segunda-feira, maio 30, 2011

Como manter a memória ativa

Créditos ao Autor 

Baseado no livro "COMO MELHORAR A MEMÓRIA , coleção VIDA PESSOAL, série SUCESSO PROFISSIONAL DE DAVID THOMAS" ano 2003. 


PUBLICADO PELA PUBLI FOLHA 
Divisão de publicações do Grupo Folha 

IMPORTANTE:
Este texto não reproduz, nem transmite qualquer parte do que foi publicado no original. apenas as idéias foram mencionadas sem qualquer alusão ao texto original. posto que o original possui direitos reservados e não pode ser reproduzido nem transmitido, tampouco armazenado sem expressa autorização.
 ________________________________________________

 Olá pessoal

    Hoje eu vou dar para vocês algumas dicas super interessantes sobre como manter uma boa memória. quem não quer ter uma memória excepcional para se lembrar de datas, nomes, números de telefone, senhas de banco, até mesmo seus próprios números dos documentos pessoais.

     Não podemos deixar que nossa memória fique destreinada. não podemos deixar atrofiar nossos pequenos neurônios simplesmente por que não apresentamos uma nova atividade ao cérebro todo o dia. seja por preguiça, seja por falta de tempo. pois, a nossa memória é ilimitada, mas nós somente podemos utilizar cem por cento do nosso potencial se a usarmos corretamente.

      Sem rodeios vamos lá.... 

      Você sabia que o simples fato de exercitar seu cérebro todos os dias e mantendo a memória sempre em ativa pode fazer com que a força dela aumente mesmo com o passar dos anos e  com a chegada da velhice?- sim, isso é realmente verdadeiro. acostume-se a exercitá-lo todos os dias e verá como somos capazes de fazer coisas na velhice que sempre sonhamos em fazer quando mais novos mas são fizemos por falta de tempo como fazer um curso de línguas, uma faculdade qualquer ou mesmo aprender a tocar algum instrumento musical. 

      Todos os exercícios capazes de manter a memória ativa por mais tempo são aqueles que requerem de nós um esforço mental diário. pois, quando se faz as coisas do mesmo jeito, seguindo sempre a mesma rotina diária, o cérebro tende a se tornar preguiçoso. e não oferecendo novos desafios para ele no dia-a-dia utilizamos apenas 5% de todo potencial criativo que ele possui. isso é um desperdício.

           Como exemplo podemos citar as palavras cruzadas que hoje  em dia compra-se nas livrarias, bancas de jornais. e também através da resolução de charadas, você sabe os famosos "o que é o que é". esses exercícios são excelentes por que traz a sua lembrança, e o torna consciente das palavras que você quase não usa. geralmente por causa dos vícios que adquirimos em sempre querer facilitar as coisas.

          Quanto mais você se exercitar, quanto mais você estimular a sua memória. mais poderosa ela  vai ficar. se fizer isso com freqüência então, ficará mais fácil lembrar das coisas por que você se sente seguro conforme se vê lembrando das coisas com facilidade.

         Acaso tenha afinidade com um idioma estrangeiro qualquer, você pode comprar um jornal estrangeiro ou mesmo ler um pela internet. ao procurar lê-lo estará fazendo um esforço para se lembrar das palavras, mesmo que já conheça o idioma com uma certa fluência.

        Você também pode treinar aritmética com a memória. tentar fazer contas de cabeça também ajuda. pode tentar somar na cabeça o valor total dos produtos que for comprar no supermercado. inclusive, tentar dividir a conta do restaurante entre os seus amigos. se quiser, depois, poderá recorrer a calculadora para conferir os valores. mas com o tempo verá que vai aprender a confiar na sua memória. isso lhe dará uma certa segurança. além disso, isso é um ótimo exercício para quem tem problemas com a memória de curto prazo e costuma esquecer coisas em menos de segundos.

        Quer se exercitar se divertindo? - então, jogue  um jogo de palavras com seus filhos. precisa fazer uma terapia? - por que não recorrer a terapia da musica? aprenda a tocar um instrumento musical pode ser um violão, um teclado, qualquer instrumento vale. pois, o que importa é que a melodia além de agradar os ouvidos, você esteja exercitando sua memória. contudo, pra quem não tem tempo para parar e fazer esses exercicios que tal praticar o cálculo das contas do mês de cabeça enquanto vai para o trabalho. no ônibus, no metrô.



 
           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...