segunda-feira, fevereiro 13, 2012

A dor sempre nos traz aprendizados incríveis...


      Existe consolo para a dor? como tratar de feridas que cicatrizam, e somem com o tempo mas deixam reflexos na alma das pessoas? como lidar com um sentimento que sufoca as pessoas e tira a paz, marca os corações com "estacas" fortes que deixam sequelas por toda vida?  como podemos viver melhor e experimentar cada vez menos os efeitos que as dores nos causam? ou melhor, como podemos nos sair bem dessa emboscada que a vida nos prega de vez em quando?


      Para alguns, a dor é uma escola, para outros a sua mais completa fonte de tristezas, enquanto que,  para todos, é uma ferida que nos afasta completamente daquilo que um dia perdemos na vida e nos era muito importante.  é também é uma forma de nós recordarmos com angústia aquilo que nunca mais teremos de volta, quando por alguma curva qualquer das estradas da vida, por qualquer motivo isso tenha nos sido tirado de nós. a dor por uma perda é irreparável. a dor é um sentimento inquestionável, e seus efeitos nos tornam tão suscetíveis ao sofrimento dos outros que jamais podemos ignorar aquilo que passam as pessoas que sofrem. 

      Você já parou pra pensar como sofrer por qualquer tipo de dor é ruim? certamente, que nunca pensou isso, ou talvez, alguma vez, já tenha passado pela sua cabeça que enfrentar a dor, em qualquer dos estágios em que ela nos cerque pode ser uma atividade bastante agressiva para nossas emoções e sentimentos.  assim como, já deve ter lido, ou se deparado algum dia frente a leitura dos livros de Augusto Cury com a seguinte afirmação:  que a dor é a artesã de nossa personalidade.  neste livro, o autor, retrata que a dor pode ser artesã da nossa personalidade, pois, nos torna seres humanos sensíveis que são capazes de se comover com o sofrimento alheio. 

       Mas, é fato como nem todos sabem como lidar e nem como direcionar da melhor forma as coisas que a dor escancaram em suas vidas.  afinal, aprender a lidar com a dor, tem sido cada vez mais uma tarefa dificil,  pois, há muitos livros que descrevem remédios contra a dor, mas, infelizmente, os livros não refletem o sofrimento que seus autores tiveram com imagens ou vídeos, a realidade foram eles que enfrentaram. os livros não trazem estampados em suas capas, e muito menos em seu título encontra-se as mazelas que as pessoas enfrentam quando resolvem seguir o coração para tomar suas próprias decisões. os livros não garantem eficácias de cura para o sofrimento para aqueles que não aprendem a ler as entrelinhas da vida. já que, construimos caminhos com nossas decisões, mas o alvo da chegada, Deus está nos preparando. 

       É duro ter que enfrentar a dor, quando ela se manifesta, tanto que, podemos facilmente perder nossa autoestima quando realmente não a suportamos, pois, a dor é uma espada de dois gumes, que por mais que você escape dela por um lado, certamente que você não estará livre do outro lado. além disso, quando enfrentamos a dor, vamos sem querer deixando assim de nos importar com nossa própria  felicidade, e com isso, meio que sem querer vamos acolhendo a tristeza em nossos corações, e nem percebemos que talvez , mais tarde, isso desencadeie num quadro horrível de depressão, e nos derrube na cama por um longo tempo. 

      Mas a dor, apesar de tudo, quando não capaz de desfalecer o ser humano, pode deixar muitos aprendizados para as pessoas.  ouvi num filme um texto cuja fala do personagem dizia " sem sofrimento não existiria o sentimento da compaixão" . e pra mim , isso é verdade,  pra mim, isso é maravilhoso, pois, realmente, as pessoas não se importariam em nada com o sentimento das outras se não houvesse o sofrimento.  e se compadecer pela dor do outro, pode não curar a dor que o outro enfrenta, mas vai amenizar o peso que essa dor significa na vida do outro. e dividir as lágrimas com outra pessoa pode tornar mais leve o fardo que o sofrimento representa na vida das pessoas. 

        O sofrimento nunca é em vão, mas os sentimentos das pessoas precisam amadurecer.  pois, não há dor que dure para sempre e nem tristeza que se eternize no olhar das pessoas quando elas encontram a felicidade para a vida delas.  afinal, passar pela dor é difícil, mas, atravessar esse grande campo de batalha, revelará o grande guerreiro que há  dentro de cada ser humano.  além disso, o ser humano jamais saberia do que ele é capaz se não fosse os sofrimentos e desafios que a vida os põem diante de si todos os dias. 

         Devemos encarar o sofrimento como fases que devem ser "vivenciadas", mas não podemos mergulhar de cabeça nele.  pois, a nossa mente precisa evoluir, e isso quer dizer que devemos sofrer o necessário por um determinado tempo, e "curtir" o luto por um determinado período. mas saber a hora quando chegar o momento de parar.  afinal, quando encaramos nossos sofrimentos como algo que já vai passar logo. é muito mais facil de levar a vida do que quando ficamos pensando que ele nunca mais terá fim. se focamos o tempo todo que estamos sofrendo e que nunca mais sairemos dele, adivinhe, isso vai acontecer, não por que tenha que acontecer mas por que é isso que você está desejando e vibrando para sua vida. 

