quarta-feira, abril 27, 2011

Depressão


QUANDO A DEPRESSÃO ATACA!!!



    Analisando o fato de as pessoas terem tudo em suas mãos para ser feliz, uma vez que Deus deu-lhes o livre-arbítrio para poder escolher bem, e atrair somente o que é bom e melhor. então, porque será que há pessoas que vivem sempre tão tristes e deprimidas?
 
     Em primeiro lugar, eu sei que ha diversos fatores sociais, econômicos que contribuem para isso. isso por que o ser humano é assm mesmo, somente consegue ser realmente feliz na medida em que ele puder interagir de uma forma ampla com tudo aquilo que acontece no mundo a sua volta.

      Pois, o ser humano, tem uma fome, sede e desejo de aventura que é insaciável . mas, é  da essência do ser humano  querer chegar longe mesmo. porem, muitos não estão preparados para enfrentar os limites. e quando se depara com um limite, nem todos sabem administrar muito bem isso, então, a maioria quando chega a isso, cai no vazio, e se desespera diante da impossibilidade de querer ir mais adiante e não poder.

       o ser humano é tão ambicioso que dificilmente ele se contenta com pouco, quando tem tanta coisa a sua disposição. porém, caso não tenha nada, dá um jetinho. isso é marca registrada dos brasileiros. mas, se por outro lado, se estiver se banhando em ouro, diamantes, esmeraldas, pratas e  não houver por parte da pessoa uma manifestação de felicidade. se lhe faltar alegria e não houver qualquer sinal de mudança. e se esse estado for perturbador e permanente, aqui a doença  é clara. pois, é certo que o ser humano não está sadio se não houver disposição para fazer as coisas mais simples da vida como cuidar do seu próprio corpo. se não houver ãnimo para cuidar daquilo que é seu, e se deixar de lado coisas que sempre sonhou, deixar pra tras projetos novos de vida , ou mesmo não procurar manter aquilo que sempre gostou de fazer como se aquilo não o fizesse mais feliz. então, daí a doença é evidente.

      Ninguém adoece e fica deprimido por escolha própria. mais isso acontece por um descuido da pessoa. sim! um descuido, isso por que nossas emoções sempre nos alertam quando algo vai de mal a pior. afinal, isso não acontece de uma hora para outra. não! isso leva meses para ela se instalar. em geral, uma pessoa deprimida não pode sair do seu estado emocional a hora que quiser. poré m, as pessoas sadias que podem estar caminhando para essa doença podem reagir a ela a tempo e não deixar que ela se manifeste. isso por que na sua fase inicial apenas tomando alguns cuidados com as próprias emoções pode resolver.porém, isso não resolve quando ela ja estiver numa fase mais avançada, isso por que, nessa fase há perda significativa  do prazer de viver, e as dores da existência que culminam, já não mais habitam o corpo, mas penetram na alma. por isso, é que uma pessoa deprimida não sente vontade de fazer nada . pois, as dores emocionais impedem que o corpo responda aos estímulos sensoriais. justamente por que a pessoa deprimida já não possui forças e nem coragem para se movimentar. em geral, as pessoas deprimidas não se levantam nem da cama, e passam o dia todo amontoados nela. e não saem dela pra nada nem pra comer. acabam sendo desleixadas com sua própria higiene pessoal  e não procuram ter nenhuma espécie de atividade intelectual. percebe como a perda do sabor de viver é absoluto.ocorre um prático abandono da pessoa de si mesma.

      Quando as pessoas se deprimem, diante da dor ser insuportável, diante do sentimento de inutilidade que elas tem, surge um perigo na vida delas. sim! pois, quando uma pessoa chega a perder completamente o sentido da vida diante do sentimento de fracasso e decepções que lhe fizeram a alma adoecer, em meio a essse aglomerado de sensações surgem as ideias de acabar com a própria vida, pois, o desespero diante da dor leva o ser humano a pensar no suicídio. enfim, faz a pessoa achar que a solução para sua dor emocional existencial é o suicídio. mas isso é um engano, por que tirar a própria vida que Deus lhe deu é um ato de extemo sacríficio que não adianta nada. por que daí o sofrimento vai ficar na familia daquele que se foi e o sentimento de remorso vai bater por não ter havido uma vigilância mais acirrada na pessoa. tudo isso somente vai trazer mais dor e lástima para a vida de quem ficou. e quem se foi fica numa memória triste, deixa recordações amargas para se lembrar.

      É comum as pessoas deprimidas além de sofrerem por seus próprios conflitos pessoais. não controlar os sentimentos que tem e se deixar levar pelo sofrimento alheio, se unindo sua dor a dor alheia e não conseguindo separar. devido a pessima adminstração de sua própria vida sofrem a mais e se angustiam profundamente. pois, eles não tem proteção emocional e nem controle emocional suficente para impedir que isso aconteça. já nos relacionamentos que tem com as pessoa são perfeitas, educadas e legais, mas a falta de autoestima as leva se punir severamente.

     Lembre-se quando estiver frente a frente a uma pessoa deprimida que o desprezo não é o melhor remédio para se dar. pois, a depressão é o limite máximo em que a dor humana pode suportar.contudo, ela tem tratamento.

     Por isso, antes de condená-las se lembre que se pudessem escolher jamais iriam querer ficar nessa situação. e que os efeitos da doença a que eles são submetidos angustia, apavora e talvez possa até ser agonizante . isso por que, pode levar qualquer ser humano, seja ele sensível ou rude, a derramar lágrimas. pois, com a consequente perda do prazer de viver o ser humano não perde somente a vontade de fazer as coisas mas também a própria vontade de existir. o desãnimo lhe derruba, e retira, inclusive, o prazer sexual, ainda lhe deixando vulnerável a sofrer transtornos psicossomaticos gerando a insônia que lhe piora ainda mais o que já está lhe afligindo.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...