sexta-feira, outubro 21, 2011

Como esperar reconhecimento das pessoas por nossos méritos é frustrante...


    A vida tem me ensinado que esperar por reconhecimento dos outros por aquilo que fazemos realmente não vale a pena. pois, quando fazemos isso, nossa vida se resume numa centena de aborrecimentos, seguidos de milhares de decepções.

    E quem é o culpado por tantas esperanças destruídas se esperamos das pessoas? Será que são os outros? não! ;  o  verdadeiro culpado por tantas esperanças destruidas somos nós mesmos quando prestamos esse papel. 

    Isso por que não são as outras pessoas as culpadas se elas não reconhecem aquilo que fazemos a elas. já que, todos nós já sabemos que confiar esse tipo de atitude às pessoas não é possível. a menos que queiramos ser apontados como fracassados . 

     Por outro lado, se sabemos que não podemos confiar este tipo de atitude para os outros. então, por que esperamos elogios na esperança de se elevar nosso espírito? por que  nos prestamos a esse papel se as pessoas não vão reconhecer o que fazemos as elas? Se sabemos que isso vai gerar frustração que vem sempre acompanhada de desmotivação? 

      Quando não somos capazes de viver para servir as pessoas como Jesus fazia. quando analisamos o por que das pessoas serem assim, parece que, percebemos que a maioria das pessoas pensam que não nasceram para estar a disposição das outras pessoas. pois, pessoas  assim  querem e desejam o tempo todo estar sempre em evidência. pessoas assim não aprendem que passar por constrangimentos e alguns tipos de humilhações, as vezes, nos educa a crescer. e que para saber servir, devemos cumprir o papel que Deus quer para nós.  E que, sofrer “humilhações”, ou melhor, fazer sacrifícios perante Deus nos elevará cada dia mais nosso espírito. 

      Jesus Cristo foi o maior professor da humanidade na arte de amar. Nasceu rei, tinha “súditos” que o exaltavam, mas, ele não queria o trono da Terra.  Se ele quisesse, ele poderia ter tudo para si. No entanto, sabia que sua missão aqui era outra. Nasceu digno de honra e glória. Mas preferiu morrer na cruz para nos salvar. Quer prova de amor maior que essa de estar a serviço dos outros? 

    Deveríamos aprender com o gesto de Jesus que conseguiu amar infinitamente uma humanidade inteira pecadora não merecedora de tamanho sacrifício que ele fez. Devemos procurar, não, ser igual a ele. Mas procurar melhorar nossa atitude naquilo que mais nos incomoda. 

    Se nos basearmos nos ensinamentos de Jesus, veremos que ele jamais esperou que alguém carregasse sua cruz em seu lugar. Pois, ele sabia que s quisesse vencer o pecado, ele teria que enfrentar a morte sozinho. Mas ele não precisava fazer esse sacrifício, e o fez para demonstrar o quanto nós somos amados. Assim, ele deixou um exemplo de que devemos viver mais para servir do que para ser servido. 

     Olhando para todo esse exemplo de amor que surgiu com a cruz de Jesus. Então, se Jesus que não precisava sofrer veio ao mundo e sofreu por amor a nós. Tudo que passamos, nossos maiores sofrimentos não é nada perto do dele. 

     Mas já imaginou se Jesus tivesse sido como cada um de nós, talvez, a historia tivesse sido outra, e não estaríamos aqui mais. Jesus não veio ao mundo sofrer e morrer em vão. Pois, a lição da humildade foi ensinada quando ele passou por este mundo. Ele deixou esse rastro de suas pegadas por aqui e é através dele que as pessoas seguem o exemplo dele. 

     O exemplo de humildade de Jesus foi deixado justamente para que não esperássemos tanto reconhecimento das  pessoas naquilo que fazemos a elas. pois, é fato que , se Jesus Cristo esperasse reconhecimento de era filho de Deus, na intenção de que o povo o livrasse do sofrimento, ou talvez, não quisesse agir como tal aceitando a morte em prol da libertação das pessoas.  certamente, que ele não teria sido condenado, mas hoje não estaríamos salvos do pecado. 

     Logo, se pararmos pra pensar, agir como Deus quer, e fazer o que tiver de ser feito de maneira significativa. Embora, possamos não ter reconhecidas pelas pessoas nossas atitudes, certamente que perante Deus nada está oculto. Como diz Joel Osteen no livro “O momento é este” – Deus sabe quando você só caminha, ou quando caminha o quilômetro extra. e também vê quando você pega atalhos e não faz o que deveria ser feito da maneira correta. 

     Então, não podemos jamais permitir que nossas atitudes sejam movidas por elogios externos das pessoas. até por que, na maioria das vezes, é inútil mesmo esperar um reconhecimento. Mas Deus que tudo vê, não deixará ninguém sem a devida recompensa se fizermos tudo por amor a ele.

