terça-feira, maio 03, 2011

Como Falar em Público

      Quando surgir situações em que tiver que falar em público. não tema. não fique inseguro. não se desespere. pois, se você sabe o que vai falar, quem vai  te escutar, e tem bastante assunto pra debater durante a exposição. você está preparado e não há o que temer.

    Porém, se você não está preparado, e precisa falar de improviso, não demonstre insegurança jamais, fale mais pausadamente, repita a ultima coisa que disse com outras palavras como se tivesse dando mais ênfase a isso. e verá que o público nem vai notar que você está apavorado.

     Antes de mais nada, nessa hora respire corretamente. contraia o diafragma e solte cada palavra num ritmo, pois, se desembestar a falar sem ritmo ninguém irá compreender nada. e todos ficarão com cara de "não to entendendo nada, e pode apostar: essas expressões nas pessoas prejudicam completamente a concentração de quem precisa expor sobre algum assunto. mas aconselho a não confiar muito em improvisos. pois, até para se falar de improviso, geralmente, é preciso ensaiar muito bem para não sair nada errado.

ACREDITE EM VOCÊ QUANDO ESTIVER EM FRENTE AO PÚBLICO

   Jogar fora todo o tempo que você ensaiou com insegurança não adianta nada. se você não acreditar naquilo que você irá dizer. se você não se concentrar para convencer o público, como espera que eles acreditem em você. se você não transmitir segurança para os ouvintes. eles não vão lhe dar atenção. poderá inclusive começar um sai sai do ambiente indicando que a exposição está sendo chata.

     Quando estiver lá na frente sinta-se confiante, sinta-se um "sabe-tudo", e imagine uma seguinte situação " os que estão na sua frente não sabem nada sobre o assunto. ", isso mesmo, faça isto. mesmo que logo após venham as perguntas descabidas de quem sabe mas quer te colocar numa saia justa. pois, se estiver confiante a boca da pessoa cairá no chão por que ela verá que a estratégia para te derrubar não deu certo com você.

     Nada melhor do que demonstrar muito entusiasmo, determinação para falar. confie no seu treinamento. confie na sua intuição de quem é especialista no assunto que irá expôr. se você falar demonstrando emoção ficará mais fácil convencer as pessoas a aderirem o seu ponto de vista.

NÃO PENSE QUE ESTÁ ENTRE MUITAS PESSOAS, IMAGINE-SE ENTRE AMIGOS

     Quando você está entre seus amigos você não se embaraça para falar, nem gritar ou fazer qualquer gesto que for. então, use esse truque quando tiver que falar num evento. cumprimente os ouvintes saudando-os como amigos. isso vai gerar um clima de cordialidade. eles vão lhe responder e com isso você dá um tempo, antes de começar a entrar no assunto, para que baixe a adrenalina inicial. perca um pouco do seu tempo no início para controlar seus ãnimos, isso não vai te prejudicar no conteúdo mas vai fazer a diferença  na exposição com bastante espontaneidade. isso por que os primeiros segundos iniciais são os momentos em que a descarga de adrenalina no sangue são maiores, depois, tudo vai se acalmando. então, tenha conteudo para pelo menos iniciar. na hora da saudação, se houver uma mesa cumprimente todos um de cada vez, ou se não houver tempo cumprimente apenas um que representará os demais.

NUNCA SE ESQUEÇA QUE CADA SITUAÇÃO  EXIGE UM TIPO DE FORMALIDADE, ADEQUE-SE A ISSO.

     Ao cumprimentar as pessoas não cumprimente como se estivessem na rua. cumprimente de forma respeitosa, demonstre alegria em ter os convidados presentes. agradeça a presença de todos e jamais deixe transparecer que você  "não vai com a cara de alguém ". seja profissional, qualquer problema com alguém dali você vai resolver lá fora. encare a situação e não deixe que isso estrague o seu rendimento.


ENCARE O MEDO NORMALMENTE NÃO QUEIRA FUGIR DA SITUAÇÃO, USE O COMO ESTRATÉGIA PARA VENCER

    Mesmo que você já seja um orador experiente, é bem provável que toda vez que estiver em cima do palco ou na tribuna para falar com muitas pessoas o medo apareça. somos pessoas comuns e todas sem exceção precisam encarar o medo. mas, só a experiência lhe dirá qual a melhor maneira de conduzir uma exposição. o medo é apenas um limite. se você o vencer e não deixar ele te dominar. verá que ele não é tão ruim assim. o medo só aumenta a insegurança, controle o medo, se for preciso faça terapias para saber a melhor forma de acalmá-lo. pois, o medo é a porta que impede o seu sucesso, se conseguir passar por ele nada mais vai atrapalhar o sucesso da sua exposição.

