quarta-feira, setembro 07, 2011

O que fazer na hora de escolher a profissão?



       Quando o final de ano vai chegando... e que o vestibular vêm se aproximando... os jovens ficam apreensivos. pois, sabem que no final de tudo, o mundo lá fora e o mercado de trabalho estão esperando por eles. e você? ainda não se decidiu sobre qual profissão seguir? – se você sente curiosidade em se aventurar em muitas áreas, já até fez amizades com alguns profissionais para tirar duvidas mas ainda assim, parece que nenhuma dessas áreas lhe interessou. Calma! Não entre de gaiato em uma profissão impulsivamente. Essa é uma escolha importante que não deve ser feita com pressa, e deve ser muito bem pensado cada passo que você for dar. 

       Sei que  você sente a pressão de todos os lados, como dos pais, dos professores, dos seus tios e tias, e dos parentes mais chegados que sempre fazem questão de lhe cobrar pela sua decisão.  Mas não tome uma decisão inesperada forçadamente jamais. pois, é certo que todos querem dar um palpite sobre aquela profissão que eles admiram. a psicologia, a odontologia, a engenharia, a pedagogia, as artes, a musica, a publicidade, enfim, são muitas áreas  a se pretender infiltrar, mas isso não significa que você precisa seguir alguma delas se você não gostar. Não caia nessa pressão. A decisão é sua. 

       Neste momento, o ideal é pensar  bem e raciocinar com calma. Não deixar que toda essa pressão lhe sufoque.  Por mais que todos fiquem falando na sua orelha, o que  você deve fazer é realmente não dar bola pra torcida e encarar o fato que a você tem um dilema a resolver e quem deve decidir é você. afinal, é a sua vida, é a sua carreira, é a sua felicidade que está em jogo. E se deixar que seus pais ditem as regras pode ser que tudo não dê certo, já que você deve escolher aquilo que você se sente bem em trabalhar e  somente procurar fazer aquilo que você gosta. Já que irá conviver com isso depois pela vida inteira. Tudo bem que eles pensam na sua estabilidade, na sua vida financeira e não querem ver você sofrendo sem um emprego bom, mas você deve estudar, escolher a profissão que quiser e eles terão que aceitar aquilo  que você escolher e achar melhor para sua vida.

       Por isso,  nada melhor que você tomar essa decisão bem consciente do que está fazendo.  Mas  cuidado: querer agradar aos seus pais que querem que você seja médico, mas você quer ser dentista, não é bom, pois, você não terá entusiasmo para trabalhar nisso e não sentirá o menor prazer em fazer esse sacrifício por eles, além disso, você nunca encontrará um incentivo para lutar por um sonho que não é seu.

      Então, encontre a profissão que lhe interessa, e  converse com os profissionais dessas áreas em que despertam interesse em você e descubra quais são as vantagens que você terá ao ingressar nessa profissão. e procure facilitar a sua escolha  não colocando barreiras para o seu talento, se você gostou não deixe que as desvantagens da profissão o desanime jamais. nessa hora, você deve esquecer os seus  limites, exaltar suas qualidades  e pensar somente no seu desempenho, esqueça seus defeitos  e aproveite cada oportunidade ..

      Sinta-se relaxado com a idéia de ter que escolher entre muitas profissões aquela que lhe for mais conveniente e que lhe dê prazer. Assim, jamais  escolha uma profissão que você realmente não tenha vocação, ou mesmo, vislumbrando apenas o interesse em ganhar muito dinheiro. Pois, agindo assim você será condenado a ser mais um frustrado no mundo. Lembre-se: se tiver que trabalhar em algo que não a motiva, você não vai ter o incentivo que precisa para desempenhar bem sua profissão. simplesmente por que não ama o que faz. ou se deixou motivar por critérios que o levarão a infelicidade. 

      Então, em decorrência  da grande responsabilidade em tomar uma decisão como essa. Eu creio que a adolescência ainda não é uma boa hora para dedicar uma decisão tão importante como essa. mas com certeza, devemos começar a pensar desde cedo sobre o que nós queremos para nossa vida e identificar desde então quais são os nossos sonhos que buscamos para o nosso futuro profissional. Para que tenhamos uma vida profissional promissora. E sejamos felizes e realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...