quinta-feira, janeiro 06, 2011

O aprendizado do vôo

Créditos:

 " este texto teve como inspiração a obra de Leila Navarro. obra intitulada como " Qual o seu lugar no mundo. - importante esclarecer que todo o contexto foi dissertado com minhas próprias palavras. apenas o título faz menção a algo que Leila Navarro menciona em seu livro."

 _____________________________________________________________________________

O aprendizado do vôo  -  Powered By: Fernando

Não tenha medo de abrir suas asas para poder voar. O aprendizado do vôo não precisa ser algo doloroso . mas, é preciso bater as asas e se atirar ao vazio, pois, é no vácuo que elas se desprenderão e se abrirão. É na imensidão em que há nos espaços abertos que elas poderão realmente se soltar e ganhar possibilidades de ser explorada como se deve.   
Mais que isso, o  aprendizado do vôo é uma tarefa individual de cada um, que ninguém pode fazer um pelo outro. essa é uma experiência tão exclusiva que jamais os outros poderão nos ajudar, por mais que eles queiram, isso não é possível. Está tão longe de suas alçadas quanto as estrelas do céu em relação a Terra.
Porém, quando nos decidimos empenharmos nessa tarefa, devemos aprender como combater o desânimo. Ele é nosso pior inimigo, pois, se sentir desanimado não nos traz motivação necessária e suficiente para enfrentar as dificuldades que virão. Além disso,  pode ser um empecilho para uma possível iniciativa que possa brotar em nós.
Assim, como os passarinhos ao deixarem o ninho de seus pais, abrindo mão do conforto que ele representa estão buscando maneiras eficazes e bastante eficientes  de aprender a voar.  No Homem, esse processo do “vôo” é feito deliberadamente aos poucos. E por isso, dessa escolha que eles fazem podem surgir pequenas dificuldades.
Uma das primeiras dificuldades que os pássaros encontram quando decidem aprender a voar: -  é que eles precisam sair do conforto do ninho dos seus pais se quiserem aprender como sobreviver sozinho. É bem verdade que lá fora o mundo é terrível e  ameaçador. Más, não tem outro jeito. A experiência do vôo deve ser vivenciada.
 Os pássaros sabem que eles devem  correr o risco de se machucar se atirando ao ar, sem medo de que suas asas não venham a se abrir e eles  venham a cair. Isso por que é somente assim que eles podem aprender como voar de verdade. Deitado dentro do ninho sem correr nenhum risco não é possível aprender a voar.
Os pássaros, sabem disso, que não poderão voar enquanto não compartilharem com os outros da maravilhosa e esplêndida arte de voar livremente sobre os telhados das casas, ir de antena a antena em busca de um único objetivo: curtir a liberdade em busca de alimento que garanta sua sobrevivência.
No entanto, depois, que os passarinhos recém saídos de seus ninhos, acabam sentindo que suas pluma estão fortes e que suas asas estão prontas para o início desse maravilhoso aprendizado eles são submetidos a uma segunda dificuldade: a da impossibilidade de conseguir retornar ao ninho novamente  acaso sua experiência não sejam muito eficiente. pois, se algo der e errado, ele não poderá mais retornar de onde partiu, e suas chances de sobrevivência serão mínimas, a não Ser que caia em algum lugar livre de predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que você achou sobre este blog!!!

Categorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...