terça-feira, fevereiro 08, 2011

Felicidade: superar desafios que trazem limites

Ser feliz é uma decisão
      Sua e de mais ninguém


SUPERAÇÃO : A FELICIDADE É POSSÍVEL

        
         Superar desafios é vencer limites; quebrar obstáculos; derrubar todas as barreiras que nos são colocados em nossos caminhos com o objetivo de nos impedir de seguir em frente.

         Todos nós temos e contamos com uma grande força dentro de cada um de nós capaz de surpreender as pessoas. E se trata de um grande poder de superação. Que não o reconhecemos de imediato por que ele está preso junto a nossos sentimentos. Diante disso, o desconhecemos, e o desconhecemos justamente porque a vida nunca nos dá problemas exatamente na medida em que precisamos somente para testar a nossa capacidade máxima de superar desafios.

Descobrimos, às vezes, quando nos aventuramos por pura ousadia e teimosia de nossa parte quando nos permitimos “deixar” de se sentir vítima da situação, e criamos coragem para agir e enfrentar as dificuldades com a grande convicção de que vamos vencer.

E cada etapa, cada fase atravessada, e vencida. Sempre nos deixa tão felizes e surpresos que, muitas vezes, chegamos a ficar perplexos com a descoberta de nossa alta capacidade de superar nossas próprias limitações que possuímos. E quando vencemos, muitas vezes, nem acreditamos que tudo já passou. aliás, que passou e passou como um sonho ruim não volta jamais.     

Aliás, se a vida fosse assim cheia de testes desse tipo, e tivéssemos que estar o tempo todo a disposição da vida, para que fôssemos submetidos a ser testados além dos limites que estamos acostumados a chegar, simplesmente, para tornar consciente em nossa mente nosso ilimitado poder de superação, creio que muitas pessoas, devido a grande dificuldades que enfrentariam com certeza dariam sempre mais valor para as coisas que elas tem, conquistam e amam, pois, certamente ficaria muito mais difícil para elas manterem perto delas as coisas que amam, pois, as dificuldades sempre falariam mais alto para elas.

 Então, elas seriam obrigadas a estar sempre atentas e viveriam lutando o tempo todo para que essas coisas não escapassem de sua esfera de vigilância.

Pois é, e por desconhecemos esse poder de superação, nos recusamos, muitas vezes, a  enfrentar a vida e todas as artimanhas que ela proporciona com garra.

 Por que somos paralisados, sim! - paralisados pelo medo de agir. isso por que nós estamos tão acostumados a não enfrentar nossos medos, que, às vezes, somos completamente envolvidos por temores infundados que a princípio não apresentam nenhum perigo em potencial. Mas, se não abrirmos nossos olhos para “enxergarmos” isso, corremos o risco de nos acorrentarmos em “fantasmas” que só existem dentro da nossa imaginação.

Mas, se sabemos que são infundados, então por que insistimos em temê-los. por quê? - simplesmente pela total falta de orientação que tivemos na vida. Pois, não somos educados para aprender a ser feliz, mas sim, para sermos forçados a buscar ser feliz de qualquer modo.

Muitas vezes, somos até instigados por algumas pessoas a não seguir os nossos próprios sentimentos, temendo a decepção que pode vir ao confiar nas pessoas. mas não, o fato de se decepcionar com as pessoas não pode ser algo que nos deixe de querer lutar. pois, a decepção existe mas devemos contornar a situação e nunca se deixar cair. devemos sempre encontrar razões para lutar e não se conformar com ela. nem desistir de viver, pois, o mundo está cheio de pessoas que assim como você passam ou estão passando por isso, e por isso, olhe em volta, elas lhe serão excelentes companhias neste momento. isso é claro, se você não preferir ficar sozinho para atravessar esse momento. mas eu aconselho a não se submeter a solidão, pois, isso não vai ajudar em nada. e pode agravar mais a situação da decepção.

