terça-feira, fevereiro 08, 2011

Felicidade: uma conquista diária com atitudes certas

Ser feliz é uma decisão
     Sua e de mais ninguém


MODOS E MANEIRAS DE SER FELIZ


         Ser feliz exige amadurecimento das pessoas; ninguém pode ser feliz enquanto não crescer, e não estou falando da estatura das pessoas, mas sim, do crescimento como pessoas responsáveis. Ser feliz exige maturidade emocional suficiente para aprender a lidar com os demais que estão constantemente exigindo de nós uma nova postura, ou seja, uma mudança de comportamento afim de melhorar os relacionamentos para com eles.

         Ser feliz exige bom senso das pessoas, pois, ninguém pode ser, nem é feliz se o tempo quiser ser certinho demais. Isso por que esporadicamente, é preciso deixar que nossas tolices venham à tona pra descontrair um pouco, pois, viver debaixo da ditadura de sempre resistir as brincadeiras que os outros nos fazem é querer levar a vida a “ferro e fogo”, é sermos rigorosos demais para com os demais, principalmente, com a gente mesmo. Aliás, essa é uma atitude que vale a pena ser refletida quando as pessoas desejam ser felizes, por que se tem algo que compromete demais os relacionamentos hoje em dia é a agressividade, seja no falar, seja no agir. De qualquer modo, ser muito ríspido somente serve para uma coisa, afastar as pessoas de você. Até por que convenhamos quem agüenta uma pessoa que vive o tempo todo “de cara fechada” e que se magoa à toa por qualquer coisa.

         Ser feliz exige uma união total das pessoas, afinal, ninguém é feliz se quiser viver e fazer tudo o tempo todo sozinho, pois, o ser humano não foi criado para viver só. Tampouco pode crescer se não tiver alguém para poder compartilhar com ele as suas idéias, afinal, todos nós de vez em quando precisamos ter alguém ao nosso lado para nos ouvir, quando queremos abrir o coração para desabafar e extravasar para fora nossos conflitos interiores, principalmente naqueles momentos em que estamos com o coração angustiado, amargurado e que mais necessitamos nos abrir com alguém. Não ter alguém nessa hora faz a vida ser reduzida a um único sentimento: o da decepção. Isso por que mais do que se amargurar por não ser compreendido pelas pessoas, mais pior ainda é a amargura que brota no coração das pessoas quando elas vivem solitárias sem ninguém para lhes fazer companhia.

         Ser feliz exige paciência, pois, não há ninguém que possa tomar a decisão de ser feliz, sem que, antes tenha cultivado a paciência dentro de si mesmo. Afinal, como se torna tão fácil perder a paciência com as pessoas quando não cultivamos a virtude da paciência. às vezes, a situação até nem era tão ruim, o que acontece é que como a paciência é uma virtude que nos faz falta, a atitude mais fácil que encontramos para agir naquele momento é a raiva, e ficamos irritados cada vez mais. Afaste a irritação de sua vida, faça exercícios respiratórios para acalmar seus nervos quando necessário. Não permita que sua raiva fale mais alto. Não reaja aos gritos com as pessoas, controle-se. Quando estiver irritado, fique em silêncio, não despeje sua raiva nas pessoas, pois, elas não tem culpa se não conseguem se fazer serem compreendidas.

         Ser feliz não é ter uma família perfeita, amigos perfeitos, relacionamentos perfeitos. Mas aceitar que, na imperfeição que há entre esses institutos que a vida pode ser construída sempre respeitando os espaços que cada pessoa precisa para viver, pois, a cada pessoa é dada uma vida individual diferente da que é dada às outras pessoas. Cada pessoa tem algo que a torna única no seu modo de viver; na maneira de enxergar a vida; no modo como quer construir sua família. Desse modo, a decisão mais conveniente para a vida particular que cada uma delas tem, cabe única e exclusivamente a elas mesmas.  Ainda que a decisão delas não corresponda aquilo que esperávamos, enfim, mesmo que a decisão de cada uma delas nos desagrade, a decisão pertence a elas e por isso deve ser respeitada.

         Da mesma forma acontece nos relacionamentos entre as pessoas, não podemos exigir que os outros nos amem como nós os amamos, na medida exata que queremos que elas nos amem, pois, quando elas amam, por si só elas já demonstram, porém, quando elas são introvertidas e não conseguem demonstrar, não podemos discutir e exigir que elas mudem, isso por que é um jeito de ser que elas tem. Temos que respeitar e adaptar nossa vida ao estilo de vida dela, acaso, queiramos facilitar a convivência para com ela. Aliás, mesmo os casais que se amam, naturalmente, é óbvio, que não podemos dizer quais delas ama mais a outra, isso também é uma particularidade de cada um. Até pelo fato de não ser possível analisar visualmente, isso fica restrita a cada um dos dois na sua intimidade.

