quarta-feira, janeiro 12, 2011

Você sabe o que é Empatia?

    Há momentos em nossa vida que nos acontecem situações hilárias e totalmente inesperadas, altamente promissoras, tal como simpatizar com alguém e haver a reciprocidade desse sentimento que experimentamos, com o sentimento da outra pessoa. isso é a empatia, é um ótimo entronsamento imediato com alguém numa situação em que poderiamos esperar o contrário, ou seja, que tinhamos a certeza que a amizade não fluiria e não rolaria normalmente.

    Mas não confunda a empatia com a simpatia, pois, a simpatia ela é inerente as pessoas simpáticas, ela é uma característica presente no comportamento das pessoas que tem carisma por natureza. já a empatia ela é criada para facilitar mais a interatividade entre as pessoas onde de imediato isso não aconteceria.

     Criar empatia é ser capaz de criar uma situação favorável para a interação fluir justamente em momentos que a princípio as chances  de se haver essa interação eram poucas, as vezes, remotas e quase impossiveis.
conhecer e utilizar a empatia é bom, por que a empatia proporciona um entronsamento fácil, natural e profundo com as pessoas. porém, há que se dizer que não podemos utilizar a empatia para manipular as pessoas para que elas façam o que não querem, não podemos manipulá-las a tal ponto de obrigá-las a fazermos o que queremos. pois, isso é muito ruim, além disso, é feio exercer domínio sobre as pessoas para satisfazer nossas pretensões. sem contar que, mais cedo ou mais tarde elas irão acabar descobrindo e não vão gostar nada disso.

DEFINIÇÃO:

    Empatia é uma excelente interação social harmoniosa estabelecida entre as pessoas, em que ocorrem relações favoráveis e amigáveis devido à reciprocidade de sentimentos simultaneos das pessoas.

  
     A meu ver, pode ser considerada como uma perfeita união entre os sinais da comunicação verbal ( a palavra falada) e a comunicação não verbal ( o comportamento das pessoas). mas a empatia não é somente isso não. pois, a empatia também é um ritmo compartilhado com alguém e também pode ser um modo de se movimentar(segundo peta heskell) => autora do livro PAQUERA. 

     Apesar de ser uma boa semente a ser semeada para fazer nascer bons relacionamentos entre as pessoas. é certo que a empatia também abre uma brecha para as pessoas mal intencionadas, que podem querer utilizar de suas habilidades em se dar bem com os outros, para tentar manipular as pessoas de maneiras e modos ruins tanto para si mesmas quanto para as outras pessoas, que ao sentirem usadas mais cedo ou mais tarde vão odiar quem as manipulou.

     Então, aproveite a mágica da empatia para aprender a influenciar as pessoas a se sentirem bem. por que se fizer as pessoas se sentirem bem, a empatia lhe terá arranjado um aliado por toda a vida.


       TÉCNICAS PARA CRIAR EMPATIA 

        ATENÇÃO

       Quando se quer criar uma empatia natural para lidar com as pessoas. em primeiro lugar, é preciso estar muito atento. mas em geral, as pessoas que lidam o tempo todo com as outras utilizando a empatia são atenciosas umas com as outras mesmo que inconscientemente. além disso, pessoas que usam de empatia para lidar com os demais expressam serenidade na fisionomia, e permanecem despertos o tempo todo para reconhecer os sinais emitidos pelas pessoas. aliás, esse comportamento passa a ser tão intenso, que elas naturalmente se vêem de uma hora para outra analisando as pessoas. isso por que com o tempo isso já se torna um hábito. tanto que elas gostam do que fazem e se sentem felizes com isso.

     OBSERVAR SINAIS

     Basta que lhe para alguém  com olhos atentos para enxergar detalhes e assim poderá reconhecer os sinais que as pessoas emitem: pois, vale dizer mesmo que inconscientes, elas o dão a todo momento. aliás, nem é preciso estar muito perto dessas pessoas para perceber. apenas é preciso que se esteja bem alerta para saber captá-los quando as pessoas o emitirem.
    
