segunda-feira, março 12, 2012

A arte de cantar...


Cantar é a arte de expressar a alma humana das pessoas através de sons e palavras. Mas, cantar, NÃO é simplesmente, uma vocalização manifestada de sons rítmicos melódicos mecânicos. Pois, cantar deve ser algo que as pessoas façam com e por prazer. Afinal, verdadeiros cantores não cantam por cantar, e sim, por que gostam de cantar, e pra agradar os ouvidos. isso por que, senão corre-se o risco de que a música não tenha brilho, e assim, possa não engrandecer o músico que a entoa, já que, quando o cantor e a música não agrada o público ouvinte, a música quando não bem interpretada, não impressiona. 

Cantar bem, é saber transmitir verdadeiras mensagens com as frases da música e a voz emitente. Cantar bem, é emocionar os ouvintes com o poder das notas musicais que entram pelos ouvidos e estremecem as pessoas sensíveis. Aliás, no ato de cantar está a maior expressão de felicidade que alguém pode demonstrar com as emoções. Pois, quando se consegue reunir emoção com sentimentos de amor e carinho pode advir dessa mistura excelentes interpretações. Principalmente, quando se quer ressaltar o romantismo. 

Cantar é a melhor forma de conseguir demonstrar satisfação e gratidão pela vida.

O canto enriquece nossos ouvidos com a suavidade das melodias entonadas, e melhora nossa autoestima diante da apreciação da beleza da harmonia musical. Sem falar que, o valor único de cada timbre humano sabendo-se ser ele único e personalíssimo torna cada vocalização surpreendente.

Cantar é um lindo e maravilhoso gesto de traduzir por meio da música, aquilo que é fruto de nossos sentimentos mais profundos. Cantar é demonstrar ao mundo inteiro, o quanto somos felizes por dentro com nossa vida. por isso, não importa se você canta bem ou mal, se sua voz é bonita ou feia, está feliz? – então cante. afinal, está provado que, cantar afasta os maus fluídos que possam estar rondando nossa vida. além disso, cantar faz bem para o coração e liberta o espírito para voar sem asas. pois, durante o canto o espetáculo está dentro da imaginação de cada pessoa. 

Mas como cantar é a arte da expressão da alma humana. então, devemos cantar somente quando estivermos felizes. Pois, enquanto somos felizes, nossas emoções ficam a flor da pele e conseguem alegrar e emocionar as pessoas. mas devemos sempre evitar cantar quando estivermos tristes, mau humorados, doentes, por que esses são os momentos que não são propícios para a música ser cantada. Isso por que para cantar usamos diversos órgãos do corpo, que não somente a respiração. Logo, se estivermos doentes, se cantarmos, haverá comprometimento da voz que pode ser prejudicada, além disso, cantar forçado pode tirar o brilho da música. 

Cantar é a expressão mais rica de amor e de felicidade por que emana energia positiva e espalha alegria entre as pessoas. aliás, uma boa cantoria agrada todos os ouvidos se ela for suave, mesmo aqueles excessivamente críticos. E não se esqueça que, cantar faz vibrar e despertar dentro de nós sentimentos incríveis e maravilhosos de alegria que precisamos para viver. 

Cantar é amar... quem não canta não conhece o amor... e quem não ama não pode ser feliz.

Cantar é viver... quem canta para sempre seus males espanta... cantar é muito bom.


Atenção:

Todos somos seres humanos sensíveis ao poder de uma música bem feita.

Todos somos e devemos ser críticos daquilo que não emociona e não toca o coração das pessoas. afinal, uma musica pra ser boa e de qualidade precisa “ explodir” nossos ouvidos e chegar na alma. Mas não, com batidas altas que nos ensurdecem, e sim com ritmos e palavras que nos façam chorar de emoção e alegria por estar ouvindo e contemplando essas melodias.

Sobretudo, a arte de cantar está interligada com a de ouvir. em geral, só conseguimos cantar bem quando temos ouvido pra ouvir bem uma determinada música. mas, entretanto, nota por nota, seja ela longa ou curta, ela tem que impressionar: não pela longa sustentação nos graves e agudos, e nem pelos staccatos (soquinhos no diafragma), tampouco pelos vibrattos, e sim, pela suavidade de se conduzir o ritmo sem se deixar sair do compasso musical.  

Acima de tudo, temos que atentar sempre para não cantar com a voz anasalada (som pelo nariz); voz estrangulada (voz excessivamente forçada que chega a ser irritante) ; voz rouca que tira o brilho do canto, causada pelo excesso de gritaria desnecessária, ou mesmo, pelo tempo excessivo de uso da voz falada. Por isso, acertemos no TOM e todos poderemos cantar sem estragar a musica e nem a voz. 

Você gosta de cantar? 

Então o que está esperando... solte a sua voz e comece a cantar...

Assim a sua vida  e  a das outras pessoas, que convivem com você, com certeza vai melhorar....

6 comentários:

  1. Boa noite querido Nando,

    Como tem passado?
    Seu PC e a conexão( não entendo nada de net) está mais ou menos?

