sexta-feira, maio 13, 2011

Algumas teorias sobre o sucesso


IMPORTANTE:   (Desconheço o autor desse texto) , achei muito legal e por isso publiquei....
Este e assim como outros os quais vou indicar por meio de um comunicado como este.  Mas estou disposto a retirar, caso encontre resistência com verdadeiro autor , caso ele não autorize a sua publicação.
Não tenho a intenção de me apropriar do texto de ninguém... apenas quero publicar algo que eu tenho em meus poderes na minha casa, o qual posso comprovar com uma fita gravada que não plagiei site algum. 
Apenas peço ao verdadeiro autor que se não gostar me avise  que gentilmente irei retirar.
Também não gosto de plagiar nada, utilizo fotos no blog como qualquer um , mas não aproprio-se dela, mantenho o link direto para o autor de cada uma delas. Mas com relação a isso também não me oponho a nada, se  o dono não quiser autorizar o uso entre em contato comigo que retiro imediatamente.

________________________________________________________________

Algumas  teorias sobre o sucesso 

Quantas vezes a gente se pergunta:
- por que algumas pessoas vão mais longe, avançam mais rápido e conseguem melhores resultados dos que outras.
Diferentes pessoas vivendo sob as mesmas condições tem resultados tão variáveis quanto suas digitais. Isso é no mínimo muito intrigante. Principalmente, por que todos desejamos ser as pessoas que dão certo.
Há sem dúvida, algum tipo de habilidade especial, talento, para a atividade que se propõe, mais só isso não explica, quanta gente talentosa fica no meio do caminho, estagnada na vida que não se desenvolve, não chega lá.
-Não!
O talento por si só não explica o sucesso, talvez, seja o esforço acima da média. Entretanto, aí também encontramos dificuldades em formar um padrão. Por que se por um lado os mais bem sucedidos trabalham com persistência e determinação. Por outro lado, tem muita gente suando a camisa, ralando que não decola na vida.
Assim, o trabalho é um componente mais não determina o sucesso. Se a formula talento e persistência não garantem o sucesso.
-O que falta?
- Educação?
Não pode ser, pois, existiram muitos semi-analfabetos que revolucionaram o mundo. Albert Einsten foi expulso da escola após três meses de aula sob alegação dos professores que ele não tinha capacidade mental para o aprendizado. Logo ele, o descobridor de uma das invenções que até hoje influenciam o estilo de vida de todos. A teoria da relatividade.
-Quem sabe então o que explica o sucesso é a inteligência? Existem muitos gênios sem expressão.
Veja o exemplo de um rapaz que fez doutorado numa universidade da Europa e não consegue emprego e nem trabalho por aqui. Pelo visto não há resposta para nossa questão. Quem sabe é a soma de uma série de condições. Mas como explicar o fracasso de herdeiros dotados de condições excepcionalmente positivas, situações que ouvimos pela vida como pai rico, filho nobre e neto pobre. Voltamos a estaca zero. Ou quase.
Na filosofia clássica, encontramos algumas pistas sobre a forma de vida especial que separa vitoriosos de mortais. E chegamos a conclusão de que o fracasso e o sucesso são primos. A linha divisória que separa os bem sucedidos dos que não conseguem nada é milimetricamente  e incrivelmente estreita.

Sócrates falava de crenças que determinam a realidade.
Platão dizia que grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo.
Alias, filosofia adotada há muito pelos antigos chineses.
Aristóteles afirmava que o ser humano é resultado de seus hábitos e que a excelência é  a gestão disciplinada de nosso comportamento.
Sêneca o pensador romano  que viveu nos tempos de cristo dizia que se o homem não sabe para onde se dirige nenhum porto lhe será favorável.
Ao longo da história, outos pensadores se juntaram a esses fazendo côro a idéia de que nós moldamos o nosso destino.  é também com  esses estudiosos do comportamento humano que vamos descobrir mais sobre motivação que é diferente de incentivo  o mundo e a vida dão incentivo por que nos permitem os movimentos necessários para conquistar o futuro desejado. Esses encontros vem em forma de mercado, trabalhos , oportunidades, família, porém, o incentivo só é útil para a pessoa motivada. Todos nós conhecemos exemplos de pessoas que venceram grandes obstáculos, grandes adversidades muitos tinham uma origem muito pobre e apesar de toda limitação imposta pela vida constituíram um espaço de sucesso e de realização.
De modo geral, as pessoas estão reclamando do governo, de crise , de situações difíceis e aguardando que alguma coisa mude, para realizarem seus sonhos. Contudo, a pessoa que temos como modelo  não espera por uma mudança. Ela vai a luta e faz . é uma pessoa e m movimento, que vai atrás e realiza seus propósitos. Essa pessoa entende que inteligente não é aquele que sabe muito mas aquele que aplica aquilo que sabe.
Certo estava o cantor Geraldo Vandré – da MPB que dizia:
“- Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.” a diferença que podemos perceber entre os que dão certo e os que não dão certo, tem a ver com a atitude que o indivíduo coloca em relação ao que faz. Essa motivação é a base do sucesso, essa motivação é a  argamassa que mistura tudo.: talento, persistência, educação, inteligência e incentivo que dá consistência na construção de nossos propósitos ajudando a transformar os nossos sonhos em realidade.
Um dia me disseram que no livro “ a arte de saber viver”, cujo autor eu não me recordo, ele faz uma reflexão sobre o dia-a-dia das pessoas. No livro ele diz que :
- A vida vai lhe dar de volta o que você der a ela, sua vida não é uma coincidência, sua vida é uma conseqüência daquilo que você pensa e faz para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...