terça-feira, março 01, 2011

17 dicas para quem quer escrever livros - (Dicas : By Mário Persona) , (transcrição de idéias: By Fernando Almeida)

   1º Converse com o leitor, conte casos, fale com o leitor enquanto escreve. converse com ele sobre pessoas. pois, as pessoas gostam de pessoas, as pessoas gostam de ouvir e ler histórias sobre pessoas. por isso, as novelas tem grande audiência tanto em nível nacional como até mesmo internacional.

   2º  Utilize uma linguagem informal: evite ter linguagem complicada e difícil de entender. prefira ser direto, objetivo, não faça rodeios. pois, o público alvo são pessoas comuns que não falam como se estivessem lendo bula de remédio ou tratado científico ou uma petição dirigida a um tribunal. Escreva de forma informal, simplista se quiser atingir seu objetivo e emocionar de forma que seus textos atinjam a alma das pessoas.

   3º Crie frases curtas, procure escrever frases breves mas que sejam bem sucintas com relação ao conteúdo que pretende passar.

   4º Comece com uma pergunta: isso por que perguntas são mais aceitas por que prendem  mais fácil a atenção do leitor. sim, pois, perguntas causam curiosidade nas pessoas, despertam sensações de interação com a leitura enquanto houver essa interação a preguiça não chega. lembre-se: perguntas é a forma mais fácil de prender a atenção do leitor.

     5º Escreva cada parágrafo como se estivesse esculpindo algo, escreva e reescreva várias vezes, não caia na tentação de não reler o que escreveu crendo que já está muito bom. geralmente, das revisões saem idéias que não se tem num primeiro rascunho.

     6º Faça do humor um atalho para o cérebro: o cérebro trabalha melhor se você for criativo e souber como transportar situações cômicas e engraçadas para o papel. lembre-se sempre: do humor que você irá colocar nas páginas de seu livro se garantirá o sucesso ou o fracasso de suas mensagens. se suas histórias ou textos forem bem humorados, a chance de grudar como cola no cérebro do leitor enquanto o lê é mais alta. pois, o humor metaforicamente falando ele é um adesivo que gruda as mensagens engraçadas no cérebro humano. faça um teste: observe como uma página qualquer de um livro que você leia você esquece rapidamente se não houver nada de engraçado. depois, passe os olhos sobre um livro de piadas como você sentirá a diferença. perceberá que memorizará mais rápido assim que entrar em contato com elas.

    7º Nunca diga tudo que tiver pra falar: - sempre deixe algo para a imaginação do leitor para que ele viaje para o mundo que você o pretende levar.

    8º Brinque com as palavras, crie trocadilhos, faça rimas, poetize (pois, criando rimas, poesias, fazendo trocadilhos o texto sempre fica com aparência melhor e mais artístico, de forma convidativa que facilita a interação do leitor com a leitura, propiciando assim uma leitura mais prazerosa.

    9º Crie rimas

   10º Abuse do corriqueiro: sabe aqueles detalhes que todo mundo vê mas ninguém pensa em escrever a respeito. Mário Persona enfatiza aqui que os textos mais interessantes são aqueles que falam de coisas corriqueiras e envolvem o nosso dia-a-dia. aquelas que parecem ser tão banais, mas se vistas pelo ponto de vista de escritores saem coisas maravilhosas e atraem o leitor por que já existe algo nele que responde a isso. ele vai sentir e escutar aquele "Tim Tim" na cabeça e vai se lembrar que conhece o volume do livro e vai mostrar muito bem sobre aquiloque você está falando.

    11º Tire o leitor da sala e o leve para a cozinha: entenda por cozinha o fato de se  referir a ela por que nela é o lugar onde se conversa informalmente. faça o leitor se sentir bem, deixe -o bem a vontade para ler.

     12º "Polvilhe" seu texto com erudição. crie palavras difíceis no texto, mas atenção, palavras difíceis apenas no sentido de deixar "tropeços" no texto para o leitor. acostume-se sempre a deixar uma brecha  para que o leitor volte a ler. pare, pense e reflita sobre aquilo que ele está lendo. aliás, essa é a melhor forma de acordar o leitor se ele estiver divagando ou sonolento durante a leitura. crie situações que chamem a atenção do leitor. pois tudo que chame a atenção do leitor gera um interesse nele

      13º leve o leitor para uma viagem imaginária( faça ele viajar na maionese mesmo), dentro do contexto do livro, crie mundos para ele se enquadrar, crie universos para ele interagir, leve ele para bem longe daquelas poucas páginas que ele já leu.

      14º Termine o parágrafo com suspense: crie textos que dêem abertura para o próximo texto.
       15º Escreva com compasso: defina um ritmo para o texto a ser confeccionado e lido. 

       16º Rompa com as regras gramaticais . ouse errar as vezes, nem que seja entre aspas, por que o próprio erro em si também é capaz de criar centros de interesse. mas não faça disso um hábito pois você corre o risco de perder a credibilidade, pois, as pessoas podem achar que você não sabe escrever.

     17º Transforme o seu leitor em cúmplice: escreva coisas que ele possa sentir-se a vontade para contar para os outros. essa é a melhor maneira de ficar conhecido e espalhar sua mensagem.

      Espero que essas dicas sejam de boa utilidade....
      
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...