    Os grandes oradores dominam o medo quando estão na tribuna, mas não estão livres do "branco", pois, a memória falha mesmo quando há alto indice de adrenalina no corpo. lembre-se que o medo causa desconforto, e seu corpo pode interpretá-lo como um grande perigo iminente e bloquear a informação que você precisa passar para os ouvintes. e se não controlar o medo os "brancos" podem se tornar frequentes.


CUIDADO COM O NERVOSISMO QUANDO ESTIVER FALANDO COM O PÚBLICO


    Ao se interagir com o público, tome cuidado com as construções de frases, com os raciocínios que faz, pois, qualquer circunstância imprevista pode fazer você perder todo o seu raciocínio. sempre tenha em mente palavras chaves para poder retornar ao assunto anterior com segurança. se não lembrar onde exatamente estava pode pedir ajuda a platéia, que se estiver prestando atenção, é bem provavel que alguém se lembrará. mas se não quiser pedir ajuda as pessoas. então, recorra ao uso das palavras chaves que facilitam muito a vida de um orador.

     Descontraia-se ao falar, mas não conte piadas, não faça chacota com algum conhecido seu que estiver na platéia. e resista a vontade tirar sarro de alguém por qualquer motivo que for. mesmo que a platéia o faça. não apóie essa postura.

      Procure relaxar o máximo que puder, sempre lembre-se de respirar fundo a cada vez que for iniciar um novo assunto. entre um tópico e outro desligue-se um pouco do papel que estiver nas mãos ou então do data show e posicione-se em frente as pessoas e procure olhar nos olhos de cada um.


DEMONSTRE TOTAL CONFIANÇA PELA SUA POSTURA

  Se você estiver calmo, relaxado, descontraído sua postura corporal demonstrará isso. por isso, vá para a tribuna confiante do que vai dizer. caminhe com passos seguros e olhando sempre para a frente. não caminhe olhando para o chão jamais. pois, isso quebra o contato visual com o público. pois, é neste momento que os oradores passam mais confiança para a platéia.


JAMAIS INVENTE OBSTÁCULOS E NEM OLHE PELO LADO PIOR DE TUDO

    Imagine que se você está ali para falar. e o povo está ali no horário marcado, sentado. pode ter certeza que vieram ali para te ouvir. se fosse para assistir a novela eles ficariam em casa. então, o unico motivo pelo qual você pode ter medo de comprometer nesse instante sua exposição é a fallta de profundidade no assunto.


EVITE GESTOS QUE AUMENTEM SUA INSEGURANÇA

      Se você for falar de pé  não segure o microfone deixe as mãos livres para segurar o papel para não voarem, e nem fique se apoiando sobre um dos pés. mantenha os dois pés firmes no chão. já,  se for falar sentado não fique balançando as pernas, pois, isso demonstra inquietação, e tenha uma boa postura . não fique arqueado nem quase caindo da cadeira.

     Evite gesticular com os braços de maneira excessiva. pois, isso irá tirar a concentração daqueles que te escutam. e farão com que eles passem a observar os seus gestos. e não prestarão 100% de atenção na sua mensagem. e sua exposição ficará comprometida.

ADAPTE A SUA VOZ AO AMBIENTE 

      Se for falar no microfone não grite use-o como se não estivesse com ele. pois, a função do microfone é ampliar a sua voz para que todos ouçam. além disso, muitas caixas de som devem ter sido instaladas no recinto. não é necessário berrar para que ninguém fique sem escutar.
      Modele sua voz conforme o eco que o ambiente faz, isto é, se o ambiente for uma sala pequena fale baixo, mas não sussurrando. no entanto, se estiverem num grande salão, deixe a voz a altura em que o ultimo la de tras possa ouvir.

    Mais do que se preocupar com a voz você também deve cuidar da respiração  e da sua diccção enquanto fala.. pois, as pessoas vão prestar atenção nas falhas de voz, vão se incomodar com seu timbre de voz melancolico, se você não falar alto de vez em quando. pois, ninguém aguenta alguém que fala monotamente, sem nenhuma palavra que se destaca da outra.

   

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...