Vamos em frente,  pois bem, a verdade é que já somos especialistas desde crianças em “travar” diante das dificuldades por não compreendermos, que o medo quando não encarado da forma correta pode nos impor muito mais limites do que as próprias limitações impostas pela vida. Pois, o medo dispara em nós suas substâncias químicas que nos provocam sensações horríveis, além disso, nos esconde a realidade normal que está acontecendo.  e sendo tomados pelo medo ficamos paranóicos, sempre distorcendo cada vez mais as situações que nos acontecem. as vezes, as coisas nem são como pensamos, ou como o medo quer que pensemos que elas sejam. Isso por que o medo sempre desvia a nossa atenção para os pontos negativos dos nossos objetivos. ele é especialista em tirar nosso prazer com coisas boas, por que sempre nos atormenta nos dizendo ao nosso ouvido que elas não serão pra sempre e que um dia irão se acabar. o medo nos faz de fantoches, pois, ficamos completamente manipulados por ele e não sabemos como escapar depois que ele nos controla de verdade.

No entanto, apesar do medo ter a sua participação em nossas angustias, somos nós mesmos que sempre nos sentimos na perspectiva de estar enfrentando algumas terríveis situações. – pois é, nem sempre a culpa é somente dos acontecimentos que ocorrem na vida. isso por que, infelizmente, nós vivemos uma vida tão infeliz que sem querer acabamos achando que o mundo conspira contra nós, e que por azar estamos sempre a mercê de grandes problemas, dessa forma, ficamos sempre imaginando que nossa situação é “tão grave”, que inevitavelmente ficamos aterrorizados por qualquer situação que venha nos limitar.

Então, não conseguimos avançar, pois, sentimos interiormente como se fôssemos “destinados” a ser infeliz para sempre. Porém, isso não passa de um profundo drama que algumas pessoas fazem. e isso é a maior prova de que essas pessoas deixaram que o medo as manipulasse por que é isso que ele adora fazer as pessoas sentirem. ele adora ver que as coisas já fugiram do nosso controle. pois é aí que ele entra em ação, e é aí que ele mais vai ter poder sobre nós. pois, no momento do nosso desespero ele dá as ordens e nós as cumprimos sem querer.

As vezes, somos tão dramáticos, que a mínima “pedrinha” no sapato que sentimos, já é motivo para ficamos completamente decepcionados com a vida, e nos sentirmos totalmente irritados com isso. Afinal, sempre esperamos um caminho livre e sem obstáculos para atravessar e ser feliz. Mas é impossível crer nisso. Justamente, por que dificuldades servem para serem superadas.

E crendo na inexistência de obstáculos no caminho, muitas vezes, damos a cara a bater, mas é aí que nos enganamos e tudo isso por que quando batemos de frente com nossos medos, já se tornou tão comum, termos a atitude de “já de cara” fazermos questão de interpretarmos o como um grande perigo em potencial que está sempre prestes a nos atingir, que não conseguimos encontrar outra saída senão nos recolhermos e temer ainda mais.

Aliás, na maioria das vezes, somos levados a agir assim mesmo, principalmente, quando hesitamos em encarar a vida corajosamente, isso por que somos “forçados” a ir para a luta totalmente despreparados. Por que o medo pode paralisar, mas a vida sempre tende a continuar e precisa ser levada adiante. Dessa forma, se vivermos a vida deixando que ela nos “leve”, também somos impedidos de vencer. Por que não temos nada que nos dê um “chacoalhão” para acordarmos. E sem perceber acabamos transformando a vida mais ruim do que ela já é, quando nos falta bom senso para percebermos que “empurrar a vida com a barriga”, não adianta nada.

Ora, se estamos criando obstáculos para impedir nosso próprio progresso, isso é mais do que uma prova suficiente de que estamos agindo sempre em desfavor de nossas vontades. Repense suas atitudes, e perceba se vale a pena continuar levando as coisas sempre para esse lado. Por que você pode estar se desvalorizando, não se sentindo capaz. E talvez seja por isso que se sente tão inseguro para enfrentar a vida. Sempre observe a situação atentamente antes de agir, evite se rebaixar, muitas vezes, a situação nem era para tanto.

