que é novo é bloqueado. Elas aderem uma certa resistência ao novo para não ter de se livrar dos conceitos pré-históricos que aprenderam quando criança. E que não são mais adequados com a maneira de um adulto pensar.
Quando se fecham nesses conceitos já ultrapassados. Essas pessoas limitam sua visão de mundo. Por que não querem acompanhar a evolução. Simplesmente desejam ter como regra aquilo que já sabem e não toleram divergências, fazendo nascer disputas de pontos de vistas inúteis que impedem que a vida se expanda continuamente.
Não podemos ser pessoas que não acompanham a modernização das coisas. Não confunda as coisas, não estou falando de fugir daquilo que a bíblia prega, ou melhor, nem estou englobando religião nesse debate.
 Apenas estou dizendo que não podemos ficar pra trás e aplicando conceitos ultrapassados nos dias de hoje, mesmo aqueles que são aplicados em nome de educação ou correção disciplinar. Até por que alguns tipos de atos que antigamente eram comuns para se educar, hoje, existem leis que proíbem, por considerar na verdade uma forma de agressão.
Então, numa possível divergência em que aplicamos conceitos pré-históricos, mas houver resistência defendendo-se as possibilidades do mundo moderno, até do ponto de vista legal, dependendo da situação esses conceitos pré-históricos não podem ser aceitos. Logo, podemos perceber que existem certas situações completamente inevitáveis na vida. Situações amparadas as vezes inclusive por lei, e que não podem ser ignoradas sob pena de haver uma punição por parte do infrator.
Que tal então parar pra pensar um pouco e analisar melhor as coisas... procurar aprender novas coisas sem oferecer resistência à elas. as vezes, oferecer resistência nem vai garantir que você vai conseguir manter a sua teimosia até o final. Pra que ser cabeça dura e não dar o braço a torcer antes?  É bem melhor aprender a ser “moderno” do que ser comparado com uma pessoa “ultrapassada” que ainda vive nos tempos da era dos dinossauros.
Pense nisso: não vai ser tão difícil assim aprender a gostar de aprender as coisas novas. Pior mesmo vai ser as conseqüências de se insistir numa briga com alguém e querer ter como fundamento alguma coisa que vá fazer você passar vergonha. Como insistir em ter a ultima palavra e não aceitar o contrário, mesmo estando enganado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...