terça-feira, fevereiro 08, 2011

Felicidade: é esse caminho aqui ou aquele ali que nos leva até ela?

Ser feliz é uma decisão
        Sua e de mais ninguém 


OS CAMINHOS DA FELICIDADE PRECISAM SER PERCORRIDOS....


         Os caminhos que nos conduzem até a felicidade são os quaisquer caminhos que nos levem a sentir a força do amor presente em nossas vidas; os caminhos que nos conduzam a ter experiências inesperadas, ou mesmo as esperadas como quando queremos aprender a amar; mas principalmente, quando podemos amar e ser amados.

São os caminhos da amizade verdadeira; das vitórias comemoradas; da confiança em si mesmo e nos demais; a persistência em prosseguir mesmo quando tudo parece não nos levar a lugar algum, a princípio; os caminhos da disciplina que nos educam para a vida; da esperança de poder criar e/ou viver num mundo melhor; da perseverança em viver a vida como Deus nos guia e ilumina a cada dia com a sua luz divina e infinita.

         Todavia, para encontrarmos a felicidade, além de nos comprometermos com nós mesmos para poder seguir tais caminhos, além disso, sempre devemos ir mais adiante, ou seja, não se acomodar. E ir sempre muito além das situações atuais pelas quais nós passamos e vivemos no nosso dia-a-dia.


Pois, com o passar do tempo algumas pessoas se acomodam, fogem dos sonhos e temem ir a luta atrás da sua felicidade. Isso por que elas concentram suas energias e todo potencial criativo de idéias que tem, despejando suas satisfações precipitadamente no apego às coisas que jamais poderão trazer pra mais perto deles a felicidade que tanto esperam.

Ora, se buscar a felicidade nos impulsiona a sair da inércia que nós estamos acostumados a permanecer, claramente percebemos o quanto que viver acomodados é uma vida tosca que realmente não vale a pena. Isso por que lutar por uma vida que não traz satisfação não é viver feliz.

         Porém, perseguir a felicidade também não é botar a mala nas costas, pegar um avião ou, simplesmente,  pôr o pé na estrada e viajar sem destino por aí, ou mesmo, com destino a Hollywood, lugar onde se encontram muitos famosos; como atores e atrizes das telas de cinema; ou mesmo, para Las Vegas, que é um lugar onde há uma infinidade de jogos de azar que são totalmente legalizados e que os apostadores esbanjam muito dinheiro em questão de segundos com apostas altas, com o intuito apenas de se “torrar” grande parte do dinheiro conseguido na vida. as vezes, até com muito trabalho duro.

Aliás, quanto desperdício  vejo que há no gasto das energias que se perdeu para ganhar o dinheiro que obteve com trabalho, quando se resolve dar ao dinheiro conseguido com tanto sacrifício uma destinação como essa.

         Frequentemente, as pessoas confundem “aventurar”, no sentido de fazer grandes descobertas com “aventurar”, sair sem rumo por aí. Isso por que o que essas pessoas querem é se sentir livre, leve e solto; como um passarinho no céu. E por aspirarem esse tipo de liberdade. essas pessoas, na primeira oportunidade que elas têm já fazem as malas, sozinhas ou com alguém para lhe fazer companhia, e seguem alegres e contentes para diversos lugares do mundo a procura da felicidade.

Geralmente, essas pessoas quando se vêem com tanto dinheiro na mão, para elas é tão convidativo gastar que elas se sentem atraídas por viajar e por isso optam pelos lugares mais exuberantes e maravilhosos do planeta. Não abrem mão do luxo, e por isso pagam o que podem e as vezes até o que não podem para levar uma vida luxuosa durante essas viagens como se a felicidade delas se resumisse apenas nisto.

No entanto, como nem só de luxuosidade extravagante é que o ser humano consegue se “maquiar” para viver uma vida “ entre aspas ” feliz. Também há outras maneiras em que o homem consegue se “agarrar” quando o rumo perseguido por ele é a felicidade. No entanto, agindo assim, sem saber eles apenas limitam o alcance da felicidade que é amplo, restringindo à ao experimento de apenas alguns momentos que na verdade estão repletos de coisas supérfluas, que muitas pessoas não a têm, e simplesmente, não a fazem falta, e além de tudo, ainda conseguem ser realmente felizes.

Isso por que determinadas pessoas restringem a amplitude da felicidade resumindo ser feliz no fato de apenas buscar a satisfação da carne em prazeres como sexo, gastando dinheiro com prostitutas e garotas de programa para ter prazer; outros juram que encontram a felicidade pelo paladar, e se “derretem” de tanto prazer na degustação de comidas típicas de cada País em que passam; outros ficam fascinados durante a visita que fazem a grandes museus de monumentos que são raridades que nem pensam sequer em outras coisas, pois, pensam que há tanta coisa para se ver que não dá nem tempo para se pensar em outras coisas; há ainda aqueles que adoram encher as malas de bagagem com muitos “souveniers” para presentear as pessoas que amam, e há aqueles ainda que são tão apaixonados por fotografias e que não perdem uma chance de eternizar determinados momentos intitulados como inesquecíveis e que alegam merecer serem lembrados para a vida inteira.

