terça-feira, fevereiro 08, 2011

Felicidade: encontrar meios de ter paciencia com as pessoas

Ser feliz é uma decisão
      Sua e de mais ninguém

CULTIVAR A PACIÊNCIA NO DIA-A-DIA

         A paciência é uma grande virtude que muitas pessoas ainda precisam conquistar. Pois, a nossa sociedade atual vive tão impaciente que deseja as coisas tudo “pra ontem”. Para elas, o tempo é tão demorado que elas não tem paciência para esperar nem mesmo uns poucos segundos. Pois, são segundos mas que se forem para esperar se tornam uma eternidade. 

      Muitas delas, se tiverem que esperar apenas alguns minutinhos a mais do que o previsto, já é motivo para irritação, que muitas vezes, gera um desconforto danado nas pessoas que convivem com a pessoa impaciente. Pois, é muito difícil suportar uma pessoa de pavio curto, aliás, como percebemos, as vezes, nem mesmo a própria pessoa se suporta de tão grossa que ela fica.

         As pessoas precisam conquistar a paciência para viver, pois, a vida é muito bela, para se desperdiçar com estados ansiosos e momentos inquietos, que nos trazem irritação.  aliás, a vida  é uma grande fonte de esperança para todos nós, por que se não tivéssemos esperança, o que estaríamos fazendo aqui no mundo. Pois, o tempo todo de nossa vida estamos esperando, esperando? Sim, esperando o dia em que Deus virá para nos levar e nos colocar num verdadeiro paraíso lá céu nos presenteando com a vida eterna.


         “A PACIÊNCIA, ALÉM DE SER UMA VIRTUDE, É TAMBÉM UMA DÁDIVA QUE RECEBEMOS DE DEUS NO MOMENTO OPORTUNO QUE DELA PRECISAMOS, MAS, PARA RECEBÊ-LA DEVEMOS PEDIR A DEUS QUE NOS CONCEDA TÃO GRANDE GRAÇA PARA ALIVIAR NOSSAS DORES DA ALMA. SÃO ELAS QUE NOS SUFOCAM DIANTE DA VIDA EXIGENTE QUE CADA UM DE NÓS TEM PARA COM NÓS MESMOS.”


         Quando conquistamos a paciência, as coisas que nos sufocavam, nos deixavam inquietos e irritados. Não podem mais nos incomodar, pois, adquirimos calma, paz de espírito que precisávamos para viver. Esse alívio vêm do alto, Deus é que nos envia quando precisamos, mas, as pessoas se esquecem que ter paciência não é só por alguns momentos, é pra vida inteira que elas tem que preservar o dom da graça que recebem, e o podem fazer através da meditação. Através da reflexão em que estabelecem um dialogo, no qual criam diariamente um contato direto com o Criador. Podem o fazer diariamente, mas elas somente o procuram quando já estão com o coração sufocado. 

         No dia em que aprenderem que na vida tudo tem um momento certo para acontecer, e que elas não podem fazer nada para mudar isso. Talvez, as pessoas possam aprender a ter paciência com as pessoas, principalmente com elas mesmas.

         Isso por que de nada adianta alimentar dentro de si uma irritação, que tende a cada dia que passa nos deixar cada vez mais irritados e de mau humor, diante das contrariedades e dificuldades da vida. Uma vez que, ficar irritado é a pior maneira de se tentar resolver um problema. Pois, acometidos deste estado não conseguiremos encontrar soluções para o problema; ao contrário, nos envolveremos cada vez mais em aflições que sempre nos deixarão inquietos, e na esperança de resolvermos os problemas rapidamente, agiremos sempre de forma ríspida com as pessoas. Então, mais tarde poderemos nos dar conta que magoamos profundamente as pessoas que estavam o tempo todo ao nosso lado dispostas a nos ajudar e as expulsamos com nossa raiva desmedida. Pois é, a verdade é agindo assim, teremos agido com intransigência com as pessoas e o nosso problema continuará sem solução.