5 comentários:

  1. Olá querido Nando,

    Grata, pelo excelente comentário(nota 10), que deixaste em meu blog.
    No início, quando começaste a visitar meu blog, não estavas ainda familiriarizado com comentários a textos poéticos, mas agora "numa boa",como vulgarmente dizemos.
    Te exprimes, maravilhosamente e uma noite de amor, como aquela, do meu poema, não se consegue dizer, que não.

    Em relação ao teu texto, que li, como sempre, na íntegra, é muito profundo e realista.
    Ajudas, directa ou indirectamente, quem precisa de aprender a crescer com a dor.

    QUEM SOBRE, QUEM TEM DOR FÍSICA OU DE ALMA,CRESCE MAIS RAPIDAMENTE.

    A dor, seja de que espécie for, sempre ajuda a pessoa a reflectir e a ver a vida com outros olhos. Passa a viver um dia de cada vez, alegre e pausadamente.
    Amanhã haverá outro dia? Então, amanhã. pensaremos nele.

    Aqui, só entre nós, tu achas, que Deus quer que soframos?

    Resto de boa semana.
    Beijos de muita luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Emília...

      Obrigadissimo.... agradeço pelo elogio, mas, confesso que ainda me sinto bastante inseguro para interpretar textos a nível dos seus. mas saiba que, para mim, é uma aventura e tanto decifrar cada frase, e manifestar em palavras aquilo que a minha mente compreende dos teus textos. pois, teus textos expressam uma realidade que é preciso buscar palavras que só com os olhos da alma podemos compreender. é simplesmente uma grande viagem que fazemos para buscar a ideia principal de teus lindos poemas.

      Falar sobre a dor.. é muito dificil... por que para quem sofre é dificil estimar sua intensidade, e para quem nao sente na pele, não consegue ter nem mesmo uma ideia de como ela esmaga a nossa sensibilidade.

      Falar sobre a dor sem mencionar que Deus não é a favor dela é impossivel. o mundo nao teria tanto sofrimento se nao fosse pelo pecado. Deus criou homem e mulher para viver no paraíso e serem felizes. mas algo deu errado e o pecado entrou no mundo. logo, o sofrimento passou a fazer parte da vida das pessoas por que as pessoas tem que arcar com as consequencias de seus próprios atos quando nao fazem uma escolha certa.

      Mas o sofrimento não vem somente por causa das nossas atitudes, derivadas de nossas condutas inoportunas. o sofrimento também é porta de salvação, o sofrimento é motivo de compaixão e muitas vezes de vitórias quando as pessoas superam os.

      Bom Final de semana....

      Excluir
    2. Olá querido Nando,

      Não tens de me agradecer. Estás um "expert" em comentar poesia. Para tudo é preciso um começo.
      O meu poema fala de um amor entre um homem e uma mulher. Não é amor fraterno, lógico.
      Ela se mostra autoritária, mas depois, vira melosa. Ele se rende a tudo o que ela deseja, e depois se dá o tal curto-circuito, de que tu falas e que achei montes de graça.
      Mas ali, tudo se passa na imaginação, na minha, naturalmente, porque no final, o "pobrezinho", teve na sua boca, apenas beijos sonhados, portanto não reais. Bom, mas em contrapartida teve o corpo dela para desbravar, não é animador?

      Quanto à dor e ao sofrimento, para nós católicos, e como tu disseste, nos enriquece e é motivo para salvação do corpo e da alma.

      Bom Carnaval.
      Beijos de muita luz.

      Excluir
  2. Muito dificil retratar a dor
    A poucos dias tive uma dor imensa
    Que vai deixar um vazio ao inves de cicratiz
    A perca de meu unico irmão
    Dor, um sentimento que parece não ter remedio
    Amei suas escritas
    Se´permites te sigo com carinho
    Abraços
    Preciosa Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Preciosa...

      Realmente, a dor de uma despedida marca e deixa sequelas para sempre em nossos corações, mas, cuidado, por que esse vazio que você menciona minha amiga é esmagador. mas, não se apavore, pois, ele é temporário e na hora certa ele te deixará.

      O que acontece é que nunca somos ou fomos acostumados a lembrar que estamos aqui nesse mundo de passagem e que um dia sem mais nem menos pode chegar o momento em que vamos partir para um lugar onde nossa mente pequena desconhece. acho que é isso que causa esse vazio dentro de você . pois, essa despedida muitas vezes traz uma saudade enorme que é dificil de tirar do coração por que ficamos apenas com a triste lembrança do sorriso dos nossos ente-queridos em nossas lembranças. as vontades de ter aproveitado melhor os momentos que vivemos enquanto em vida se tornam maiores agora e isso não pode ficar tanto em evidencia em sua vida se quiser nao sofrer tanto.

      Pensa com carinho em teu irmão que partiu minha amiga e vive esse luto pelo tempo que acha ser necessário. vive o com certeza de que ele esta bem onde estiver, isso facilitará as coisas pra vc. sofre o suficiente para arrancar do coração as dores, as mágoas que talvez possam ficar trancadas no peito por ocasião da partida dele. acima de tudo, lembre-se que ele partiu mas voce nao e por isso voce tem que se manter em pe, firme e forte. por que é assim que ele gostaria de te encontrar caso ele pudesse algum dia voltar.

      Obrigado pela tua gentil visita e por seguir meu blog... volte quando quiser que estaremos sempre de braços abertos a recebê-la por aqui.

      Abraços e beijos

      Com carinho e com demonstrações de meus sentimentos pela sua perda...

      despeço-me

      Fernando

      Excluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...