sábado, junho 11, 2011

Pensar é uma arte

    Pensar é uma arte no qual nunca ninguém nos ensina a sua prática senão por meio da educação. mas ainda assim, a educação que hoje temos está falida e não forma pensadores. isso por que  a educação de hoje não forma questionadores, a educação não habilita pessoas a serem críticas. 

     Sendo assim, entendo que, há uma grande falha na educação em não estimular nos indivíduos a arte de pensar corretamente. afinal, como diz Pascal Ide em sua obra " a arte de pensar", todos somos inteligentes e já nascemos com a inteligência. mas infelizmente, não viemos ao mundo com um manual de instruções que nos permitisse aprender a manipular corretamente nossos próprios pensamentos.

       Pois, é condição de sobrevivência aprender a utilizar o pensamento, pois, aqueles que em nada opinam e não tem uma opinião formada sobre um determinado assunto com certeza serão excluídos de grandes grupos que tenham interesses em escancarar os conhecimentos que obtiveram. aliás, quando não são deixados de lado pelas pessoas, a própria condição em que a pessoa se encontra de aceitar tudo por ser ignorante, no sentido de desconhecer as coisas vai afastando a pessoa do meio dos outros por que a preguiça mental vai estimulando a pessoa a fugir dessas situações.

      Por outro lado, se comparássemos o homem a um veículo, ainda segundo Pascal Ide, em termos de aprender a pensar poderíamos dizer que o homem com toda a inteligência que tem, ainda assim, não pensando corretamente não chega a usar 10% de todo o potencial do seu cérebro. é como se estivessemos a bordo de um carro com cinco ou seis marchas e relutássemos em andar somente em primeira.e por isso, o homem que não pensa corretamente seja por que não aprendeu, não quer aprender ou tem preguiça de buscar esse aprendizado está sempre se "arrastando" na arte de viver. mais isso é um outro assunto para outro post. por enquanto vamos nos concentrar primeiro na arte de pensar. 

        Não obstante a falha da educação em não formar indivíduos críticos, ela ainda carece de estrutura para suportar o sistema atual que apesar de estar comprometido, está o tempo todo sendo maquiada a verdadeira situação por que a condição real e absoluta que ela se encontra é desconhecida , ou melhor, ignorada por aqueles que poderiam dar melhor suporte para ela. isto é, o governo. pois, é fácil exigir que criança esteja na escola apenas para que não fique brincando, ou trabalhando nas ruas. mas onde estão os professores qualificados que condizem com as necessidades de crianças e jovens em cada fase dos alunos.

      O governo, as vezes,  parece que está muito mais preocupado com a publicidade que envolve a educação do que com a própria educação em si. pois, ele gasta dinheiros altos com publicidade mas ainda há escolas que funcionam inadequadamente por falta de repasse de recursos. há lugares então que nem a merenda escolar está chegando. mais isso, é só pra escancarar um pouco as condições da educação. como uma espécie de protesto mesmo. mas não podemos desviar do nosso tema.

       Pois bem, aprender a pensar é tão importante que como já mencionado anteriormente as escolas deveriam estar mais preocupadas em fazer o aluno pensar, raciocinar do que o transformarem numa máquina que mecânicamente vai copiando textos que ao longo do tempo serão completamente esquecidos. pois, não aprendendo a pensar e a raciocinar sobre um determinado assunto. sinceramente, eu tenho certeza que é isso que vai acontecer.

       Infelizmente, ir para a escola e agir como uma máquina que tem a função de copiar o máximo de informações, mas sem se preocupar em absorvê-las, quando fazem isso, as pessoas vão limitando seu conhecimento a um determinado conceito. e ficam ignorantes a muita coisa. pois, sabemos que as coisas não são assim. isso  por que tanto o conhecimento como a informação fazem parte de um leque que você abre e suas ramificações vão se expandindo ilimitadamente.

        Aliás, muitas áreas de uma determinada disciplina por causa disso vão se enraizando e chegam até a se confundir se o aluno olhar para um determinado tema apenas com uma visão limitada e souber apenas um conceito sobre uma determinada situação.  isso por que a linha que separa determinados temas é extremamente tênue, ou seja, o divisor de águas de cada uma dessas disciplinas é bem restrito. o que ocasiona a falta de compreensão diante da visão limitada que esse aluno teve.

        Por isso, pensar é uma arte. pois, expande nossos horizontes e não nos deixa limitados a uma só definição de uma coisa. pensar corretamente nos transforma em pessoas cultas. pensar corretamente nos abre caminhos para libertar a inteligência que há dentro de nossa personalidade. por isso, Universidades deveriam estimular os estudantes a pensarem. mas não há um sequer curso que enfrente este tema. não há um sequer curso que procure transformar os estudantes em críticos da nossa realidade atual. mas críticos de iniciativa para mudar o mundo com a expansão da visão da vida que o pensamento correto proporciona.



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...