         Porém, não é qualquer pessoa que consegue dominar a paciência, pois, mesmo as pessoas que se julgam pacientes também possuem momentos em que elas explodem; pois, ninguém é de ferro e as pessoas tem sentimentos. Dessa forma, quando se sentem ofendidos, dificilmente, alguém consegue se controlar por muito tempo, ainda que tente. Por isso, que ser paciente não é pra qualquer um, exige uma calma para agir; tranqüilidade, serenidade para falar; paz de espírito fora do comum para lidar com as pessoas, e num mundo estressado como o nosso, fica cada vez mais fora de cogitação ter paciência para a grande maioria das pessoas. Aliás, por mais que sejamos capazes de reconhecer que ela é necessária, nem sempre estamos dispostos a busca-la por que nos acostumamos a viver sob a pressão diária que não mais importamos com isso. Isso por que, no momento em que reconhecemos que a paciência nos falta, como ficamos de “pavio curto”, a tendência é que nos afastemos imediatamente das outras pessoas para que elas não nos incomodem. Sem dúvida, esse afastamento pode ser perigoso, pois, tenderemos a nos tornar pessoas rígidas, egoístas a ponto de não sabermos dar mais valor e nem ter consideração com as pessoas à nossa volta.

         Quando as pessoas percebem esse afastamento e não se importam com isso, não há o que temer, o problema surge quando esse comportamento nosso incomoda-las, pois, ao perceber que está sendo evitada, corre-se o risco dessas pessoas se sentirem rejeitadas, e tornarem se agressivas, e se voltarem contra nós. Diante disso, percebemos o quão importante é adotar o comportamento de cultivar a paciência no dia-a-dia. Pois, o bem estar geral da maioria das pessoas reside justamente no reconhecimento de que a conquista da paciência é tão primordial para a vida, quanto para o relacionamento entre as pessoas, isso por que, todo mundo se sente bem ao lado de quem tem paciência, e essa conquista propriamente dita depende muito mais da atitude individual de cada pessoa, do que ficarmos exigindo dos demais que eles tenham, mas não reconhecermos que precisamos ter paciência também com elas.

         Aliás, não há quem não queira ficar perto de uma pessoa paciente, não existe uma pessoa sequer que não seja capaz de admirar um gesto tão nobre e marcante como esse na personalidade das pessoas. Mas atenção: Mude a atitude mas não mude a personalidade, se não é da sua natureza ter paciência também não force a barra, vai ser pior pra todo mundo. Uma hora você vai explodir, por que essa é a tendência natural, e quando isso acontecer, coitado de quem está ao seu redor. Por isso, muito cuidado.

         No entanto, para as pessoas que nem que seja pelo menos um pouco de paciência, mas já tenha, vale a pena aprender a ter ainda mais paciência com as pessoas, pois, é incrível como uma simples mudança de atitude pode fazer com que grandes problemas, se transformem num insignificante “cisco”. Acredite, a paciência pode fazer com que seus relacionamentos com as pessoas vá em frente e dê certo. Porém, ter paciência não é dizer que “agüenta levar chumbo, mas, depois explodir por qualquer coisa”, esteja muito bem certo dessa decisão. Afinal, ter paciência é muito difícil mesmo, não é com conversa que se consegue levar adiante esse propósito, caso contrário, se não suportar depois pode piorar ainda mais os relacionamentos conturbados que já estava enfrentando anteriormente.

         Quem se propõe a ter paciência, deve estar disposto a levar adiante essa decisão demonstrando através de suas atitudes tal escolha que fez. Pois, a grande prova da paciência reside na grande capacidade de compreensão, entendimento, aceitação e principalmente, em saber como evitar as críticas que lançamos às pessoas quando não concordamos com elas. Assim, se não puder compartilhar suas opiniões com as opiniões das outras pessoas por que não concorda com o ponto de vista delas, tudo bem, mas não entre em discussão por causa disso, respeite as diferenças. O fato de você não concordar com o que o outro pensa não quer dizer que você está certo, nem mesmo que ele está, portanto, não entre em confronto. A atitude mais inteligente e segura é se manter alheio e resistir à tentação de querer impor o que pensa. Afinal, o outro não vai aceitar mesmo. Então, por que gastar energia “malhando ferro  quente em água fria”.

         Contudo, não se esqueça que paciência tem limite. Há situações em que não há como tolerar. Uma vez que não podemos confundir paciência com atitude passiva de não se defender e agüentar o que vier com medo de se impor quando necessário. É preciso impor respeito às nossas opiniões assim como respeitamos às dos demais, eles também, tem esse dever para respeitar, e se não respeitarem deve ser por que são teimosos, o que gera um grande problema por que se não cedermos pra melhorar a situação, a vida vira um pé de guerra que não acaba mais.

         Portanto, devemos sempre ter paciência, sim, mas tudo dentro do limite daquilo que pode ser tolerado, ou seja, desde que nada extrapole o convencional. Caso contrário, a impaciência pode gerar a irritação, que pode desgastar os relacionamentos das pessoas.


O autor
Fernando Almeida
Março/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...