Porém, perseguir a felicidade a meu ver, é muito mais do que isso, é simplesmente, se aventurar muitas vezes por caminhos diferentes que ainda não foram descobertos, mas que já existiam anteriormente e ninguém ainda havia encontrado, talvez, por falta de iniciativa de nossa parte. Inclusive, por falta de consciência de reconhecer as coisas que estão “na frente dos olhos” mas se ignora, isso por que, muitas vezes, somos movidos pela vida fácil, cômoda e sedentária, e estamos sempre vivendo no automático e não percebemos o que está ao nosso redor o tempo todo.

Às vezes, creio que pela grande falta de motivação que em determinados momentos sentimos, é que nós deixamos de lutar para ser diferentes; sempre cremos que não, más a meu ver está sim ao nosso alcance termos iniciativas que nos diferenciem do que todas as outras pessoas fazem; cabe a nós mesmos a missão de mostrar a autenticidade que temos esculpida na nossa personalidade, mostrando aos demais que as ideias que possuímos são originais.

         Muitas pessoas, não tem coragem de tomar a decisão para serem felizes, por que as falta esperança que realmente poderá encontrar a felicidade, acima de tudo, persistência suficiente para elas não desanimarem na caminhada, diante dos desafios que a vida nos oferece e que tentam nos impedir a todo momento de chegarmos até ela.

         Experimentamos a felicidade no amor quando sentimos que nossos sentimentos estão sendo plenamente correspondidos pela pessoa que amamos. De modo que a outra pessoa também, pode ter a mesma sensação quando sente que nós a correspondemos no sentimento que ela possui em relação a nós. Por outro lado, quando há o perfeito entronsamento entre as pessoas o amor se torna favorável para o relacionamento deslanchar, por isso, na medida que as pessoas se sentem confortáveis com os sentimentos que elas tem umas pelas outras, dizemos que é aí que o amor nasce dentro dos corações delas; é aí que aquela maravilhosa química rola. E quando o relacionamento é bom, ambas as pessoas que se amam, ficam completamente apaixonadas umas pelas outras, algumas delas chegam até a ter obsessão com tanta possessão que adquirem, mas, o que realmente importa é que elas são capazes de satisfazer completamente as expectativas um do outro enquanto estão unidos pelo sentimento do amor.

         Já nas relações de amizade, ser feliz é ter amigos leais a nosso lado, daqueles que sejam sempre nossos companheiros, que estejam a disposição para nos acompanhar pela vida inteira; que sejam capazes de nos dar força nos momentos de dor, sofrimento e angustias; que participem de nossos momentos de glória. Enfim, que estejam disponíveis para nos ouvir, nos aconselhar e para nos apoiar em todos os momentos em que precisamos deles, para tomar uma decisão importante.

         No entanto, embora não haja placas para indicar o caminho, nós sabemos que estamos no caminho certo para atingir a felicidade quando com nossas próprias decisões somos capazes de experimentar deliciosas sensações de alegria, euforia e contentamento. Por outro lado, sabemos que o caminho não é o certo quando ele nos deixa descontentes e desmotivados. Mas, o importante é perceber que, para atingirmos a nossa meta que é a conquista da verdadeira felicidade, não podemos desistir, pois, ventos contrários com intenção de nos derrubar virão a todo momento, por isso, devemos provar ter muita força de vontade, demonstrando assim que somos capazes de persistir, perseverar. Com a certeza de que, uma vez ultrapassado com segurança esses ventos fortes, com a convicção de termos permanecidos de pé, enfrentando a luta com muita coragem, quando vier a calmaria, sentiremos uma emoção gratificante pela conquista que alcançamos, e se não cairmos desse momento  em diante, podemos ter a certeza de que as vitórias que estavam reservadas para nós, desse momento em diante estarão todas garantidas.

Entretanto, para ser feliz algumas atitudes são necessárias como:

a) sempre demonstrar muita confiança nas pessoas;

b) procurar agir com segurança nas próprias atitudes que temos.


Pois, demonstrando que vê os demais como amigos e não como inimigos, adquirimos força para nos manter firmes e fortes na luta que há pela conquista da tão sonhada e desejada felicidade. Aprimore seus sentimentos para ser realmente feliz. Não podemos ser feliz só da boca pra fora. É preciso ser realmente feliz interiormente, ou seja, por dentro para a vida realmente valer a pena.

         Mas, não queira ser um herói assumindo pra si mesmo que quando desejar ser feliz, as vitórias virão facilmente.  Não! pois, se você estiver realmente decidido a vencer terá que enfrentar barras muito pesadas. Mas, não se preocupe, se sua força de vontade for grande, metade da luta já está garantida, a outra metade depende da sua confiança em si mesmo e nos demais. Assim, antes de qualquer coisa admita para si mesmo as grandes dificuldades que será necessário enfrentar para vencer, não pense que alcançar a felicidade vai ser “mamão com açúcar” por que não é.

