sábado, novembro 26, 2011

Querer controlar os outros é o que impede o nosso progresso...


    Quando perdemos nosso precioso tempo tentando mudar os outros, sem saber, na verdade, estamos imperrando nossa própria capacidade de aprender a viver melhor. é sinistro imaginar que num mundo como o nosso ainda haja tantas pessoas achando que tem o poder de modificar a vida alheia com atitudes arrogantes, prepotentes e se sentindo melhor do que todo mundo quando consegue exercer qualquer tipo de poder ou pressão sobre o outro.

    Existe um grande obstáculo entre nossas vontades e as coisas que as outras pessoas gostam. pois, Deus na sua perfeição, fez cada ser humano unico a seu modo de viver.  e todo mundo por mais parecido que possa parecer um com o outro, sempre encontraremos particularidades que distinguirão cada pessoa da outra. é a beleza da unicidade humana que abrilhanta o planejamento de Deus para a criação do ser humano.

   Quando as pessoas querem interferir no comportamento das outras, não obstante, surgirão intrigas, e essas intrigas a meu ver, por mais humilhantes que possam ser, não são gratuitas, afinal, fazem muito errado mesmo aqueles que não respeitam o direito que o outro tem de viver conforme o seu pensamento, conforme o seu desejo individual que cada um tem. 

      Mas o desejo contínuo de mudar o outro é a praga mais absurda que cerca o comportamento do ser humano de hoje, pois, essa praga se alastra e ganha adeptos a cada dia que passa entre as pessoas tolas, aliás, esse sentimento é inoportuno por que as pessoas sem nenhum caráter se aproveitam as vezes de um momento de fraqueza do outro, ou de uma fraqueza pessoal das pessoas para comprometer o outro consigo, e assim compelirem a fazerem aquilo que não querem.  dessa forma, faz com que eles assumam algo que não querem na base da chantagem. 

      Não é nehum pouco digna a atitude de quem tem comportamentos maldosos assim. pois, mesmo que não trazendo nenhuma seqüela física para a pessoa envolvida, é uma atitude que compromete o emocional de cada pessoa que tem seu direito de ser quem ela realmente é violado. por que se vê numa situação em que perde seu direito de escolher o que é melhor para si mesmo.por que o outro se vê no direito de dominar suas próprias escolhas e querer controlar a vida alheia.

   Quando passamos o tempo todo concentrados em mudar o outro, nos esquecemos que o ponto chave para resolução dos nossos maiores problemas está em nós mesmos e não no outro. afinal, é em nosso próprio comportamento que detemos poder para fazer qualquer mudança necessária para melhorar a vida e os nossos relacionamentos com as pessoas. no outro não há qualquer possibilidade de haver uma mudança, a não ser que a própria pessoa resolva mudar. mas ainda assim , se a pessoa se decidir, não terá sido por influência nossa.

   Por isso, somos completamente responsáveis pelo nosso próprio comportamento. ja as atitudes alheias estão fora de contexto do nosso controle e precisamos respeitar que cada pessoa deve assumir sua própria vida e encarar ses problemas da forma como quiser. 

       Temos um ditado muito conhecido que diz: " As pessoas dizem que Deus deu a vida individual para que cada um cuidasse da sua...", mas é triste ver como tem muita gente que gasta horas bisbilhotando a vida alheia para fazer fofocas e criar intrigas entre elas. as vezes, irrita tanta petulância e pretensão de interferir em nossa vida a atitude de algumas pessoas, mas devemos ser coerentes em não brigar, Leila Navarro chama em seu livro: " Qual é o seu lugar no mundo" essa técnica de : "ser assertivo". ou seja, saiba dar a volta por cima sem querer dar o troco no outro.

      Lembre-se: não controlamos nem nosso próprio intestino, por que se contralassemos não teriámos desinteria as vezes, então, não podemos querer controlar a vida alheia achando que temos poder ou autorização para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...