quinta-feira, novembro 17, 2011

Como funciona a pontuação dos karaokês e Videokês?


     Entre todas as pessoas sempre houve uma certa curiosidade de saber como é a forma que os karaokês pontuam.  Será que todo mundo que canta e ganha nota alta é bom cantor de verdade?

Vamos descobrir agora!


      Em primeiro lugar: em resposta a indagação do título:  na verdade, aqui é questão de puro bom senso né, pois, se você está vendo que alguém está indo as alturas na gritaria, sem emitir uma nota sequer na musica, causando  uma dissonância total e terrível aos ouvidos das pessoas. está  mais que claro como a pessoa não canta bem, mesmo que o karaokê/Videokê lhe dê uma pontuação alta.  As vezes, algumas pessoas levam tanto a sério as notas altas que recebem que acham que as outras pessoas são obrigadas a aturar tanta poluição sonora que elas emitem e ficam se achando!

Quais os critérios de pontuação dos karaokês/ Videokês? 

       A maioria dos aparelhos de DVD Karaokê/ Videokê levam em consideração diversos aspectos que já saem da fabrica padronizados para calcular. Um deles responsável pelo maior número de pontos é o ritmo.  Somente isso, justifica uma pessoa com voz tão exageradamente desafinada, feia e horrorosa ganhar uma nota alta no karaokê.  É, pode acreditar, pois, mesmo quem é cantor profissional, se escorregar no ritmo, a nota cai e fica lá em baixo, mesmo que cante afinado, tenha voz bonita e melodiosa.

Como funciona esse cálculo?

       É a existência de um software analisador de fonemas silábicas dentro do aparelho DVD, que avalia se a música está sendo cantada dentro do ritmo ou não. para o cálculo acontecer essa análise tem uma base para pontuar, é um sistema padronizado já definido pelo fabricante do DVD. em outras palavras, o DVD foi projetado para calcular quem não engole letras, quem canta respeitando pausas, quem respira corretamente.  ou seja,  pode se dizer que esse software possui a sensibilidade alta, e qualquer som emitido por fora  que seja captado no microfone mesmo que não seja a voz do cantor irá interferir na nota.

Como funciona o sistema atribuidor de pontos? 

     Os pontos podem ser calculados em diversos momentos da cantoria.  Levam em consideração diversos aspectos programados pelo fabricante do aparelho.  Mas essa nota não tem qualquer precisão para se atribuir a condição de bom cantor a ninguém. que isso fique bem claro!  Já que, o karaokê foi criado apenas para ser utilizado mais como diversão do que pra ser utilizado profissionalmente.   pois, os pontos são atribuídos a cada acertos que o cantor tem, de acordo com o que está programado para atribuir.  Nenhum aparelho  criado até hoje é capaz de avaliar um talento artístico na voz, até por que o canto é uma arte que envolve as emoções das pessoas. 

5 comentários:

  1. Oi estimado Fernando,

    Acredita, nem me vou pronunciar.
    Não entendo nada disso.
    Te desejo uma excelente noite.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga Emilia!

    Como vai? como passou o final de semana? bem? espero que sim!

    Tenha uma excelente noite de quinta bem alegre!

    Musica me fascina, pois, eu adoro musica, eu cantar, mas é uma pena que quando eu cante, eu não possa, eu não consiga agradar.

    beijos e abraços

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Olá estimado Nando,

    Passei para ver se havia novidades, mas ainda é cedo, eu sei.
    Hoje temos muito sol em Lisboa.
    Boa 6ª feira para ti.

    Beijos ensolarados de luz.

    ResponderExcluir
  4. OLá querida amiga Emilia

    É sempre bom ter suas visitas... sempre dando ideias pra colocar mais beleza a vida. um maravilhoso sol apareceu hoje por aqui também. e isso é muito bom, por que já faz tempo que nossas vidas estava meio nublada de cinzas. no dia a dia, as cores são estimulantes.

    Boa tarde para você por ai....


    Passando pra dizer que agora tem novidades no blog!


    beijos e abraços

    Fernando

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...