Mas, não tema, tenha coragem, e aceite as dificuldades, pois, ela é uma excelente tarefa para exercitar a mente que precisa de muito treinamento consciente para não ser capaz de desistir logo na primeira tentativa. Isso por que, uma mente não treinada para resistir aos impulsos da desistência, vai se tornar impossível superar com facilidade os obstáculos do caminho, então, ficaremos frustrados, desanimaremos e desistiremos e experimentaremos o fracasso mais rápido.

E daí pode ser que desiludidos com a vida passemos a desacreditar na felicidade, e estaremos cada vez mais fadados ao fracasso se tentarmos agir como herói e não se preocupar com as dificuldades que virão pelo caminho. Não tente ser um herói, querer ser feliz sem decidir que direção seguirá, nem saber que passo dar é impossível. Aliás, a luta pela felicidade é exaustiva demais para não levar a sério a própria vida a ponto de não se importar com os seus próprios sentimentos que poderão sentirem-se enganados. pois, ser feliz pode ser fácil para os que já decidiram, mas, permanecerem firmes nessa decisão quando há alguma dúvida é impossível.

         Então, se você quer ser feliz, você deve seguir algumas regras: 1º deve seguir as etapas previstas neste livro desde o início até o final, pois, como você já deve ter percebido não adianta dizer: - serei feliz de hoje em diante. Pois, antes você precisa treinar suas emoções para que ela realmente seja capaz de produzir a sensação da alegria, faça sua parte apenas querendo ser feliz; pois, o nosso corpo já faz a parte dele produzindo uma substância incrível que nos provoca sensação de alegria, euforia e contentamento por si só, mas, para ativar a produção dessa substância dentro de nós, não podemos ficar sentados, parados, temos que nos exercitar e estar em movimento o tempo todo. Sem esquecer do poder que a própria luz solar possui para acelerar a produção dessa substancia em nosso organismo. Não é raro encontrarmos psiquiatras indicarem o exercício de caminhadas ao sol como medida de tentativas de evitar a depressão.

         Lembre-se: pular etapas significa adiantar o trajeto natural de aprendizado que cada fase representa. Logo, sem preparar as emoções para elas realmente reconhecerem o seu bem estar que deseja sentir; com certeza não dará nenhum resultado, pois, sem o estimulante natural da felicidade agir dentro de nós é impossível nos sentirmos felizes.

         Nunca mesmo tente agir como herói, essa tentativa pode lhe custar caro. Pois, de início você pode até sentir uma certa alegria, mas não se engane, ela é tão fugaz que os fracassos e as frustrações que estão escondidos por detrás delas poderão decepcioná-lo, por que ela é uma alegria que não tem raiz profunda que a dê oportunidade de crescimento, assim, com o tempo suas ramificações que dela nascerem serão sufocadas e não poderão se desenvolver por falta de base.

         Pois bem, muitas pessoas agem assim, dizem “aos quatro ventos” que “são felizes”, mas seus corações estão sempre entupidos de sentimentos ruins que constantemente roubam lhe a paz. Isso é querer ser herói, pois, a contradição que há entre suas vontades e a realidade que elas vivem é flagrante. E não conseguem esconder a fragilidade de suas emoções quando a infelicidade passa a ser maior que essa mentira que elas vivem tentando inventar para se enganar. Por isso, não tente se enganar, age certo aquele que quando diz que está feliz é capaz de ser transparente o suficiente para que as próprias pessoas ao redor percebam que a felicidade que ele experimenta é marcante.  Isso por que a verdadeira felicidade nos deixa de coração abertos para o amor, para as amizades que podemos conquistar, enfim, para viver a vida intensamente.

         Lembre-se: não queira agir como herói, pois, afirmar ser feliz quando não se é, pode deixar seqüelas pra sempre na sua personalidade, por que a decepção tarda mais não falha, e um dia ela acontece. E você tem talento suficiente para ser verdadeiramente feliz. Lute por isso.

Mas se você realmente se sente feliz, não se reprima, espalhe essa felicidade mundo afora, pois, espalhar a felicidade por onde passa pode atrair pessoas boas para sua companhia. Não se sujeite a ficar vulnerável a fracassos, decepções e frustrações sendo infeliz, isso por que com a felicidade por perto não há espaço para infelicidade. A escolha por uma automaticamente exclui a opção pela outra.

As vezes, as pessoas ao se verem diante de tantas decepções que experimentam, sentem-se incapazes de acreditar que as coisas realmente possam dar certo. Com isso, com o tempo chegam inclusive a ter dúvidas quanto ao caminho que elas escolhem. Mas, por via das dúvidas, não devemos nunca abrir mão daquilo que acreditamos no fundo da alma ser o melhor para nós, ainda que essa crença nos custe romper todas as barreiras necessárias, superar limites, simplesmente, por que é isso que na hora h, vai fazer a grande diferença em nossa vida. Isto é, vai demonstrar a grande força de vontade que tivemos de avançar e não recuar; vai demonstrar a grande capacidade de dar a volta por cima, superar os desafios e não se deixar abater frente as limitações e dificuldades que a vida nos  proporciona.

        

         O autor
Fernando Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...