   

5 comentários:

  1. Compartilhei no meu facebook! Uma dica amigo... coloque a mãozinha do facebook aqui no seu blog se assim for mais fácil saber quantos curtiram. Meu abraço e admiração por seu blogspot. Luciana Goyaz.

    ResponderExcluir
  2. Olá estimado Nando,

    Como vai?
    Li teu texto duas vezes, para interiorizar.
    Começas por uma abordagem psicológica e depois religiosa.
    No plano do reconhecimento e agradecimento por parte dos outros, a percenagem é ínfima.
    No plano religioso, o assunto é bem mais complexo.
    Tu vives no século XXI, no Brasil, país enorme e de imensos contrastes e misturas.
    Quantos credos tu julgas haver por aí? Nem sabes, nem eu, mas muitos, muitos.
    Toda a gente, se julga e acha, que tem o poder e a capacidade de fundar uma igreja, com nome apelativo, em zona carenciada de alma e de corpo, e dizer, que a obra de Deus já está feita e que jesus morreu na cruz, para nossa salvação, com é verdade, e portanto, vamos habitar a nova terra, sem malignidade, seguindo aquela igreja e pagando dízimo.
    Incoerentes e falsos, eles são!

    Viveu como Jesus viveu, amar como Jesus amou, é muito difícil, se não mesmo impossível.

    SÓ DEUS CONHECE TODOS OS CORAÇÕES!

    Te falou uma pecadora, uma imperfeita.
    Bom fim de semana.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga ☯Luciana❈Cândida❂G✪yaz❀

    Bom dia! peço desculpas pela demora em responder teu comentário. mas só agora pude. agradeço de coração pelas suas dicas. foram preciosas, era o que eu estava querendo há muito tempo. agora, facilitará muito mais com esse botãozinho aqui no blog. muito obrigado pelo teu comentário e por dizer que admira meu blog, fico muito feliz em saber disso. adorarei, será um prazer ter você sempre aqui no meu espaço. volte sempre e quando quiser!

    bjs do amigo Fernando
    muito obrigado por compartilhar meus posts no seu Facebook.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amiga LUZ !!!

    Tuas análises sobre a religião tem grande fundo de verdade. sou católico, e minha abordagem sobre religião é que as pessoas tem que se abster de fazer aquilo que Jesus não pede. se alguma igreja pede para fazer aquilo ou isto, mas não foi esse um dos ensinamentos de Jesus, precisamos recorrer ao nosso Deus interior que está no nosso coração e mente e fazer uma boa reflexão para resolver esse tipo de conflito. as regras de Jesus são simples: ama teu próximo como a ti mesmo. mas tem muita gente que consegue ver dificuldade numa exigência tão simples como essa. não somos melhores que ninguem. no plano espiritual somos todos iguais. não é a religião que vai nos salvar e isso todo mundo sabe, Jesus já nos salvou quando morreu na cruz. mas, como todos tem seu livre arbitrio pra decidir o que quiser na vida, cada um vai dar conta daquilo que fizer. a nossa maior religião é ter a mente em sintonia com Deus constantemente. confiar no Deus espiritual que nos conforta sempre nas horas de desespero é o que devemos fazer sempre!

    suas reflexões amiga sempre me fazem pensar e repensar coisas que as vezes eu já tinha como verdade e vejo que por isso, eu também preciso me interiorizar também.

    Bom fds pra você.

    bjs Fernando

    ResponderExcluir
  5. Olá querido Nando,

    Foi com muito agrado, que recebi as tuas palavras/comentário no meu blogue.
    Falaste com o coração todo aberto e de alma limpa.
    Sou, também, católica, como tu, mas sou uma crente livre, aliás penso que somos.
    Tento ajudar ou outros, sempre que posso, em pequenas coisas, com pequenos e simbólicos gestos, que nada me custam. Por exemplo, não me custa nada dar um sorriso a alguém, que me parece triste ou enviar um sms, um e mail para outra pessoa, lhe desejando, do fundo do meu coração, que fique bem e que seu dia seja de alegria.
    Há duas figuras, por acaso, católicas, que considero, absolutamente extraordináris, DIVINAS. Me refiro a João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá, respectivamente, Patrono e Madrinha de meu blogue.
    Tudo deixaram, muito ou pouco, deixaram suas famílias, no caso de Madre Teresa e veio ajudar os pobres, os doentes na Índia, em circunstâncias muito difíceis, passando privações de todo o género, se misturando com a "desgraça" e com a falta de todos os recursos básicos, elementares.
    Eu, não deixaria minha casa , meu conforto, para sair para um país distante, em zonas pobres e degradadas. Mas, eu não sou santa e eles o são.
    Gosto muito de debater ideias, pôr os pontos nos is, porque da discussão nasce a luz.

    Leste o meu poema? Caso sim, gostaria, que desses a tua opinião, quando quiseres. Está à vontade. Com o tempo nos iremos conhecendo melhor.

    Bom fim de semana.
    Beijos afectuosos da Luz.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...