Porém, por mais que as pessoas não admitam é assim que elas agem. Aliás, é isso mesmo que fazemos, e quando agimos assim somos capazes de tornar mais difíceis as resoluções de nossos problemas, justamente por que fazemos questão de querer resolver os problemas sempre puxando pelo lado mais obscuro da situação.

São muitos os motivos, falta de coragem, falta de iniciativa, falta de determinação, a insegurança, a falta de confiança, a falta de fé, e principalmente, o medo.

Porém, entre todos os motivos, o medo, me parece ser o principal responsável por isso, pois, ele impede que encontremos uma solução mais facilmente justamente por que nos força a olhar a vida, os problemas, sempre pelo prisma da insegurança.

Mas na verdade, quando se fica inseguro, adquire-se sem querer um pouco de todos esses aspectos negativos na personalidade, o que nos faz sentirmos incapazes de dar conta de tudo. E a presença desses aspectos negativos na personalidade humana somente revela e nos vêm reforçar ainda mais o fato de que se essas pessoas agem assim é por que elas sofrem de baixa autoestima. Isso por que sentir medo é normal, o que não é normal é se entregar aos problemas por ausência de coragem. Tenha fé em si mesmo. Se desvalorizar seus próprios talentos e não confiar em si próprio, ninguém mais o fará isso por você.  


“DIZEM QUE DEUS SEMPRE DÁ O FRIO CONFORME O AGASALHO QUE AS PESSOAS TÉM, ENTÃO POR QUE  SERÁ QUE AS PESSOAS NÃO APRENDEM A CONFIAR  MAIS EM DEUS E PARAM DE SE ATORMENTAR POR SITUAÇÕES QUE JÁ ACONTECERAM E NÃO PODEM MAIS SEREM MUDADAS.”


         O que acontece é que quando as pessoas tem medo, e quando elas não exercem um controle, ainda que parcial sobre ele, elas se submetem a serem dominados por eles. E quando as pessoas são dominadas

        
A palavra chave é aceitar. Mas, aprender a viver com a limitação. Encontrar uma forma de viver feliz mesmo tendo dias de completa solidão por que não dá pra ser normal; é aprender a encarar as pessoas mesmo que elas possam não compreendam o sentimento que esteja sentindo, e lhe ofereçam compaixão. Entenda que elas gostariam de dar o mundo para que você não estivesse nessa situação. Mas não podem mudar a lógica da vida, apenas por que você não quer que elas sintam dó ou pena da sua situação.

Por não estarmos acostumados a enfrentar nossos receios no dia-a-dia é que dificilmente temos coragem de dizer “NÃO” aos nossos bloqueios, que, freqüentemente, nos impedem de dar a volta por cima e vencer nossos limites.

Superar desafios é não se deixar abater, nem se sentir derrotado ou impossibilitado de agir frente aos desafios, e principalmente, diante de qualquer situação que tente imperrar nosso ânimo de progredir na vida.

“VENCER LIMITES É NUNCA SE CONFORMAR COM A DERROTA, MAS LUTAR ESFORÇADAMENTE PARA SEMPRE CONSEGUIR GANHAR A GUERRA, APESAR DE, NUM PRIMEIRO MOMENTO, TER PERDIDO A BATALHA.”


         Superação é saber como “driblar” tudo aquilo que pode nos limitar. E declarar a vitória a qualquer custo, de qualquer maneira que for possível. Isso por que quando aprendemos ter superação para viver, é como se jogássemos nossos limites para escanteio em nossa vida. Com isso, nos tornamos fortes o suficiente, para não se conformar com a derrota, mas, estar sempre pronto para vencer qualquer obstáculo.

         A superação não nos permite o desânimo diante dos desafios que nos são constantemente trazidos pela vida. Por outro lado, também nos auxilia nos momentos mais importantes, em que precisamos de apoio, além de, nos transformar em seres humanos incríveis. Isso por que quando enfrentamos nossos medos com a “cara e coragem”, a fim de vencermos todos os nossos bloqueios, desse modo, colocamos um ponto final aos limites que a vida pode nos proporcionar. Afinal, não nascemos para viver e morrer com nossos limites, os limites existem, antes de tudo, para serem vencidos para termos a oportunidade de crescer.