         Algumas pessoas amam tanto seus parceiros que se julgam no direito de controla-los. Isso é um absurdo, pois, ninguém é propriedade de ninguém. Todas as pessoas foram criadas livres para amar. Porém, amar não significa se prender a algo, mas, se desprender de qualquer sentimento que cause infelicidade. Pois, amar é viver feliz. Aquele que diz que ama, mas não é capaz de ser feliz está completamente enganado quanto ao sentimento que julga sentir. Pois, se estão Infelizes, essas pessoas não podem estar amando, isso por que o amor nos deixa felizes, nos completa de tal forma que se torna praticamente impossível viver triste. Por outro lado, se há um sentimento de tristeza que lhe atormenta, é bom repensar a vida e perceber o que anda acontecendo que está impedindo sua felicidade. Aliás, a maior prova de que amamos as pessoas somente podemos demonstrar a elas quando oferecemos a liberdade que elas precisam para viver, isso é claro desde que elas nos respeitem. E nos provem que merecem toda a nossa confiança que estivermos dispostos a depositar nelas.

         Quando as pessoas nos demonstram serem confiáveis não há por que não dar um voto de confiança para elas, pois, todo mundo precisa da liberdade para ser feliz, afinal,  ninguém pode ser feliz se tiver que viver enclausurado dentro de um ambiente que a deixe depressivo. É preciso sair ao sol de vez em quando para sentir prazer em viver.  E quando percebemos que essas pessoas merecem nosso crédito devemos sim dar a elas a liberdade que elas precisam. Não podemos ser egoístas a ponto de exigirmos que as pessoas se prendam e/ou permaneçam acorrentadas à nossa vida, pois, cada uma delas tem sua própria individualidade para cuidar, por isso, elas não podem abrir mão dos próprios desejos, as vezes. até dos próprios sonhos só por que se apaixonaram ou decidiram se casar.

         “ AME A LIBERDADE, DEIXE LIVRE TODAS AS COISAS QUE AMA, SE VOLTAREM PARA VOCÊ É POR QUE AS CONQUISTOU, SE NÃO VOLTAREM É POR QUE JAMAIS AS POSSUIU.”

         Geralmente, as pessoas gostam de “fazer marcação cerrada”, com o intuito de “cuidar”, “proteger”, aquilo que elas tem, mas, não percebem que esse ato apenas distancia mais as pessoas. Pois, o relacionamento se torna chato, isso por que, o amor que determinadas pessoas julgam sentir sufocam o outro, principalmente, quando o ciúme fala mais alto que a confiança. Qualquer motivo gera desconfiança e as pessoas se bombardeiam de ofensas que não resolve nada, apenas destrói a relação. Percebe como o fato de “vigiar” o outro com a simples desculpa de “cuidar do que é nosso” pode ser ruim. As pessoas precisam aprender a respeitar os espaços das outras, estabelecendo um pacto entre elas em que a pessoa envolvida não pode jamais descumprir. Acaso descumpra, a relação vai consequentemente terminar.

         Quando negligenciamos a importância de conceder às pessoas a liberdade que elas precisam e não estabelecemos a confiança na relação com os demais, podemos pagar muito caro por essa falta de cuidado, isso por que as pessoas envolvidas nos pressionarão para que devolvamos a elas o direito de serem pessoas que o retiramos delas, pois, quando faltamos com esse cuidado, estamos invadindo um território alheio, que não temos qualquer poder para controlar, mas, é isso que fazemos, retiramos das pessoas aquilo que elas não querem nos dar, que é o controle sobre os atos e atitudes delas.

         As pessoas que agem assim são movidas pelo egoísmo, pensam somente nelas mesmas, nos seus desejos, nos seus prazeres e no bem estar delas. Querem prender as pessoas junto a elas mas não se importam se elas estão felizes ou não vivendo assim. Se soubessem que tais atitudes pouco a pouco tendem a distanciar as pessoas que convivem com ela de sua presença certamente mudariam, mas, a verdade é que as pessoas não dão muitos sinais da sua insatisfação, ou melhor, as vezes, essas pessoas até dão sinais, mas, a pessoa egocêntrica fica tão enraizada no seu egoísmo, na posse que julga ter sobre o outro que nem percebe que está sufocando o outro. Nessa hora, corremos o risco de esquecermos que a outra pessoa é um ser humano normal como nós, e a deixemos de lado. E sentindo-se rejeitadas as pessoas ficam magoadas e nos abandonam.

O autor
Fernando Almeida
Março/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...