segunda-feira, março 26, 2012

Uma palavra amiga....


     Quem não conhece por aí ou não tem em seu vínculo de amizades ou contatos sociais uma pessoa desanimada?, uma pessoa cuja vida já lhe deu uma grande rasteira em seus negócios e e enfrentou uma crise financeira que tirou lhe o sossego?, uma pessoa que a sua vida amorosa de alguma forma não anda bem e a pessoa anda mais pra lá do que pra cá, com sérios problemas de autoestima por que talvez o outro fez questão de destruir o pouquinho de coragem e alegria que a pessoa ainda ostentava e tinha.  creio que seja impossível que dentre milhares de pessoas que cruzam nosso caminho em nosso dia-a-dia, não encontremos uma sequer com as características parecidas ou semelhantes às que destaquei . 

       E não precisamos ser psicólogos formados e nem terapeutas experientes para que possamos observar o olhar profundo e marcado pela tristeza. um olhar cujo semblante demonstra uma infelicidade extrema.  basta que prestemos atenção às pessoas. basta que sejamos capazes de olhar no fundo daquele olhar marcado pela tristeza e sentir a amargura e o peso que aqueles olhos vermelhos e cheios d´agua revelam ou querem revelar através daquele olhar.  

     Geralmente, pessoas infelizes trazem mais do que um sorriso contido, trazem ainda uma extrema bagagem de falta de controle sobre seus sentimentos. e suas atitudes estão tão enraizadas no sofrimento que elas não mais reagem ao que a põe pra baixo. e lá no seu mais intimo elas sentem que são incapazes de responder a qualquer estímulo que a vida o põe de frente. no fundo, sua vontade é não mais voltar a sorrir, pois, julga que a vida não tem mais motivo pelo qual ela possa sorrir com aquela espontaneidade. é dificil para uma pessoa triste dar um sequer sorriso, mas isso não significa que temos que deixar que a pessoa se afogue em suas lágrimas, e se enclausure na sua solidão sem que antes nós a ofereçamos pelo menos nosso ombro pra que ela possa chorar ou saber que estamos à disposição dela pro que der e vier. e que ela pode contar conosco pra qualquer coisa. 

        Mas, talvez, oferecer um ombro, contar pra pessoa que estamos aqui do lado dela seja a coisa mais facil a fazer, embora, há pessoas que se julgam não ter capacidade para ser um conselheiro de um amigo num momento como esse. porém, para mim amizades que valem a pena, é nessas horas que elas nos provam o quanto elas são valiosas. pois, o verdadeiro amigo tem e deve ter a coragem de enfrentar nosso humor, seja ele qual seja para nos ajudar, ou pelo menos  tentar.  porém. creio que a parte mais dicifil encontra-se justamente no fato de conseguir fazer com que a pessoa confie em nós. afinal, quando as pessoas chegam a um certo ponto desse na vida, elas já perderam quase que completamente a confiança na vida, nas pessoas e as vezes, até nelas mesmas.  o desafio maior, talvez, seja esse, fazer com que o valor da amizade possa ser capaz de tentar fazer com que o outro de uma " sacudida" no astral e deixe pelo menos o amigo tentar convencê-la de que ela tem um problema e precisa de ajuda.

       As vezes, uma pequena palavra vindo de um amigo, uma simples atitude de uma pessoa de tentar animar o outro pode fazer milagres. aliás, muitas vezes, as pessoas até esperam isso uma das outras e na maioria das vezes não acontece.  pois, muitas pessoas pecam pela inércia, ficam sem saber o que falar por temer qualquer reação de desdém do outro por achar que talvez  ele possa pensar ou interpretar como um sentimento de dó, piedade da sua condição. mas, infelizmente, temos que correr esse risco, o que não podemos fazer é deixar com que o outro se autodestrua sem que tentemos fazer algo pela vida dele.  Não podemos deixar que algum tipo de amargura brote no coração de alguem e   destrua  a qualidade de vida das pessoas, não podemos deixar com que alguém sofra por  que não ouviu no momento em que ela mais precisa ouvir aquela palavrinha amiga. precisamos ser amigos que tenhamos essas palavras certas para ajudar o outro. mas, se não somos capazes de "puxar" o amigo pra cima nessa hora, então , pelo menos, não devemos também dar conselhos errados que prejudicarão ainda mais a pessoa e nem hostilizar a pessoa. 

          Porém, como amigos que somos, é nosso dever ajudar, falar o que for necessário, elevar a pessoa pra cima tentando mostra-la que ela tem chances de se reerguer, basta que aceite uma ajuda. basta que ouça com carinho o que o amigo tem a dizer, mesmo que naquela hora ela não dê ouvidos ao que o amigo diz, pois, pode ser que mais tarde, quando a poira baixar ou quando ela puser a cabeça no travesseiro ela se lembre dos conselhos e tente seguir. por isso, nunca podemos pecar pela omissão. tentar ajudar sempre mesmo em controvérsias com a pessoa. pois, quem precisa de ajuda, geralmente, sempre vai negar mesmo num primeiro momento. 

           Vamos a luta e saibamos reconhecer quem precisa de nossa palavrinha amiga...

       

        

     

2 comentários:

  1. Bom dia querido Nando,

    Tudo bem?
    Eu sei que postaste ontem à noite, mas já era tarde aqui, e não comentei.
    Esta semana, até 5ªf será para avaliação de alunos. e meu tempo não é muito. Mais logo te comentarei e te contactarei.

    QUE TEU DIA SEJA DE AMOR E DE MUITO SOL NA ALMA.

    Agradeço aquele montão de comentários, gosto deles grandes, exprssivos e com alma, como os que deixaste em meu blog.

    Beijos e abraços com carinho e luz.
    Até logo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nando,

    Comi o "e" de expressivos no comentário de cima, entendeste, decerto.
    Hoje li uma frase de um pensador, não me lembro seu nome, mas que dizia mais ou menos isto (a frase não terá aspas, visto não ser reproduzida, textualmente): Não deve olhar um homen de cima para baixo, a não ser que seja para o ajudar a levantar do chão.
    Essa frase se encaixa, perfeitamente, no texto, que postaste.

    O mundo anda numa correria, nem sequer olha para o lado e, logicamente, não vê quem sofre e anda desanimado.
    Basta, às vezes, um bom-dia, um sorriso, uma palavrinha pequena, pouca coisa é preciso para minorar aquele sofrimento.

    Sabes Nando eu gostaria de fazer voluntariado, se tivessse tempo, mas a reforma ainda está longe. Gosto muito de contactar com pessoas, de qualquer condição social, raça ou credo. Me dá gozo falar e me colocar ao nível dos ciganos, que são minorias, como sabes. Bem, mas se leste o texto, que escrevi em homenagem a meu avó João, entendes, perfeitamente, essa minha tendência e jeito.

    Como Professora tenho tido alunos(as) difíceis, desintegradas, irreverentes, desenquadros. Pela violência verbal não chego lá, tenho de falar com ele(a) e me "meter" no seu submndo. Depois, eu consigo perceber as causas de tanta revolta e desamor.

    FALTA DE AMOR, EM TODOS OS ASPECTOS, É O QUE ESTÁ FALTANDO NA SOCIEDADE.

    Adoro o Design de teu blog. Espaçoso e agradável ao olhar.

    Beijos e abraços de muita ternura e de muita luz.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...