         “A SUPERAÇÃO É UMA FORÇA QUE NÃO SABEMOS DE ONDE VÊM, MAS, QUANDO ELA SE MANIFESTA NOS PROPORCIONA TANTO ÂNIMO PARA VIVER QUE NENHUM DESAFIO PODE NOS IMPEDIR DE SER FELIZ, POIS, UMA VEZ VENCIDOS NÃO PODEM JAMAIS NOS LIMITAR NOVAMENTE.”
         Assim, supere seus medos, vença seus bloqueios, agindo assim, os limites que antes eram só empecilhos para seu sucesso pessoal, se transformarão em coragem, força, ânimo suficiente para lutar, e acima de tudo, para vencer.

“NÃO HÁ NADA QUE IMPEÇA O SER HUMANO DE VENCER QUANDO ESTÁ SUPERDOTADO E POSSESSO DE SUPERAÇÃO, POIS, QUEM POSSUI SUPERAÇÃO TEM ENERGIA E VONTADE SUFICIENTE PARA CONTORNAR AS DIFICULDADES DA VIDA.”

         Quando superamos nossos medos e vencemos nossos bloqueios que nos  impedem de termos coragem para permanecer firmes diante dos obstáculos, demonstramos a nós mesmos que somos capazes de pensarmos e agirmos certos de que nossos limites serão eliminados para sempre.

         Isso por que não há nada mais frustrante do que ter que conviver com nossos limites, e se não tivermos a mínima esperança de que eles possam ser superados de que vale viver a vida.

         Lembre-se: não há limites, obstáculos, desafios que não possam ser vencidos. Isso é claro, se houver superação. Pois, a capacidade de superação nos torna aptos a ser capaz de derrotar qualquer dificuldade que possamos ter.

         Porém, só poderemos alcançar a verdadeira felicidade, se admitirmos que dentro de cada um de nós, existe uma força tão grande e inexplicável  que nos torna capazes de lutar pela vitória. E pode se manifestar a qualquer momento que dela nos socorrermos. Basta que a desejemos. No entanto, alguns empecilhos podem impedir que nosso poder de superação se manifeste se estivermos com o coração aflito e a alma doente.

         Enquanto escrevia esse livro, me recordo que vi enquanto assistia na Televisão, mais especificamente, no programa do Ratinho, do SBT, um ótimo exemplo de superação: trata-se de um drama vivido por uma adolescente chamada “Daniely, que mora em Arapuá - SP.

E que com apenas 16 anos, já havia passado por uma grande prova de superação na vida. Logo após ter sofrido um grave acidente, a garota havia perdido seus dois membros superiores: os braços. 

Mas, tamanha era a força de vontade e a garra que a garota empreendia em procurar vencer seus limites que agora faziam parte da sua existência, que ela não se conformou em permanecer como uma inválida apesar de sua condição estar totalmente propícia para tal atitude. E mesmo imobilizada, lutou contra seus limites e hoje é capaz de levar uma vida praticamente normal igual a qualquer outra adolescente.

Pois, com muita garra, determinação, força de vontade e confiança em si mesma, ela decidiu treinar seus pés para lhe suprirem a grande falta que seus braços faziam. Vocês podem não acreditar, mas eu fiquei extremamente impressionado com a cena que presenciei. Fiquei completamente abismado com a grande facilidade que ela fazia determinadas coisas utilizando apenas os pés.

 Era de se deixar muita gente de “boca aberta”, e pensar que: quantas adolescentes da idade dela, mesmo tendo as duas mãos totalmente perfeitas sintam preguiça para fazer as coisas, que vale ressaltar, Daniely fazia mesmo sem ter nenhum dos braços. Aliás, as coisas surpreendentes que ela fazia ainda não param por aí não: foi impressionante também ver a facilidade com que ela manuseava uma colher com o pés. Não obstante, conseguia manusear a colher, além disso, ainda era capaz de conduzi-la até a sua própria boca na hora das refeições.

