quinta-feira, março 31, 2011

Timidez - um comportamento que exclui as pessoas

     As pessoas vivem um tempo de inclusão social. um tempo em que elas buscam se interagir cada vez mais com os outros. porém, quando falo "as pessoas" me refiro apenas às pessoas extrovertidas. e não é que eu esteja excluindo-as, deixando-as de lado por querer. assim digo por que infelizmente essa é a mais pura realidade que enfrentamos. e esse distanciamento das pessoas umas com as outras deriva justamente do fato em que algumas pessoas são tímidas. isto é, nascem com pre-disposição a ter esse comportamento. ou mesmo, aderem esse comportamento na passagem da infância para a adolescência.

      Não podemos conceituar a timidez como uma doença. isso por que ela não é motivo pra ninguém sair por aí se entupindo de remédios. a timidez é um limite da personalidade. a timidez é uma forma dos individuos se esconderem daquilo que mais geram medo em seus corações. pois, a timidez força as pessoas a levar uma vida anti-social diante das outras pessoas. a timidez faz as pessoas aproveitarem  bem menos daquilo que  elas tem para usufruir.

     A timidez pode ser um mecanismo de defesa que as pessoas aderem quando sabem que algo pode não sair como previsto. e revestindo-se da timidez elas sabem que podem esconder seus maiores sentimentos antes de realmente conhecer alguém.  o problema é que passaremos uma imagem se não nos apresentarmos. e com certeza não serão das melhores, pois, as pessoas que não conhecem a gente podem nos julgar como pessoas antipáticas, devido ao silêncio e ao distanciamento comum que as pessoas preferem ao invés de se relacionarem com os outros.

      Timidez não é vergonha. mas deixar despercebido oportunidades incríveis apenas por não saber como se aproximar dos outros é frustrante. ninguém pode deixar de dizer: - hoje eu preciso de você do meu lado!,  apenas por que não se sente capaz de expressar suas emoções e ideias para os outros com naturalidade. algumas emoções, alguns sentimentos, podem muito bem serem disfarçados. a timidez não, pois, as pessoas conhecem quando as outras tentam disfarçá-la por que o sinal mais evidente de que alguem tenta disfarçar a timidez é tentar falar mais rápido quando o normal da pessoa é uma voz leve, suave, fina, quase sussurrada. além disso, a expressão avermelhada das maçãs do rosto não deixam esconder a timidez quando um indivíduo quer sair correndo do lugar onde está.

      Embora, exista pre-disposição genética no nosso DNA para sermos tímidos ou não, é certo que a timidez não pode ser um limite que vá nos imperrar. não!, a timidez deve ser encarada como uma forma de tentar ser e agir com precaução, o que impedirá que as pessoas impulsivas ajam por impulso e cometam as maiores atrocidades do mundo, que num segundo momento não fariam.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...