domingo, maio 08, 2011

Um alerta aos pais da geração Y

   Confiança não se impõe no trato com os filhos, mas se conquista no dia-a-dia

          Para os pais que quiserem realmente ser amigos de seus filhos ai vai uma dica: " não tente se enturmar com ele de uma maneira forçada, não tente a todo custo fazer com que ele perceba que você quer estar ao lado dele o tempo todo. pois, isto pode gerar um efeito contrário e afastar ainda mais as chances de se dar bem com seu filho..

          A confiança do seu filho em você não vai nascer com um simples bate-papo, se você faz isso somente de vez em quando. pior ainda os pais que ignoram a presença do filho enquanto está em casa. mas exagerar também dando atenção demais não adianta. o essencial é que seu filho perceba que você não está querendo vigiá-lo, mas sim, ajudá-lo.  e esqueça isso tudo, se estiver querendo interferir em coisas simples que ele faz apenas por que quer saber o que ele faz ou que anda pensando. pois, se você quer bisbilhotar as coisas dele, isso significa que a confiança nem existe entre vocês.

           O ideal é que faça isso aos poucos, vá batendo papo com ele, divirta-se enquanto conversa com ele, participe daquilo que ele gosta  (se ele não se importar), caso, ele não goste não force a barra, mas não deixe de estar presente sempre no dia-a-dia dele pelo menos por alguns instantes. e sem fazer cobranças, ou ficar o tempo todo implicando com aquilo que ele faz..

           Nem sempre a tática do vizinho dará certo para você. pois, seu filho não é o filho da vizinha. aliás, comparar seu filho com o da vizinha pode deixá-lo irritado. se a vizinha comprou um videogame caro e ganhou o coração do filho dela, não quer dizer que com seu filho vai ser assim. sabe, as vezes, principalmente adolescentes, eles não querem presentes o tempo todo, o que eles querem é atenção. o que eles querem é alguém disposto a tirar as dúvidas que eles tem na cabeça. muitos pais não sabem disso. e é ai que eles deixam a desejar, pois, seus filhos vão procurar na rua o que não  tem em casa. ter um pai ou uma mãe ausente na vida de um adolescente é o fim do mundo.

            É na fase da adolescência que seus filhos mas precisam de sua compreensão. pois, é nessa fase que o mundo lá fora está repleto de coisas para oferecer. mas nem tudo é aproveitável. se não tiver um bom relacionamento com seu filho. outro alguém terá. mas esse alguém não quer ele feliz. e pode torná-lo um delinquente.

            
             Confiança é tudo... se você confia nele, mostre isso a ele, deixe ele provar para você que merece esse crédito. sempre aproxime-se pouco a pouco dos interesses dele e perceba se não houve uma repulsão da parte dele. caso ele reaja mal afaste-se mas não desanime. adolescentes são rebeldes, e as dúvidas que eles tem na cabeça só contribuem mais pra isso do que ajudam. então, é nesse momento que você pode se apresentar como amiga. deve estar disposta a ouvi-lo sem críticas. deve apoiá-lo naquilo que ele quiser independentemente de você concordar ou não se isso for um sonho dele, pois, a escolha é dele mesmo.  logo, ir contra os desejos dele pode afasta-lo mais ainda de você.

                Mas se quiser torná-lo um inimigo seu, então imponha que ele deve obedecer-lhe, sem questionar o por que dos nãos que você os dá. não crie seu filho a partir de regras que determinam algo, como : não pode fazer por que não pode e não dá nenhuma razão. isso ta errado. se quiser que ele a respeite você deve criá-lo sob regras que tornem o um garoto amável, como: você não pode fazer isso por que isso não será bom pra você por isso ou por aquilo, ou seja, explicando tudo para ele. se ele entender terá ganhado um admirador por que ele não vai questionar os seus nãos se ele realmente entender que você está certa. caso contrário, criá-lo sob regras que determinam algo pode torná-lo um adolescente rebelde e mimado. e você não aguentará o quando ele mostrar a birra que ele é capaz de fazer.

                 A confiança vai nascer aos poucos entre vocês, dê tempo ao tempo, tenha paciência com ele. mesmo que demore, espere. por que se não quem ganhará a confiança dele poderá roubar-lhe o tesouro mais precioso que você tem. uma simples relação de amizade que você precisa ter com seu filho, vai garantir a harmonia em casa, e se estiver presente na vida dele, até o rendimento escolar dele pode melhorar.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...