- Que Fantástico !!! - esse é um ótimo exemplo de superação. Feito sob medida para meu livro. É simplesmente um “show de bola”. Faz a nossa vida ser recompensadora saber que existem pessoas que dão um show de vontade de viver.

E pensar que os limites e as condições que a vida tinha proporcionado a ela seriam capazes de desanimar qualquer um de nós.

Pois é aí que vemos a grande vencedora, a grande batalhadora que ela é, pois, ela não se deixou abater diante das dificuldades. Contudo, ainda que ela tivesse se deixado abater um pouco no início, isso não teria tanta importância se depois ela soubesse como dar a volta por cima.

 E foi exatamente o que ocorreu, mesmo limitada e impossibilitada de andar, mesmo sentada numa cadeira de rodas, ela ainda encontrou motivos para viver, e principalmente, para ser ainda ser capaz de ser feliz.

Daniely porém, tinha um sonho de cursar uma faculdade, que o realizou por intermédio do próprio programa, que o ofereceu inteiramente grátis. Era um curso de nutricionista, numa grande e conceituada Universidade. Ganhou como presente pelo seu ótimo exemplo de superação que deu para milhões de telespectdores que assistiam o programa aquele dia.

         Por isso, não deixe que seus limites o transformem em um alguém que não sente prazer em viver. Encontre todos os dias de sua vida, razões para continuar vivendo. Acima de tudo, seja muito feliz. A vida é difícil, sim, mas está nas suas mãos a decisão para se conformar com a tristeza ou buscar pela alegria.

Lutar pela felicidade ou se entregar a infelicidade. Encontre tais razões que o farão a pessoa mais feliz do mundo, elas estão por aí o tempo todo, é só você realmente procurar, e jamais, se conformar com os limites e as condições precárias e insuficientes que a vida lhe proporcionar.

         Eis um segundo exemplo fantástico de superação: - trata-se de uma paulistana, que por ironia do destino, ficou paraplégica ao se envolver em um grave acidente. Seu nome é Caroline. Ainda jovem, com uma vida inteira para aproveitar.

Pois, era alegre, divertida, extrovertida, e sempre gostou de dançar, caminhar. Teve de experimentar uma das piores derrotas que a vida podia lhe proporcionar. Enfim, ela teve que passar por tudo aquilo que a maioria das pessoas tem medo de passar, tem cala-frios só de pensar.

 E sem nenhuma chance de escapar, teve que passar a conviver com essa limitação que a vida lhe trouxe, pois, ela era irreversível. Mas, você pensa que ela desistiu de viver quando sentiu a sensação de perder o chão, por ter que passar a se adaptar a conviver em sociedade, diante da situação que enfrentava? – não, ela simplesmente, não desistiu. Não desanimou. E olha que a situação dela chegou a ser desesperadora, por que, não obstante ela havia ficado paraplégica, teve ainda que suportar a dor da perda do seu próprio pai, que estava no mesmo acidente, e não teve a mesma chance de viver que ela teve. Morrendo no acidente em que somente ela sobreviveu.
        
         A força de vontade que Caroline encontrou para lutar pela vida, foi extraordinária, foi tamanha, que ela venceu muitas barreiras que tentaram impedir que ela levasse a vida o mais normal possível, pois, a acessibilidade no Brasil ainda é uma grande deficiência que nossos políticos ainda não resolveram.

         Enfim, os obstáculos que ela enfrentou não foram capazes de fazê-la sentir-se uma inútil, já que, quando tentou de qualquer modo de adaptar a vida em sociedade, ela descobriu, por intermédio de uma amiga sua que havia uma agência de modelos que estava agenciando garotas deficientes que tinham sonho de ser modelo.

Não é que ela se inscreveu e conseguiu fazer lindos Books e participar de desfiles!!!

Ela é uma vencedora! Conseguiu quebrar grandes tabus de que a deficiência é um limite que impede as pessoas de sonharem. No entanto, na verdade, podemos ver que a deficiência é um limite sim, mas que , faz nascer o preconceito nas pessoas, que não querem dar oportunidades, nem chances para que os deficientes provem sua grande capacidade.

