quarta-feira, novembro 02, 2011

Cuidado com as suas atitudes! pois, as dos outros são projeções das nossas...


     Existem pessoas que acham que já nasceram irritadas e de pavio curto com o mundo e as pessoas, e vivem  num eterno confronto, sempre enfrentando todo mundo com ríspidez e descaso. algumas pessoas generalizam tanto dizendo que seu mau humor deve ser fruto da sua personalidade "geniosa", como se isso justificasse tratar os outros mal. pode reparar, pois, pessoas assim, o tempo todo estão mal humoradas e dando "chapuletadas" nos demais que se aproximam dela.

     Conheço uma frase assim: " tudo que não gostamos e odiamos no outro, é por que também temos isso cravado na nossa personalidade. "  pra mim, isso é completamente verdadeiro. eu mesmo já identifiquei várias vezes. eu mesmo já analisei e pude notar a existência daquilo que me afeta no outro na minha personalidade. e uma delas é a falta de paciência. é incrível como diversas vezes exigimos paciência dos outros, mas quando percebemos, estamos reagindo aos gritos com as pessoas.  dá pra acreditar nisso!

    A psicologia nos ensina que é normal ocorrer certas projeções em nossa vida. aliás, nossa vida é cercada de projeções por todos os lados. o tempo todo estamos cercados por projeções. e o fato de projetar no outro algo é que faz com que ajamos de certa forma que não entendemos por quê. 

    As vezes, essa projeção ocorre insconcientemente e nem percebemos que com extrema facilidade sempre estamos " copiando " as  atitudes dos outros. basta que sejamos tratados mal que já tendemos a querer " pagar na mesma moeda". basta receber uma injúria que já queremos "estar por cima" e "dar o troco". no final, acabamos sempre por não levar desaforo para casa, mas isso não acrescenta nada em nossa vida. isso só fará com que sempre afastemos as pessoas, por que nem sempre " somos felizes" em nossas atitudes com o fato de copiar o que o outro faz, isso por que ninguém trata alguém com desdém por prazer, ou pra humilhar alguém. somos nós que muitas vezes não reconhecemos o estado fragilizado que a pessoa está.

   Sei que há alguns casos extremos de pessoas que parecem "não ser humanas e cruéis em suas atitudes com os outros", mas aí é que tá, não podemos tratar mal essas pessoas, justamente, por que devemos reconhecer que elas precisam de ajuda. afinal, quando uma pessoa só recebe algo de ruim de alguém em suas relações, infelizmente, é só isso que ela pode oferecer. por isso, é nossa obrigação a partir do momento que identificamos isso, tentar fazer algo para reverter esse quadro. pois, gentileza gera gentileza. se alguém está tratando você mal, foi por que alguém a tratou mal primeiro. se você continuar, isso vai gerar um efeito dominó que atingirá muitas pessoas.

    Em nosso relacionamento com as pessoas, devemos aprender a ter mais alegria. não podemos ficar repassando tudo de ruim que recebemos do outro. para mudar esse triste episódio de ter recebido um tratamento mal, precisamos aprender a ser mais receptivos com as pessoas, independentemente de como elas nos tratarem. sei que isso é dificil, requer bastante equilíbrio e treino de nossa personalidade. mas é essencial aprender. pois, enquanto ficarmos neste "bumerangue" de atitudes ruins, certamente, do mesmo modo que tratamos alguém mal, com toda certeza, iremos ser tratados mal também.

      Dizer um "bom dia" bem caloroso para as pessoas pode ser o quebra-gelo de muitas carrancas de mau-humor. enquanto lembrarmos que as nossas atitudes sempre se refletirão no outro, poderemos viver bem, por que iremos tratar os outros da mesma forma como quisermos ser tratados.

     Consequentemente, disso podemos abstrair que tudo aquilo que odiamos no outro; tudo aquilo que nos afeta no outro, é por que tudo isso está mais presente em nossa realidade atual e corpo físico, do que pensamos estar. as projeções são ideais para termos consciência de que nossas atitudes precisam ser moderadas sempre. fazer aos outros exatamente como queremos que façam conosco.



     

    

4 comentários:

  1. Olá estimado Nando,

    Mais um texto para meditar, como sempre, ligado à parte psicológica de cada um de nós.
    Todos temos defeitos, é sabido, mas, nem sempre, aquilo que eu reprovo nos outros, quer dizer, que eu possua tal defeito, ou pratique o mesmo acto.
    Uma vezes coincide, outras não. Generalizar, aqui, não dá, Nando, acho eu.

    Não sabes fazer poemas? Era para variar. É apenas uma sugestão, claro.

    Continuação de bom feriado.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu blog! Já tô te seguindo! Venha me visitar também! http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga Emilia

    Tenho que justificar minha ausência mas a rotina de estudos mais acirrados tem dificultado minha estadia na internet. tenho acessado muito pouco.

    Agora, sobre o post: sabe! não quero que fique brava comigo: eu sei que cada um tem sua opinião. mas, eu insisto em lhe dizer que acredito que talvez tenha lhe passado despercebido na leitura de meu post acima a seguinte afirmação: "As vezes, essa projeção ocorre insconcientemente e ..." , portanto, eu justifico meu pensamento acreditando que nem mesmo você tenha se dado conta de que isso realmente possa ter acontecido alguma vez com você. mas, esclarecendo, acho que não necessariamente pode ter acontecido só com coisas negativas, as vezes, mesmo acom coisas positivas isso também pode ter acontecido.

    Com relação a sua sugestão amiga, eu tenho um pouco de medo de postar por que não domino muito a técnica e tenho medo de arriscar. sabe como é, perder visitantes por escrever coisas que não tenham fundo de verdade, ou que não façam sentido nenhum é muito ruim. eu já tentei fazer e fiz, por obséquio, uma vez. mas vou me acostumar primeiro com a ideia. quem sabe mais pra frente. mas de qualquer modo, Vlw pela sugestão.

    Abraços e beijos....


    Boa Noite... e um excelente restinho de quinta-feira.

    ResponderExcluir
  4. Olá cara amiga Elaine!

    Que bom saber que durante tua passagem por este blog algo tenha lhe chamado a atenção e tenha adorado. eu estou sempre colocando coisas de coração. meus pensamentos estão sempre em evidência em minha vida para o blog, quando não estou estudando. meu objetivo é surpreender sempre as pessoas que passarem por aqui para elas não só passarem uma unica vez, mas para que se sintam obcecadas em querer voltar! se você voltar. nem que seja uma unica vez, que bom, isso significa que estou atingindo meu objetivo. mas ter você como minha leitora assidua é um grande prazer. a decisão é sua!

    Claro que vou visitá-la sim....

    Tenha uma Boa noite.... e um excelente restinhu de quinta-feira pra você .

    Abraços e beijos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...