    Falando de seu texto, de facto, saber cantar é um dom, uma dádiva, como dizia minha mãe.
    Se cantarmos, logo pela manhã, alegramo-nos e alegramos quem nos rodeia e ouve, com prazer.
    Estou me lembrando de Paula Fernandes: "Não diga, não precisa, eu digo que é preciso, a gente se amar..." e estou cantarolando, ao mesmo tempo, que estou teclando.
    São sempre precisas novas vozes para engrandecer o panorama artístico mundial.
    Vamos cantar, Nando?

    Quanto ao seu comentário, bem, você já sabe tanto de poesia e dos sentimentos, que ela revela. É instintivo.
    Adorei sua análise, tão bem estruturada, e depois fala do olhar, que tudo diz e tudo pede... e por vezes como resistir?
    E quando a "louca" da Luz fala do roçar da barba, de forma mansa bebendo em seus recantos, é demais. Mas, no seu dia a dia, a Emília é uma mulher ponderada, e que sabe muito bem, qual o caminho a seguir.

    Sabe, que fiz parte sempre de grupos corais, fui solista e cantei fado, como amadora, muito tempo? Sou uma caixinha de surpresas, né?
    Para a semana, que vem, lá mais para o final, escreverei um texto. O Povo gostou. É que meu poema, que ontem coloquei, no DIA MUNDIAL DA POESIA, já está quase esgotado, e então, andamos todos a chover no molhado.

    Boa sexta, querido.
    Beijos de saudades e de muita luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cara e querida amiga Emília...

      É de luz tua presença em meu blog... tuas visitas muito me alegram por que tu es comentarista e amiga fiel. sempre lendo e tecendo elogios ao que escrevo. bom. ate hoje nao me lembro de ter recebido alguma "alfinetada" sua. mas tamos ai, qualquer critica estamos abertos para recebê-la.

      Mas vamos a resposta:
      bem... é lastimavel minha rotina ter sido brutalmente interrompida, por essas falhas constantes de sinal e perca de conexão. mas, infelizmente, a própria provedora não nos oferece maiores informações a respeito do que é. no entanto, só a cobrança no final das contas nunca vem com descontos por isso... mas tudo bem, por que isso nao vem ao caso por que utilizo internet sem fio e o dono do rede é que é o usuario, a qual me conecto.

      A respeito da musica que mencionas " Paula Fernandes" é minha cantora predileta, adoro a Paula, tenho o Dvd show dela e recentemente gravei um dvd de karaokê com as musicas dela e canto sempre ja decorei a maioria das musicas dela. nao me canso de cantar. por obséquio, a musica " não precisa" é a minha predileta.

      É... como sempre agradeço muito pelos elogios que tece a minha pessoa a respeito dos comentarios. e sim, digo que procuro estruturar bem meus pensamentos para facilitar-lhe a compreensão e também dar lhe uma prévia de como meus pensamentos se harmonizam quando o assunto é amor. mas bom, e o que falar da " louca" da luz que vc menciona? - bom, só tenho a dizer que realmente tens razão quando diz que é demais. e que bom que a Emília é assim ponderada no dia a dia. pois, saber qual o caminho a seguir é meio caminho andado pra atingir o sucesso de uma decisão.

      Bom, confesso que ainda nao fiz parte de nenhum coral, grupo ou coisa que o valha, mas, espero ter algum dia uma participação em algo no mundo da musica. não nasci para ser cantor profissional, mas adoro cantar. e pode deixar que estarei lá para ler seu texto...

      Boa noite... excelente finalzinho de domingo pra vc..

      Fique com Deus....

      Excluir
  2. Oi Nando,

    TOP COMENTARISTA com meu nome a vermelho. Amei, dá com sensualidade e paixão.
    Sabe agradecer e agradar.
    A maior parte das pessoas só comenta se receber comentário, antes.
    Eu não sou mesmo nada assim.
    Bom, sou Católica e portanto devo dar mais do que receber.

    Beijinhos da luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luz

      Queria agradecer-lhe pelo apreço que tens com meu blog e por gostar de meus textos e ter uma leitura assidua sem qualquer interesses como tu mesmo menciona em seu comentário. adoro, tua personalidade assim. é dos ensinamentos de jesus que: viemos ao mundo para ser servos e não pra ser servidos... e sua conduta expressa bastante e está bem inserida nos que vieram pra servir e é feliz em ser assim.

      Parábens querida amiga por tua personalidade tão imparcial, e não deixar se levar por critérios que desvalorizam as pessoas e que somente demonstram egoismo. você está certissima de agir assim. mas do que pela religião, mas por ter um coração tão bom assim.

      Beijos e abraços...

      Boa noite amiga...

      Excluir
  3. Boa noite Nando,

    Tudo bom?
    Passei para ver seu blog e saber se já havia novidades literárias.
    Aguardarei.
    Você tá ficando tão romântico. Hum!!!!!!!!!!! Viu andorinha nova.

    Bom fim de semana.
    Beijos de muita ternura e luz.

    ResponderExcluir
  4. Boa e maravilhosa noite querida amiga

    Muito bem estou esta noite..

    Tenho pensado muito nos novos textos e só posso te dizer que aguarde. em breve, volto a postar... bem devagar e com intervalos grandes para que as pessoas possam ter tempo para ler e se inteirar bem com os conteúdos.

    Sim.. minhas inspirações, e meu romantismo vem de um possivel amor... mas nada muito sério... abafa o caso.... por enquanto, é muito cedo ainda pra saber.... segredo!

    Boa semana pra você...

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...