Aliás, como prova de sua maior força de vontade para viver, crescer, que ela conseguiu encontrar o grande amor da sua vida. O Johnnatan, que mesmo nas condições que ela vive, se apaixonou por ela. E hoje eles são namorados há mais de dez anos.

Não podemos dizer que não hajam problemas entre eles e que por isso, é que eles são felizes. Pois, nos relacionamentos humanos é sempre comum  existirem muitas divergências, inclusive, até pela própria convivência de pessoas juntas num mesmo lugar. Bem como, as divergências que muitas famílias que se amam também enfrentam para permanecerem unidas. Mas, podemos dizer que há sim muito amor e compreensão entre eles, aliás, o senão o bastante, o suficiente para superá-los e contorná-los, pois, como “lição de vida” que encontramos nesse casal, é óbvio que pode ser um ótimo  paradigma a ser seguido para encontrar a felicidade nos relacionamentos.

 Além de, não restar dúvida quanto ao sentimento que cada um nutre pelo outro dentro de si mesmos, pois, é impossível não acreditar que o amor realmente exista dentro do coração deles, já que são extremamente capazes de prolongar a convivência harmoniosa durante a vida.

Não obstante superar limites é gostar de viver. por outro lado, superar limites para descobrir o amor que há escondido no fundo do coração das pessoas, é uma atitude que denota muita coragem. Além disso, saber mergulhar pelos olhos das pessoas para descobrir lá no fundo de suas almas, o grande amor que existe para ser compartilhado com elas é fascinante, pois assim, mergulhamos num imenso mar de sentimentos incríveis que somente  quando somos capazes de ver através dos olhos brilhantes das pessoas conseguimos sentir dentro do nosso coração a grande força que surge quando decidimos lutar, e não se entregar a dor.

Acima de tudo, aprender a superar limites é uma grande prova de amor quando aprendemos a cuidar, sem preconceito, nem dó ou vergonha das pessoas que a gente realmente ama.

Pois, proteger as pessoas que amamos não pode ser um sacrifício, antes, deve ser uma grande e maravilhosa fonte de alegria. Pois, cuidar e proteger as pessoas que amamos - essas atitudes são muito recompensadoras, e dignas de muita admiração pelas pessoas que estão observando nosso comportamento por fora. No entanto, ainda que elas sejam orgulhosas e não reconheçam expressamente. Não podemos esperar elogios pois estamos fazendo o que achamos certo e isso é o que mais importa.

Por outro lado, atitudes como estas - com certeza fazem o ser humano se sentir tão gratificado por ajudar, de forma que, nenhum dinheiro é capaz de retribuir a imensa bondade que um gesto como esse representa.

Contudo, o nosso maior problema tem consistido justamente nisso: na ajuda, pois, existem prós e contras que temos que correr o risco de acontecer – devido a isso, creio que nossa maior dificuldade tem sido em como encontrar uma maneira para fazer com que as pessoas se deixem ser cuidadas da maneira como se deve, sem que façamos com que elas se sintam inúteis, inválidas, imprestáveis ao nosso lado. Pois, para elas admitir que somos totalmente dependentes das outras pessoas nessa hora é quase impossível.

Caso contrário, elas poderão pensar ou se sentir que que estão sendo um peso, um fardo enorme e pesado de se carregar em nossas vidas, que ficarão tão entristecidas que não mais  encontrarão nenhum prazer em viver e desistirão de viver.

Assim, cabe exclusivamente a nós mesmos a obrigação de encontrar uma saída frente a uma situação como essas, pois, é dessa forma que provamos para nós mesmos nossa alta capacidade de ser criativos com nossos problemas.

Pois, o ser humano é dotado de criatividade, mas costuma utilizar para situações erradas. por outro lado, se direcionarmos a criatividade possuída pelo ser humano para as situações certas, quando bem explorada, ela  pode ser uma ótima fonte de beneficência e benevolência para com as pessoas que dependem de nós e que estão ao nosso redor contando com a nossa ajuda.

O autor
Fernando Almeida
Março/2010
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...