sábado, janeiro 14, 2012

Você tem medo de ser você mesmo?


      Quantas pessoas assumem uma personalidade que não combina em nada com elas; e vivem uma vida fantasiosa que não condiz com o jeito de ser de cada um, apenas para serem aceitas pelos outros;  quantas pessoas estão por aí fazendo as vontades dos outros por que de alguma forma ou  outra, se tornaram dependentes umas das outras, ou por que talvez não acreditem em si mesmas.ou tem medo de assumir sua própria personalidade que Deus deu.

       Pense um pouco e responda pra si mesmo: "Será que ser quem não somos, ou fingir parecer aquilo que não somos apenas para agradar os outros vale a pena? " ; ou "será que não temos o direito de sermos quem somos e sermos aceitos assim mesmo da maneira que somos, sem tirar e nem pôr nada" .esse é um questionamento que me faço sempre. para ver realmente até onde vale a pena ir para ser bem aceito dentro de um grupo qualquer, ou para conseguir determinada amizade.

     Claro que temos esse direito de ser quem realmente somos, porém, se não fosse pelas nossas inseguranças, jamais nos submeteríamos aos comandos de uma outra pessoa para que ela nos diga o que devemos e o que não devemos fazer. 

        Devemos ser sempre a gente mesmo, em qualquer situação, mesmo com todos os nossos defeitos, com todas as nossas qualidades,  pois, sermos nós mesmos é algo que ninguém tem o direito de nos rebaixar por isso. afinal, cada um é livre para assumir aquilo que quer, sem precisar que os outros interfiram nisso.

          Talvez, o grande erro de quem humilha a si mesmo participando de certos tipos de grupos que sabe ser ruim. seja querer entrar a qualquer custo dentro desse lugar. porém, esse é um lugar onde as pessoas jamais deveriam pensar em entrar, se realmente levassem a sério seus próprios sentimentos. 

         Mas também, a culpa também encontre-se nos indivíduos que lideram esses grupinhos que desvalorizam as pessoas e que transformam o ser humano em marionetes de panos.  se pensassem realmente melhor, essas pessoas se manteriam longe, pois,  onde as pessoas são tratadas como bonecos feitos de pano e sem sentimentos, é impossível haver a felicidade ali.

           Mas se pensassem mais nos efeitos que as pessoas sofrem quando submetem os outros a esse tipo de tratamento, e soubessem o quanto elas podem ficar fragilizadas com determinados tipos de tratamento, e tivessem consciência do quanto elas podem se machucar quando se envolvem nesses tipos de situações talvez pensassem duas vezes na hora de submeter alguém a isso.

             Para mim, ser aceito pela maioria não pode ser motivo para que haja nossa própria permissão para que  os outros nos magoem. não precisamos deixar que nos humilhem para que possamos entrar para um determinado grupo.

            As pessoas não precisam ter nosso consentimento para que possam ferir profundamente nossos próprios sentimentos, apenas se permitirmos, elas já nos farão isso. por isso,  se nós mesmos não nos cuidarmos numa situação como essa. pode ter certeza, as outras pessoas jamais pensarão em nossos sentimentos, e pensarão apenas no que é bom e conveniente para elas mesmas.  então, se nós mesmos não nos respeitarmos jamais encontraremos quem nos respeite nossos sentimentos. 

             Não tenha medo de ser quem você é... você tem personalidade para suportar diferenças... você tem o que mais precisa para ser feliz, que é a sua capacidade de lutar para ser feliz. por isso, não entregue nas mãos dos outros a felicidade que você pode construir para si mesmo.  
 
             Não suporte que os outros escolham por você, apenas por que você sente medo de se impor.  pois, saber dizer  não quando necessário é a chave para ser sempre respeitado. e se precisar deixar de ser quem você é para ser aceito, tá na cara que o seu lugar não é ali no meio dessas pessoas. pois, quem é teu amigo  de verdade, vai te aceitar como você é... quem é realmente seu amigo não vai exigir que você seja quem você não é. vai fazer questão de ter você por inteiro, e não pela metade.

              Não há nada melhor do que ter personalidade própria e saber impor o nosso próprio ponto de vista. pois, querer agradar os outros com certeza é a chave para o nosso próprio fracasso, por que jamais agradaremos a todos com nosso jeito de ser. as pessoas são diferentes e todas esperam e desejam coisas diferentes da vida. sempre haverá alguem que vai te aceitar como você realmente é. então, por mais que se sinta tentado a forçar a barra e entrar para onde não te aceitam como realmente é. pense mil vezes se vai valer a pena antes. por experiência própria posso dizer que não vale. mas isso é você quem vai ter que descobrir sozinho se desvalorizar essas palavras.

          

         

4 comentários:

  1. Olá querido Fernando,

    Agradeço, desde já o seu bonito e sincero comentário.
    Ora vamos conversar: Li seu extenso texto, com atenção e, mais uma vez entra no psicológico.

    CADA UM TEM DE ASSUMIR A SUA PRÓPRIA PERSONALIDADE, desde que ela não intervenha na infelicidade e mau estar do outro.

    Ter personalidade, que eu chamarei fraterna é um dom, que Deus nos dá e com a qual deveremos ser muito felizes.
    Bom fim de semana.

    Beijos de muita luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Emília!!!


      Aprecio muito e tenho em estima nossa grande amizade e agradeço sempre pelas palavras de apoio que tens me dirigido, inclusive, quanto a receptividade em teu blog, que adoro ler.

      é de se estranhar minha carissima amiga, mas em pleno século XXI, há milhares de pessoas no mundo que sentem medo de se expressarem como devem. não se sabem se o que realmente as impede de se mostrar ao mundo é o medo ou passividade. as vezes, tem pessoas que sabem como agir mas se importam muito com as opiniões alheias. o temor muitas vezes versa sobre o que o outro pensa ou vai pensar. ora! não podemos agir assim, pois, se ficarmos o tempo todo com medo de sermos nós mesmos com medo de ser quem somos, nunca saberemos o que outro realmente pensa se ficarmos nos excluindo por medo do julgamento alheio.

      Tens razão, Deus realmente nos dá como dom gratuito a personalidade. as pessoas deveriam pensar mais em si mesmas, e criar coragem de lutar contra o que oprime nossos sentimentos. se expressar é a melhor forma de ser feliz que podemos encontrar.

      òtima semana pra você cara amiga...

      abraços e beijos

      Fernando

      Excluir
  2. Olá querido Fernando,

    Passando para te desejar uma semana com harmonia, paz e alegria.
    Meu comentário anterior está duplicado. Por favor, deixa ficar apenas um.

    Beijos e abraços de luz.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga Emilia!

    Já apaguei o comentário anterior duplicado...

    Tenha uma excelente semana abençoada cheia de graças de Deus para sua vida.


    Beijos e abraços

    Fernando

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...