terça-feira, agosto 02, 2011

Dislexia: uma dificuldade de se expressar com aprendizado diferenciado

   Diferente do que a maioria das pessoas pensam.  dislexia não significa que uma pessoa não possa ser inteligente. mas, as vezes, a dislexia pode ser confundida por alguns pais com preguiça, falta de vontade e desinteresse por parte do filho. mas na verdade, é errado afirmar que portadores de dislexia sejam preguiçosos e desmotivados. pois, muitos disléxicos muito conhecidos:  tal como Albert Ainsten, embora, ele não demonstrasse assim uma inteligência a nível do seu Q.I. sabemos que ele foi o responsável pela teoria da relatividade. enfim, é certo que disléxicos podem ser gênios, mesmo que eles não saibam como expressar-se. e superar essa dificuldade pode ajudar  bastante nesse aprendizado.

    Em recente entrevista ao ratinho, no programa dele, no SBT ( dia 25 de Agosto de 2011). a tão amável, e delicada professora Helena ( Gabriela Rivero) diretamente do México, de Carrossel disse que o próprio Roberto Bolaños, o criador do Chaves e Chapolin Colorado, era disléxico e mesmo assim, se tornou uma figura exemplar na teledramaturgia. e isso somente comprova que dislexia não é empecilho para inteligência.


    O QUE É A DISLEXIA?

   A dislexia é uma dificuldade que acomete seus portadores, dificuldade esta que  impede que os individuos tenham uma boa concentração, prejudicando assim a leitura, a escrita e os estudos. geralmente, disléxicos tem diferentes formas de percepção da realidade. enquanto alguns aprendem mais visualmente, outros têm mais facilidade na  forma auditiva.  mais isso não significa que eles não sejam inteligentes. é preciso que se diga também que dislexia não significa que haja um problema na sua forma de interpretar a realidade, mas que é preciso aceitar a diferença. isso por que cada um tem o seu jeito de ser e não é por que o outro tem dislexia que não deve ser tratado como uma pessoa normal. até por que a dislexia não o transforma numa pessoa incapaz, mas sim  ele não é  completamente capaz de se expressar por uma dificuldade motora.

     Embora, a dislexia seja irreversível, com acompanhamento psicológico  profissional, terapia, os efeitos dela podem ser amenizados durante o tratamento. é imprescindivel que se identifique a dislexia, pois, ela nada tem a ver com desinteresse, falta de motivação. alguns pais, quando não percebem que os problemas que o filho passa não são fruto de sua preguiça. podem tornar a situação mais grave. pois, o filho pode não entender que ele não é o problema e mesmo assim se sinta culpado . por fim, isso pode fazer com que ele perca sua autoestima, e se autoafirme ser atrasado, e principalmente, se identifique como "burro". e se julge diferente dos outros que podem o hostilizar por isso.


   COMO IDENTIFICAR UM DISLÉXICO?

      É comum alguns DISLÉXICOS apresentarem dificuldade de percepção com a memória visual e não assimilar soletrações ou mesmo palavras inteiras. em geral, um disléxico, pode escrever, por exemplo, trouxe, assim: "trouce". ou mesmo, quando vai escrever pato, costuma se confundir e trocar a letra "p" por "b" e escreve bato, mas, jura de pé junto que escreveu "pato". isso vai ainda mais longe, alguns escrevem de forma tão estranha que não se é possível identificar as palavras. pode ter dificuldade com separação de palavras, pode escrever palavras que tenham grafia separadas junto e separar aquelas que deveriam ser unidas.

      Talvez, a grande dificuldade em se identificar um disléxico seja quando não haja por parte dos pais um acompanhamento da vida escolar dos filhos. pois, algumas dificuldades flagrantes são visivelmente percebidas pelos pais se pelo menos observarem uma ou algumas vezes seus filhos fazerem uma leitura de um livro ou interpretar um texto. acompanhe a vida escolar de seu filho e sugira um estudo junto com ele e proponha ajudá-lo a fazer as tarefas. assim, qualquer dificuldade que ele demonstrar no sentido de ser um disléxico tendo conhecimento disso somente aí você poderá ajudá-lo.

        Faça isso: na hora dos estudos, ou quando ele for fazer a tarefa de escola, sente-se com ele e observe-o. se ele questionar seu comportamento, diga que quer ajudá-lo. 

       

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...