quinta-feira, junho 16, 2011

Curiosidades sobre efeitos físicos

Por que vemos primeiro o relâmpago  e depois ouvimos o trovão? 


     Esse fenômeno está ligeiramente ligado com o fato de que a velocidade da luz é bem maior do que a velocidade do som no ar. por isso, embora, esses dois fenômenos ocorram no mesmo horário e no mesmo local e sejam vislumbrados em momentos diferentes.

     Como a luz viaja no ar a uma velocidade de  340 km/seg e o som quando propagado percorre apenas 340 mts/ seg, essa diferença explica o por que de vermos primeiro o clarão para em seguida ouvir o trovão. como se vê, a luz é quase um milhão de vezes mais rápida que o som. 


Você sabe o que é o ECO? 


      O eco é um caso particular da reflexão de som. ouvimos por que o som bate em algum obstáculo e novamente ouvido pelo emissor. se você já foi a alguma região montanhosa, ou com muitos vales. ou mesmo, numa sala vazia. se você já deu um grito num desses lugares você já deve ter tido a experiência de escutar o eco. uma repetição da sua própria voz, que ao vibrar bateu o som nas paredes e retornou para o seu ouvido.

      A repetição de som que se chama eco não é ouvido imediatamente.pois, existe um intervalo de tempo para o som partir, bater no obstáculo e voltar a orelha. é quase imperceptível mas existe esse intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...