terça-feira, janeiro 24, 2012

Como acabar com o pessimismo e ter uma vida mais otimista?




ü  Procurar desfocar-se daquilo que nos irrita o tempo todo: Assuma o problema e arrume uma alternativa que lhe faça desviar o pensamento pessimista para outro que seja mais otimista. Inclua em seu dia-a-dia qualquer atividade que lhe possibilite focar-se nessa nova atividade. Vale qualquer tarefa interessante, desde que seja capaz de tirar sua atenção e o seu foco daquilo que está lhe oprimindo.

ü  Reagir positivamente a todas as atitudes pessimistas: Lembre-se: que a simples reação positiva a uma atitude pessimista é capaz de transformar as pessoas em otimistas, pois, reagir muda a fisiologia do nosso corpo. aliás, quando você reage está lutando contra aquilo que não quer.  por isso, rejeite qualquer mau pensamento que lhe vier a cabeça, não permita que seu corpo assuma o controle.

ü  Aprender a lidar com o fracasso e as rejeições: Quando não sabemos lidar com os “nãos” que recebemos durante a vida vamos crescendo achando que o mundo conspira contra nós, e que o mundo está sempre nos devendo alguma coisa. E se não aprendemos a lidar com a nossas frustrações e rejeições no tempo  certo, ao acumularmos inúmeras rejeições, consequentemente, vamos nos tornando excessivamente críticos demais, ficamos chatos pra caramba, e agimos de forma rude com as pessoas. então, nos tornamos pessoas que ninguém quer ficar perto de nós, por que nos tornamos pessoas negativistas, que passamos o tempo todo reclamando da vida.

ü  Cuidar da autoestima sempre: aquilo que você pensa sobre você mesmo, é a sua autoestima. Se tem algo com que você precisa se preocupar é a sua autoestima. pois, a falta de autoestima no ser humano, pode levar a depressão. assim como, se ela for baixa também. Já aquilo que os outros pensam ou deixam de pensar, isso é problema deles. Não que não devamos cuidar de nossa reputação. só não devemos dar tanta prioridade assim ao que os outros acham ou pensam sobre nós.

Dicas  sobre como fazer para pôr tudo isso em prática: 

  Quando estiver se sentindo triste, desanimado, irritado. ou seja, no auge do seu pessimismo, se movimente, evite ficar parado. existe uma simples atividade que não requer muito esforço, ou melhor, até requer mais é bem pouco. Por exemplo: assopre balões vazios até enchê-los completamente de ar. Esse exercício vai forçá-lo a desfocar aquilo que lhe irrita e está lhe fazendo tanto mal. 

            Mesmo depois de feito o exercício acima, acaso perceba que a irritação, ainda esteja evidente, e que ainda não foi capaz de levar seu pessimismo para longe de você. Então, retire o ar da bexiga, e novamente recomece a encher só que, dessa vez, cada vez mais rápido. Verá como esse exercício vai desviar o foco do pensamento pessimista pra outro pensamento mais legal.  É essa a sua chance de pensar em algo diferente. 

           Quando acordar sem vontade de levantar da cama... ou se sua mente estiver preguiçosa e tentar lhe induzir a cair no tédio. Não acolha a tristeza, reaja com veemência a esse desânimo. Verá como se você não agir conforme seu corpo lhe pede, sua fisiologia se modificará e esse pensamento pessimista sumirá. Enfrente o seu desânimo, reaja a essa moleza que lhe deixa prá baixo. 

          Quando ouvir um não, pense que não é a primeira vez que está ouvindo, e que não será a ultima vez que ouvirá. Enquanto você pensar assim, será mais fácil aceitar essa realidade não tanto desejada mas inevitável.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...