terça-feira, agosto 09, 2011

Como identificar um bom lider nas relações de trabalho


   Um bom lider hoje está sendo atrelado a ideia de resolução de confitos negociais. tem se considerado um bom lider aquele que sabe promover sua empresa no mundo dos negócios. as pessoas tem considerado um bom lider aquele que prospera, faz o negócio ser rentável, faz a empresa ganhar mais clientes. faz os colaboradores quererem investir pesado na empresa.

   Isso não está errado. não! - afinal, todas essas condutas podem sim ser imputadas a uma pessoa de sucesso. porém, o que muitas pessoas se esquecem é que nas relações de trabalho, a roda da engrenagem da empresa são os funcionários, são pessoas simples que trabalham por salários que sustentam sua família. acima de tudo, são pessoas que fidelizam trabalhar para a empresa. vestem a camisa da empresa e trabalham felizes e satisfeitas quando recebem seus salários combinados nos dias certos.

    Também não podemos esquecer que, mais do que funcionários, eles são pessoas, seres humanos, que possuem, ou melhor, que devem ser tratados com um mínimo de dignidade. um bom lider trabalha com intenção de fazer com que as pessoas que são a roda da engrenagem da empresa trabalhem felizes. um bom lider investe pesado no treinamento pessoal dos funcionários e se preocupa com o nível de satisfação dos empregados com a empresa, com os clientes. um bom lider sabe como coordenar grupos inteiros mantendo o respeito entre eles. um bom lider procura mostrar que está atento ao esforço que cada funcionário faz para que o nome da empresa progrida. um bom lider motiva seus empregados. um bom líder quer ver o funcionário entusiasmado com o que faz. um bom lider pensa no futuro da empresa, mas também que a empresa sozinha não vive sem o funcionário, mas, o funcionário também deve ser compreensivo e entender que sem o progresso da empresa seu futuro estará comprometido e por isso deve estar a serviço da satisfação dos clientes que lhe garantem o seu salário.

     Um bom lider pensa nos funcionários até nos momentos em que mais precisa se pensar. isto é, nos momentos de corte de pessoal. um bom lider é capaz de promover um funcionário e elevá-lo. mas, o lider também deve ser capaz de não delegar a tarefa de transmitir a mensagem de corte. mas, acima de tudo, deve explicar que são necessários os cortes e que as coisas não precisam terminar da pior forma. um bom lider deve tratar com respeito um empregado, mesmo  na hora da demissão. afinal, se um empregado deixar sua empresa com raiva, pra onde ele ir ele levará o histórico de insatisfações com ela e fará questão de expor para todos que estiverem ouvindo. um bom lider não deixa seu ex-funcionário processá-lo, por que este sairá da empresa ainda sendo lhe amigo. e isto é muito bom por que o bom lider lhe dará inclusive carta de recomendação para outro empregador. independentemente das causas que levaram a demissão.

     Um bom lider sabe que nem todas as pessoas se adaptam com facilidades para diversos tipos de tarefas. pois, sabe que nem todas tem o perfil para uma determinada coisa. mas sabem que todos são capazes de trabalhar e ser feliz. enfim, sabe  que todos são capazes de progredir em alguma coisa. é tudo questão de adaptação. um bom lider enxerga no funcionário aquilo que ele pode ser em outra função. um bom lider sabe que as pessoas podem não se adaptar a uma empresa, mas serem ótimos gerentes em outras. isto sempre pode acontecer, e por incrível que pareça, se você não der carta de recomendação para um ex-funcionário, ou tratar-lhe mal, faltar-lhe com o respeito, pode ter certeza, você adquirirá um inimigo, que, embora na sua empresa ele não tenha tido a chance de progredir por que não se adaptou. você perderá futuros clientes por que este quando for gerente em outra empresa irá atrair clientes para a empresa em que ele trabalha por que ele ao dizer que já trabalhou em tal empresa e por conhecer as regras dela, garantirá que pode oferecer muito mais benefícios que ela.

     Acima de tudo, um bom lider se preocupa com a segurança dos seus funcionarios, se preocupa em conceder material que garanta a dignidade de trabalho com horários regulares, que não prejudiquem o bem estar dos seus colaboradores. afinal, ser um bom lider pressupõe que sabemos como iidar com a outra pessoa sendo seres humanos como ela. e é nos colocando no lugar de cada um que saberemos como as pessoas querem ser tratadas. aliás, e é exatamente assim que queremos e devemos ser tratados.com todo respeito, na medida em que sabemos como tratar o nosso subordinado com respeito que ele merece como ser humano, é que demonstramos nossa inteira capacidade de liderar. um bom lider deve ser sensível as incapacidades das pessoas para o cargo que lhes atribui. mas insensíveis quando o cargo exige responsabilidade que dar crédito a uma pessoa inabilitada possa comprometer a eficiencia e o nome da empresa.

      Um bom lider deve ponderar ser humano no tratamento com os empregados. mas ser capaz de exigir o que for necessário sem desestabilizar as relações pessoais. para isso deve sempre priorizar pelo respeito no tratamento com os empregados. afinal, um bom lider sabe que não existe empresa cem por cento com funcionários cinquenta por cento. uma empresa é como um navio, que se houver um furo sequer, já é suficiente para que ele afunde. portanto, ser lider é um desafio que todos devem aprender, por que lidar com o ser humano, é uma tarefa que nunca concluiremos, as relações humanas evoluem e ser lider é isso. acompanhar essa evolução sempre nunca se esquecendo que as pessoas são vulneráveis. e não são como as máquinas que trabalham sem parar. mas olha lá que mesmo as máquinas, ainda quebram e precisam de reparo. e que se não forem consertadas param de funcionar.

2 comentários:

  1. Acho que é aqui nessa frase que podemos ver o papel de um bom líder: Um bom lider sabe que nem todas as pessoas se adaptam com facilidades para diversos tipos de tarefas. pois, sabe que nem todas tem o perfil para uma determinada coisa. mas sabem que todos são capazes de trabalhar e ser feliz.

    Valeu!!

    Ter desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga Irismar

    Ser um bom lider hoje em dia é muito importante. justamente por que eles lidam o tempo todo com pessoas e as pessoas requerem que saibamos lidar com elas pois elas são acima de tudo seres humanos que não podem ser tratados de qualquer modo. devem ser tratadas com o respeito que merecem. um bom lider deve tratar cada pessoa de forma individual e para isso precisa conhecê-las a fundo. e isso ele só aprenderá se for humano como os outros são. obrigado pela sua visita e agradeço ao seu comentário. obrigado..
    tenha uma boa noite!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...