domingo, abril 24, 2011

O ressentimento não compensa... perdoar é a melhor opção

    Sei que todos sabem o que é ou pelo menos tem noção do que seja por que creio que todas as pessoas já experimentaram sentir isso alguma vez. o ressentimento é um dos aspectos negativos que nossos sentimentos possuem. o ressentimento é um estado emocional em que as pessoas insistem em reviver. é aquela mágoa que as pessoas causam uma nas outras e depois a outra não consegue esquecer os reflexos negativos que aquela mágoa causou.

     O ressentimento é o ato de insistir em alimentar mágoas que já deveriam ter sido esquecidas.  consiste no fato de ficar remoendo aquilo por muito tempo dentro de si. muitas pessoas contaminam seu coração com ódio, raiva e rancor que sentem por que não conseguem ter poder de perdoar aqueles que lhe fizeram algum mal, ou não lhe trataram com o devido respeito. não sabem que "ruminar" essas experiências negativas dentro do coração não vai fazer a pessoa se sentir ruim ou mal por isso. mas o ressentimento é uma espécie de "compensação" que as pessoas criam com a intenção de tornar mais suportável o fato de não saber lidar com essas situações.  e fazendo isso, estendem os efeitos da mágoa causada por muito tempo.

     É incrível mas a briga com alguma pessoa dura apenas alguns segundos, alguns minutos, mas as pessoas não são capazes de perdoar, mas são especialistas em se ressentir, e deixar aquele sentimento guardado por muito tempo, as vezes, vários anos, e tem pessoa que leva isso pro resto da vida. e por que isso acontece? , acontece que prolongamos esse sentimento justamente por que nos sentimos incapazes de administrar esse sentimento ruim. e a partir dessa incapacidade que demonstramos o ódio, a raiva, a ira passa a ser constante em nossa vida. e na medida que nos sentimos incapazes de lidar com isso vamos sempre acumulando dentro de nós, dia após dia mais e mais dessas sensações horríveis.

      Para alguns cujo pecado da luxuria é tão evidente em sua lista de defeitos, sei que é muito mais facil se orgulhar e virar a cara para a pessoa do que ter que "se rebaixar" e pedir perdão. assim como temos notado o quanto  é dificil para algumas pessoas pedir perdão?.

      Portanto, se você não se entendeu bem com as pessoas, dizem os especialistas que o que mais covém é pedir perdão mesmo, do que entrar para lista dos que podem estar com doenças psicossomáticas mais tarde apenas por que não conseguem dominar seus sentimentos.

       E sobre isso, entendem alguns psicanalistas que a atitude mais inteligente a se ter frente a pessoas que nos casam algum dissabor é perdoar. dizem eles que é muito mais fácil perdoar-mos quem nos ofendeu do que nos sujeitarmos a adquirir uma doença  de enfarte a câncer. mas, infelizmente, as pessoas não vêem por esse lado sempre. geralmente, somente depois de que seu organismo já está completamete debilitado é que elas percebem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...