quarta-feira, novembro 09, 2011

Oratória - Quando o medo atrapalha!



    Aprender a falar em público. esta é uma grande faceta da comunicação que tem se mostrado muito dificil, e tem assustado milhares de pessoas em todo o mundo. afinal, todos tem o sonho de se tornarem grandes oradores para conseguirem falar com grandes públicos sem a presença do medo. todos imaginam-se um dia transformarem-se em grandes oradores e procuram formas para atingir essa meta, mas a grande maioria sem nenhum sucesso.


     Segundo Reinaldo Polito, um dos mais conceituados palestrantes e escritor de livros na área da comunicação. o medo é o principal limite a ser vencido pelas pessoas quando elas querem aprender a falar em público. isso por que, o medo retira toda a concentração que o expositor deve ter em sua apresentação, além disso, desvia sua atenção para o pensamento negativo a respeito de seu próprio desempenho. geralmente, as pessoas criam bloqueios que as impedem de conseguir falar, e com isso, causam gagueiras involuntárias justamente por que as pessoas deixam a insegurança se manifestar. 
    
    As pessoas que se desesperam, perdem a linha de raciocínio rapidamente quando não controlam o medo, pois, a construção de pensamentos deve obrigatoriamente seguir uma linha de ideias. concatenar um raciocínio. por isso, é que é preciso evitar que deixemos que a descarga maior de adrenalina nos afete logo no início. aliás, uma simples dica bem importante é:  demorar mais na apresentação das pessoas da mesa, e nos cumprimentos dos colegas numa reunião ou palestra, faça isso, até que passe todo aquele desconforto inicial causado nos primeiros minutos de uma apresentação. 

     Polito afirma que é imprescindível que saibamos sempre daquilo que vamos falar e que jamais nos aventuremos em tentar falar em público sobre aquilo que nós não sabemos ou não conhecemos, e principalmente, as coisas que não dominamos. pois, as pessoas que souberem isso poderão facilmente derrubar toda a nossa tese. além disso, falar algo que não sabemos pode comprometer nossa imagem perante as pessoas. enfatiza ainda Polito também que grandes discursos somente saem com muito treino, e que um discurso de improviso leva vários dias para ser preparado, no mínimo 3. e não se tem como falar de improviso um texto estudado em apenas uma hora.

      O grande desafio de todo orador é o momento de estar "olho no olho" com o público. pois, quando deixamos o medo nos dominar, as mãos suam, a visão se embaça e não enxergamos ninguém. neste momento, passamos a ter o microfone, um pequeno instrumento de mãos, como a criatura mais ameaçadora possível. tanto que, a nossa voz parece não soar consistente,mas trêmula e indisciplinada, por que desembestamos a falar sem parar diante do nervosismo, que trai toda a nossa preparação.

    Estar diante do medo não pode nos impedir de ir em frente, mas nos motivar a estar cada vez mais confiante de que somos inteligentes o suficiente para não paralisar. e levar as coisas adiante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...