segunda-feira, junho 13, 2011

Na corrida contra o pensamento quem perde é a escrita

     Olá querido leitor...

      Sei que quem mais deveria ler esse post que estou escrevendo agora não está nem aí pra blogs. Afinal, a grande preguiça mental que essas pessoas tem de ler é  tanta que chega a ser infinita.  E sempre que querem se aventurar a descobrir as  coisas, quase sempre essas pessoas recorrem a visualização de quadrinhos, charges, e fotos. E assim matam suas curiosidades de saber as coisas apenas olhando fotos expostas como se com as fotos pudessem extrair mentalmente aquilo que o autor quis dizer no texto. 

      Mas ainda assim, mesmo descrente que essas pessoas vejam o que escreverei,  eu tenho a mínima esperança , mesmo que uma remota,  eu sinto  mesmo de que haja alguém que esteja indo contra esse meu pensamento, e olhe se eu estiver errado e até ficarei muito feliz. Espero sinceramente que eu tenha a oportunidade de fazer algum dia uma pessoa assim que não gosta de ler gostar de pelo menos do título e se interessar em ler.

       No entanto, nem que seja pra que esse alguém esteja somente olhando as fotos dos blogs dos nossos amigos, aliás, diga-se de passagem,  estão nota dez a cada dia que passa.  Sabe,  eu penso que somente o fato de saber que essas pessoas estiveram nos visitando e dando o ar da graça na visualização das páginas já é muito recompensador. 

        Mas já entrando no assunto....

        Meu amigo, comigo nunca aconteceu isso por que sempre gostei de ler e por isso incentivo muito as pessoas a se tornarem leitores, e não importa o que você leia e nem por que lê. 

       Se você é estudante; se você procura uma auto-ajuda por algum problema que você passa; se você lê por obrigação pra passar na prova da faculdade. mas se você já parou algum dia para ler mesmo que por uma necessidade de fazer uma prova você  já dever ter  se deparado com textos em que as pessoas discorrem, discorrem e quando você vai analisar... elas não disseram nada do que precisavam ter escrito. 


       É aí que eu quero entrar: agora sem mais rodeios meu amigo. Na dissertação... 

       Aliás, eu gosto  muito de frisar bastante a  grande importância de uma boa redação. pois, escrever bem é uma arte. e saber como expressar bem o que pensamos e sentimos através da escrita é essencial para que possamos atingir nosso objetivo quando passamos uma mensagem para alguém. 

        Em geral, uma boa expressão na escrita começa com o hábito de ler. Quando você lê bastante. Aos poucos você vai adquirindo um vasto vocabulário para ajudá-lo a se expressar com naturalidade por meio da escrita. 

        Mas existe uma grande dificuldade para muitas pessoas quando estão ali cara a cara com o papel.  E a maioria delas quando estão frente a frente com a folha de papel em branco essas pessoas querem morrer. Visto que, as vezes, nessa hora a mente da pessoa fica mais vazia que o próprio papel a sua frente.  Então, é nessa hora que é relevante reforçar para as pessoas, a importância do pensamento e do raciocínio lógico na construção das frases.

        Pois, de que adianta disparar na corrida para escrever uma tese de duzentas páginas se você chegar ao final e não ter conseguido passar a mensagem que desejava? ; de que adianta escrever e escrever se você se desviar do tema e não escrever o que deveria! 

         Saiba que escrever mais do que ter hábitos diários de leitura exige um bom preparo para não se perder na corrida contra o pensamento. pois, na hora da escrita, as palavras que escrevemos sempre perdem a corrida contra o pensamento se não mentalizarmos as coisas e procurar – mos  extrair de nosso pensamento somente o essencial. É aí que reside a dificuldade de muitas pessoas, pois, no desespero elas desembestam a escrever sem parar, escrevem o que vem no pensamento e isso acaba virando um “ samba do crioulo doido- como dizia minha professora de faculdade Tânia Laky.” 

        Buscar corrigir isso é primordial para que possamos aprender a escrever bem.  Como corrigimos isso? – temos que ler muito. Como eu já disse anteriormente, só a leitura na prática vai dar a experiência que precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...