domingo, setembro 04, 2011

Viver ou existir?

  
   Vivemos num dilema diário entre: fazer as coisas de qualquer jeito ou nos esforçar para fazer algo mais criativo. mostrar ao mundo nossa melhor parte todos os dias, ou esconder o que temos de melhor e nos acostumar com uma mediocridade fora do comum que temos de vez em quando, quando certos pensamentos negativos nos rondam.

   A cada dia que passa, em nossos pensamentos uma unica coisa temos certeza: que um dia nascemos e que um outro dia, que espero que esteja muito longe vamos morrer. mas e nesse intervalo, o que fazemos da nossa vida? - será que estamos fazendo ela valer a pena cada segundo que respiramos. ou será que estamos desperdiçando preciosos momentos com coisas sem sentido que não acrescentam nada pra nossa vida.

     De cada situação da vida que passamos, se prestarmos atenção podemos extrair  boas experiências. viver é ter o mundo nas mãos e saber como usufruir de tudo o que ele nos oferece com sabedoria e inteligência; é ter tudo a nossa disposição para ser feliz e saber o que fazer para realmente ser. já, existir é fazer de nossos dias uma intensa corrida para atingir algo que não vai nos realizar. existir é você se contentar com bem menos daquilo que você pode ter; é você ter capacidade para ter 100 e contentar-se com 50 e conseguir apenas 20, e achar que ainda saiu no lucro.

     Viver é ser o engenheiro que programa cada passo em direção ao lucro. mas o lucro emocional, não o lucro econômico. pois, de que adianta você nadar em dinheiros e ser pobre espiritualmente?, se você é um daqueles que conseguiu realizar tudo com o dinheiro e já não sente mais satisfação em viver. indico lhe que você está precisando aprender a viver de verdade, e saber como resgatar  em sua vida o gosto pelas coisas simples que não é preciso ter muito dinheiro para sentir.

     Existir é ser um empresário, mais um profissional de uma empresa que está indo à falência, que de tanto insistir em não renovar as atividades de trabalho para acompanhar as tendências de mercado, já está fadado ao fracasso. até quando vai continuar tendo os mesmos hábitos e não ser coerente com as mudanças?; é preciso abrir os olhos para perceber que fazer as coisas fáceis vai tirar o gosto pela dificuldade de enfrentar o que precisa ser feito. já fazendo as coisas mais dificeis, pode ser mais complicado, mas é a sua personalidade que perceberá a diferença. assim, você não se acostumará com aquilo que é mais cômodo e terá sempre curiosidade para ser ou ter mais do que pode.

     Há muitas pessoas que não se preocupam em viver realmente a vida como ela deve ser vivida. esquecem-se de si mesmas por que põem as suas expectativas de vida nos outros. esperam que os outros mostrem coisas que as tornem felizes, quando elas são grande fonte de alegria dentro de si e não sabem disso.

     Quem "vive" luta todos os dias para mudar a vida para melhor e no fim sempre consegue mais do que queria. mas quem somente "existe" luta para sair da solidão, continua a afundar no marasmo e não consegue nunca sair dali. quem "vive" tem sonhos para realizar e realiza-os todos, mas quem apenas "existe" mata todos os sonhos que um dia teve, pela inércia que sua vida costuma ter, pois, só aprendeu a ser uma estátua de ferro que toma chuva, por que fica tão enferrujado que não tem ânimo para nada.

      Viver ou existir é uma questão que deve ser decidida no dia-a-dia. pois, a vida é um palco em que os atores estão sempre em cena.  "vivem" os protagonistas, ou personagens principais e "existem" os figurantes, ou personagens secundários.  e  nessa trama, entre os papéis de viver ou existir quem tem melhor "status" é sempre aquele mais esperto que sabe a diferença entre ser ótimo e mais ou menos.

      Não existe meio termo, se você quer ser feliz e aproveitar bem a vida, é oito ou oitenta. terá que viver realmente como tal e buscar metas para atingir esse objetivo, caso contrário, você correrá o risco de ser banido  para sempre do palco da sua vida, e ficará plantado na platéia das inseguranças por que não consegue achar o seu verdadeiro lugar no mundo.



    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...