domingo, maio 29, 2011

20 Dicas para uma boa leitura

 Créditos ao autor

 Essas dicas aqui dadas são de minha autoria mas as idéias pertencem ao AUTOR DONALD H. WEISS, que publicou o livro  " TÉCNICAS PARA UMA LEITURA RÁPIDA E EFICAZ". 


TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS. AMACOM (AMERICAN MANAGER ASSOCIATION). todas as dicas aqui dadas foram extraídas de uma sintese que fiz a partir da leitura completa do livro.  O LIVRO também da COLEÇÃO SUCESSO PESSOAL.  EDITORA KLICK COM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS DE CACILDA RAINHO FE
________________________________________________________________________________

DICAS DE LEITURA

1º ) Não se assuste com a quantidade de informação a ser lida. você não precisa ter pressa. ninguém está exigindo que leia tudo em um dia. vá com calma. pois, contar as páginas que faltam só desmotivam e tiram a vontade de ler.

2º) Saiba como fazer para tornar a leitura divertida. se for preciso leia somente aquilo que tem preferência. mas leia curtindo o que está fazendo. se for pra ler algo pensando na macarronada do Domingo, ou na grande excursão que irá fazer para a Disney ou na chegada do namorada da Europa. certamente que a leitura vai entediá-lo. nossa mente é complexa e não consegue focalizar duas coisas ao mesmo tempo com a mesma eficácia que em uma tem.

3º)  Como disse anteriormente: na hora que você for ler você tem que fazer só isso. sentar num lugar bem confortável e concentrar. mas leia somente aquilo que fizer sentido pra você. isso por que o que vai adiantar você ler sobre assuntos que detesta se você não vai prestar atenção por que odeia o que está escrito. há alguns ainda que odeiam inclusive quem escreveu. mas esse não é o caso.

4º) Sempre que se deparar com uma  montanha de informação. atenha-se ao essencial. defina prioridades. identifique o que deve ser lido e aquilo que pode ser deixado de lado naquele momento.

5º) Se você estiver ansioso com alguma coisa e a leitura ficar com cara de tarefa chata não force a barra em ler o que não o motiva. deixe para ler depois quando bater uma curiosidade de aprender sobre aquilo. isso por que ler enquanto a sua cabeça vagueia e divaga por outros cantos é pura perda de tempo. você não fixará nada do que ler com a leitura.

 6º) Não leia devagar quase parando más também não não leia rápido demais isso prejudica a compreensão e o obriga a sempre voltar a reler insistentemente o mesmo parágrafo.

7º ) Não leia movimentando os olhos acompanhando palavra por palavra. esse é um exercício que cansa e não rende a leitura. tente ler abrangendo uma linha inteira por vez evitando o movimento dos olhos.

8º) Nunca leia algo por ler se quer aprender sobre aquilo. leia por que quer saber de algo, leia por que quer entender algo. acima de tudo, leia aquilo que tiver curiosidade de saber.

9º) Leia com atenção, pois, caso contrário você se desfocará completamente e não irá compreender a mensagem.

10º) Leia o texto compreendendo na primeira vez, não fique retomando os mesmos parágrafos sucessivamente. isso por que além de tornar a sua leitura chata. você também não irá compreender nada.

11º) Leia algo e tente resumir aquilo que leu com suas palavras. se conseguir lembrar de todas as idéias sozinho escreva-as. se não conseguir reestruture-as não coloque no papel desordenadamente.

12º) Leia para aprender. para isso interrompa a leitura entre um parágrafo e outro para fazer anotações. procurar palavras díficeis. enfim, escreva resumos. isso vai fazer o assunto se manter bem claro na sua memória.

13º) Sempre faça vocabulários das palavras desconhecidas, estrangeiras, literárias que você achar. veja o seu significado e jamais avance sem sabê-las. jamais pule as deixando que o contexto lhes dê o significado.

14º) Para se decidir sobre que livro comprar quando for a uma livraria. além do título, se não for de embalagem fechada, abra o sumário dele e esquadrinhe-o. se você gostar dos titulos compre se não gostar não compre. pois, será mais um livro que ficará juntando pó e você realmente não lerá.

15º) Não leia superficialmente. sempre faça resenhas. isso é importante. pois, você tem que fixar o conteúdo. aprender a ler significa absorver bem o conteúdo.

16º) Faça revisões periódicas daquilo que precisa ser armazenado em definitivo. mas se achar que leu e não compreendeu o conteúdo não leia e releia excessivamente um mesmo parágrafo. esse hábito com o tempo o tornará um leitor vagaroso.

17º) Para aprender a ler tenha metas a alcançar. você não terá motivação para se habituar a ler se for ler aquilo que não é útil.

18º) Ao final de cada texto não passe para o próximo sem antes tentar passar para o papel aquilo que aprendeu. mas se perceber que aquilo que escreveu está confuso ou mesmo que não se lembra de algumas coisas. não vá adiante revise as informações.

19º) Separe o material que você realmente precisa ler. reduza o excesso, ou seja, jogue fora aquilo que você não precisa ler agora. leia agora somente o que for necessário. pois, sem realizar esse controle. você acaba não lendo nem o que realmente precisa ler.

20º) Use o vocabulário de palavras desconhecidas que encontrou e não entendeu e memorize-o. utilize da próxima vez que for falar e incorpore essa palavra ao seu vocabulário. use no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...