      Assim, ao receber o sinal quase que imediatamente, bem, eu diria quase que instantaneamente devemos estar aptos para agir logo que recebermos o sinal. por que é essa habilidade de agir rapido que vai fazer a diferença. quanto mais rápido conseguirmos agir, mas espanto causaremos as outras pessoas que terão a impressão e a sensação de que tiveram suas mentes lidas pelos outros.

       Essas pessoas, como nem se dão conta dos sinais que elas emitem podem entender esse comportamento nosso, como não conhecem a habilidade que a empatia proporciona, como estar tendo uma grande receptividade para aquilo que elas pensam e sentem. por isso, gostam do outro, pois, essa habilidade fantastica que a empatia gera, é infalível. e diante da receptividade de sentimentos ser espontanea e simultanea, as pessoas gostam de quem estão se relacionando por que para eles o outro a sua frente aceitam o seu modo de ser e o seu jeito de pensar e  de sentir.


       ANÁLISE DE COMPORTAMENTO
   
       Alguém apto da captar sinais das pessoas quando passar a utilizar essa habilidades para melhor se relacionar com elas poderá quase que intuitivamente expressar pensamentos e sentimentos do outro com uma simples  leitura de fisionomia.

       aliás, treinar a percepção para começar a notar o estilo de vida de cada pessoa vai ajudar a perceber seus gostos, manias, hábitos, defeitos e qualidades.

         Eis a seguir algumas atitudes para treinamento:

  • observar como há mudança de fisiologia e de fisionomia nas pessoas confome varia o humor delas.
  • observar a frequência e a respiração das pessoas como acontece
  • observar o tipo de linguagem descritiva utilizada por elas para expressar o modo como vêem e sentem o mundo que está a volta delas.
          Enfim, quando aprender a observar as pessoas, você perceberá como elas estão concedendo modos e maneiras prontas fazendo com que saiba como lidar com elas.  pois, as pessoas demonstram através de suas atitudes uma grande e vasta lista sobre suas experiências pessoais. por isso, aprenda a interceptar os sinais emitidos pelas pessoas, pois, eles possuem tesouros escondidos e que lhe deixarão perplexo ante a grande capacidade de influência  sobre o outro que você poderá atingir. e isso apenas por saber como agir com empatia para com as pessoas. mas lembre-se sempre: apenas utilize os efeitos da empatia para tornar as pessoas felizes, resista ao interesse de querer influenciar as pessoas com o restrito interesse de se beneficiar com isso ou com o objetivo de lhes causar algum mal.


         ENTRONSAMENTO ENTRE PESSOAS

           Há duas maneiras intituladas, não por acaso como uma das mais poderosas formas para se facilitar o entronsamento entre as pessoas. tão eficaz que é capaz de fazê-las entrarem em harmonia quase que imediatamente com as outras pessoas:
  • A primeira delas é respirar na mesma frequência que a pessoa respira;
  • a segunda é atingir o nível de energia que está fluindo da pessoa naquele momento.
        Porém, antes de se aventurar a pôr em prática esse método, antes, é necessário observar o estado de saúde e emocional das pessoas. isso por que elas não funcionarão se as pessoas estiverem deprimidas, bêbadas ou fora de controle por ingestão de algum medicamento. caso a pessoa apresente algum desses sintomas é desaconselhável utilizar essas técnicas.


       OBSERVANDO A RESPIRAÇÃO DAS PESSOAS

       
        Você quer criar empatia? - respire, solte o ar dos seus pulmões, logo depois, expire novamente prendendo o ar nos pulmões. faça isso repetidas vezes até quando puder perceber que você detém o profundo controle sobre cada respiração que dá. perceba como suas respirações  e expirações podem ser mudados instantânemente, sem que para isso fique sem a por um segundo sequer.

        pois bem, se sabemos que nossa respiração pode ser controlada, então podemos nos utilizar dela para atingir o nível exato de respiração em que o outro está respirando. para assim criar condições de acontecer a empatia. quer alguns exemplos: observe o movimento que a barriga das pessoas

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...